Árvore da Vida e seu Significado Espiritual: 11 Mensagens e Poderes

Árvore da Vida e seu Significado Espiritual: 11 Mensagens e Poderes

Hoje vou falar sobre o significado espiritual da árvore da vida, os seus poderes e mensagens espirituais nos sonhos. Então, se quer saber o que ela representa, simplesmente continue lendo abaixo!

A árvore da vida é um dos símbolos mais populares nos dias de hoje, possuindo significados espirituais que muitos desconhecem.

Não é difícil encontrarmos esse símbolo em joias, decorações e todo tipo de local, atuando como um simples enfeite. 

Assim, podemos dizer que é algo bastante popular, mas que nem todos sabem o que realmente significa para o mundo espiritual. 

Quando a conhecemos de verdade, é possível entender que a árvore da vida é um importante símbolo, ligado a vida, ao céu e ao submundo. 

O desenho da árvore que nos vemos se dá como a representação da conexão existente entre essas partes espirituais. 

Entenda um pouco mais a respeito, lendo 11 mensagens que esse símbolo nos traz, o que representa e como deve ser compreendido. 

Qual é a origem da árvore da vida?

Árvore da vida

A origem da árvore da vida se dá ainda nos textos bíblicos, sendo compreendida como uma das primeiras árvores criadas, fazendo parte do Jardim do Éden. 

Em razão da desobediência de Adão e Eva, não puderam se aproximar dessa árvore, que ficou localizada no centro do jardim, sendo a mais bela e frondosa. 

Por estar ao meio do Jardim do Éden, a árvore tem sua origem ligada ao começo, a toda a criação divina, a possibilidade de vida e morte. 

É um símbolo da conexão entre a vida e o mundo espiritual, seja o céu ou submundo, indicando a proximidade de cada um desses lugares frente as questões espirituais

O que representa a árvore da vida?

Representação da árvore da vida

A árvore da vida representa, portanto, a conexão que existe entre o mundo material e o espiritual

Seu tronco simboliza a vida na terra, as raízes o submundo e a copa, sempre em direção ao alto, representa a busca pela conexão com a espiritualidade nos céus. 

Ao longo dos tempos diversas culturas foram adaptando a árvore da vida enquanto um símbolo, mas em todas podemos ver algo em que concordam sobre o que representa: proteção. 

Por estar sempre em um lugar central em um jardim, a árvore conta com a proteção de todos e, em troca, oferece também sua proteção, possibilitando uma vida em harmonia para o povo

Assim, para além da conexão com o mundo espiritual, a árvore da vida é uma representação da busca por proteção espiritual e de viver em harmonia, não somente com seus iguais, mas com aqueles em outro plano espiritual. 

Significado espiritual da árvore da vida: 11 Mensagens e Poderes

Significado espiritual da árvore da vida

A árvore da vida possui muitos significados, uma vez que diferentes culturas têm nela um poderoso símbolo espiritual

Seu significado mais forte é, sem dúvidas, a proteção e conexão entre mundo físico e espiritual, mas existem diversos outros entendimentos desse símbolo. 

Por isso, é muito interessante compreender um pouco mais a respeito do que a árvore da vida pode representar, como é entendida em diferentes aspectos e como pode afetar a sua vida

Veja 11 mensagens e significados que são transmitidos por esse poderoso símbolo, compreendendo o porque é tão poderoso e tem sido compartilhado entre tantos povos, em diferentes formatos.

1) Fecundidade 

Por ser entendida como uma das primeiras criações, a árvore da vida traz um forte significado de fecundidade. 

Ligada a possibilidade de criar vida, ao crescimento de algo importante e o cuidar para que possa criar raízes, assim como crescer atingindo ao céu

Esse significado também está relacionado a ideia das sementes, aos frutos, e ao transmitir do que você possui aos demais.

Nesse sentido, criando não somente vida no sentido literal, mas ao participar de outras realidades, deixando um pouco de quem é em cada relação.

A mensagem que se tem aqui é sobre compartilhar um pouco de você, transmitir aos outros o que sabe, o que sente e dessa forma deixar um pouco de si mesmo em cada relação

Fecundar ideias, sentimentos e coisas boas onde estiver, não guardando para si mesmo o que considera importante.

2) Imortalidade 

Se relacionando a ideia de poder fecundar, criar vida, a árvore da vida também surge relacionada com a ideia da imortalidade

Aqui, compreende-se que, a medida que partes de você – as sementes – são espalhadas pelo mundo, em forma de amor, harmonia, proteção e afins, você se torna imortal. 

Aquele que auxilia aos demais também a crescerem, fará parte deles, e dessa maneira jamais morrerá, estando sempre vivo através de suas criações. 

Então, é importante que você não mantenha o que aprende, o que sente e o que deseja fazer como um segredo, mas sempre busque dividir junto a quem te é importante

A imortalidade não mais se liga a ideia de viver eternamente enquanto pessoa no mundo material, mas seguir eternamente em lembranças, ações e aprendizados para outras pessoas.

3) Proteção 

O mais conhecido entre os significados da árvore da vida é o de proteção, pois ela simboliza algo a ser protegido e que em troca também irá lhe devolver cuidado

Ao manter a árvore bem, possibilitando que cresça, ela estará ao seu redor, criando uma proteção espiritual que dificilmente pode ser vencida. 

Sua ligação com o mundo terreno e espiritual cria um equilíbrio que permite proteção nos dois ambientes, tornando-o alguém muito forte e protegido em todas suas ações.

Conforme você cuida da árvore, também cuida de si, permitindo que se desenvolva físico, mental e espiritualmente a cada situação vivenciada. 

Estenda essa proteção aos demais quando puder e aos poucos irá se desenvolver, tornando-se tão forte quanto a árvore que o protege.

4) Iluminação 

Para algumas culturas a árvore da vida está ligada a iluminação dos seres, favorecendo uma vida de constante desenvolvimento

Aqui quanto mais ela é cuidada, podendo crescer, também vai ocorrer com aquele que está ao seu redor, tratando de seus cuidados. 

A iluminação que ela representa se relaciona com uma visão importante de suas decisões, podendo sempre se voltar para o que te ajuda a crescer espiritualmente a cada dia.

Quanto mais você se desenvolve espiritualmente, mais consegue compreender o mundo ao seu redor e agir de forma intencional, buscando harmonia entre os seres

Isso será essencial para se tornar alguém iluminado, isso é, uma pessoa espiritualmente desenvolvida que busca o bem para si mesmo e para os outros ao seu redor.

5) Conexão espiritual 

Outro significado que também costuma ser mais conhecido é o de conexão espiritual que a árvore da vida pode nos fornecer

Enquanto suas raízes conectam ao submundo, a copa se relaciona com os céus e o tronco representa ao mundo terrestre, demonstrando que tudo está conectado. 

É uma mensagem quanto a importância de entender que há uma conexão entre tudo que fomos, somos e podemos ser, favorecendo a busca por desenvolvimento espiritual constante

Nesse sentido, temos uma mensagem de que não importa a preocupação com apenas um aspecto de nossas vidas, pois a existência é algo muito mais complexo. 

É preciso abraçar tudo que você é, incluindo sua vida material e espiritual, para que possa se desenvolver e realmente encontrar uma vida de harmonia, onde possa ser feliz.

6) Força e estabilidade 

Um símbolo importante que a árvore da vida também se mostra é o de representar algo que é forte e estável, assim como se deseja tornar-se. 

É como um exemplo a ser seguido, algo para buscar a cada dia tornar-se, melhorando cada vez mais

Tal como suas raízes dão estabilidade e seu tronco a permite ser forte, aguentando a qualquer ataque sofrido, você também pode se desenvolver para ser da mesma maneira. 

Não será uma tarefa fácil, mas não é um caminho impossível de ser alcançado, basta ter paciência e persistir, sendo forte e estável o quanto possível, tal como a árvore crescendo aos poucos.

Assim como a árvore, seu crescimento não pode ser de um dia para outro, mas trabalhar nisso irá te ajudar a viver cada dia melhor, investindo no que te faz e em tornar-se sua melhor versão.

7) Eternidade 

Muito relacionada a ideia de imortalidade, podemos também entender a árvore da vida com seu significado quanto a eternidade, apontando que nada é finito

Assim como a árvore dá seus frutos e sementes que mais tarde irão se tornar uma nova árvore, você pode fazer o mesmo com o que te torna uma pessoa única. 

Nesse sentido, fala-se de transmissão de conhecimentos, apoio e amor, coisas que são passadas a outros e seguem sendo divididas, mesmo que não por você. 

Dessa maneira, mesmo quando não estiver mais presente fisicamente, ainda estará vivo com o que passou, tornando-se algo eterno

Não mantenha para si o que possui de bom, mas divida com as pessoas ao seu redor, tornando as boas coisas eternas através de uma rede infinita. 

Da mesma forma que hoje você passa algo bacana a alguém, amanhã isso será passado a outro e assim por diante, garantindo a eternidade das boas ações.

8) Crescimento pessoal 

O desenvolvimento constante da árvore da vida, a formação de suas raízes e copa frondosas também falam do seu próprio crescimento

Aqui se tem o significado ligado as infinitas possibilidades de crescimento pessoal que você pode encontrar ao seu redor, bastando ter paciência para alcançá-las. 

Faça as coisas no seu tempo, dando tempo para que suas raízes se firmem, e então observe galhos, folhas e flores se desenvolvendo. Note o quanto tem melhorado e crescido enquanto ser humano. 

Tenha uma mensagem aqui sobre paciência, esperando para que tenha força para seguir crescendo e atingindo cada dia mais o que deseja para seu futuro.

Assim como a árvore recebe apoio da terra, apoiando suas raízes, do sol e chuva garantindo que floresça, você também deve ter abertura para quem colabora com seu crescimento. 

Lembre-se que o desenvolvimento é seu, mas você não precisa passar por esse momento sozinho.

9) Alimento espiritual

Em alguns outros entendimentos da árvore da vida a encontramos como uma representação da base de uma boa vida, o espírito em harmonia

Nesse sentido, a árvore vem como o símbolo de alimento espiritual, pontuando a importância de dar valor a conexão entre o que está vivendo hoje, mas também a sua espiritualidade. 

É um lembrete de que sua vida deve ser mais do que pode ver ou tocar no mundo material, mas sim um conjunto de tudo o que você é, sendo ser físico, mental e espiritual

Respeite cada uma de suas partes, a tudo que é e o que deseja se tornar para que possa buscar alimento conforme o necessário. 

A cada dia você tem uma oportunidade de crescimento, renovação e continuidade que não devem ser desperdiçadas, mas abraçadas como uma chance de uma vida mais proveitosa.

10) Bem-estar de todos e equilíbrio 

Um dos significados mais complexos e pouco conhecido da árvore da vida é o que a coloca como um símbolo do bem-estar da humanidade

Aqui temos sua forma ligada a ideia de harmonia e equilíbrio, mas sendo seu tronco formado não somente para uma pessoa, mas todo um grupo. 

O cuidado entre mundo físico e espiritual aqui torna-se uma tarefa de todos, agindo de forma unida e buscando sempre pelo bem de todos, nunca o individual. 

Nesse ponto, temos uma mensagem sobre a importância de se pensar também no todo, nos grupos que fazemos parte, e não somente em nossos interesses pessoais

A mensagem é sobre tentar compreender que não estamos só no mundo, a conexão e equilíbrio é muito maior do que podemos imaginar e do que geralmente consideramos. 

Esteja aberto as conexões, ao ajudar o próximo e verá o quanto isso é importante para sua espiritualidade.

11) Harmonia entre os seres

De conhecimento bastante popular, a árvore da vida como um símbolo de harmonia entre os mundos é um dos significados mais conhecidos

Aqui temos a árvore como uma representação do que devemos proteger enquanto seres, não somente no mundo material, mas também espiritual. 

Aponta a necessidade de buscar agir de forma harmoniosa com o mundo físico e espiritual, vivendo sempre a buscar o equilíbrio de suas ações para os dois planos.

É um ponto que nos lembra da questão da conexão entre os mundos, apontando que não há nada separado, e que é preciso respeitar essa ligação existente, mesmo que ainda não a compreenda

Significado da mandala da árvore da vida

Mandala árvore da vida

A mandala traz como significado a conexão entre os diversos significados da árvore da vida, mas, em especial, quando a fecundidade e a imortalidade. 

Em formato circular, a mandala fortalece a ideia de transmitir algo que será circular, passando para além de você e o fazendo estar sempre vivo de uma certa maneira. 

Assim, a mandala tem seu significado ligado a ideia dos ciclos, da ligação do homem ao mundo espiritual e também de seus diversos recomeços através da transmissão de quem é. 

É um símbolo da harmonia existente entre homem e mundo espiritual, assim como do ser físico com seu espírito, agindo de modo circular e tornando-se eterno

O que representa o símbolo da árvore da vida?

Símbolo da árvore da vida

O símbolo da árvore da vida representa, portanto, a todos estes significados, é uma junção de poder, energia, proteção e harmonia espiritual. 

Sua principal representação, uma vez que dedica tê-lo com você, dependerá também de suas crenças e quais significados acredita dever tomar para sua vida e espiritualidade. 

Significado espiritual do pingente com a árvore da vida?

Pingente árvore da vida

Ainda que a árvore da vida seja, enquanto símbolo, algo muito variável a depender da crença de cada um, o uso de seu pingente vem como o significado da proteção

O uso desse amuleto é uma forma de proteger-se e também de lembrar-se da importância da harmonia em seus dias. 

É para estar sempre diante de seus olhos algo que te ajude a buscar se manter em equilíbrio consigo mesmo, com os próximos a você e com o mundo espiritual.

Devo usar a árvore da vida para me proteger?

Proteção espiritual

A árvore da vida é, sem dúvidas, um dos melhores amuletos que você pode conquistar para sua proteção

Com seus diversos significados, mas havendo forte conexão com a proteção em diversos dos entendimentos de seu símbolo, usá-la como um amuleto certamente será positivo. 

Aqui você terá não somente um lembrete do que pode fazer para manter uma vida harmônica, mas também algo que te ajuda a manter as energias espirituais em equilíbrio. 

Use a árvore da vida em algo que tenha sempre por perto, tal como um pingente, chaveiro ou uma decoração em um ambiente que está sempre presente

Isso certamente será positivo para maior equilíbrio entre sua vida material e espiritual, o protegendo sempre que preciso. 

Palavras finais

Um dos símbolos mais comuns hoje no mundo espiritual é a árvore da vida, mas poucos entendem o porque é tão popular

Sua capacidade de proteção e diversos significados, cada um ligado a uma diferente cultura, o transforma em um poderoso amuleto para ter consigo. 

Cada crença traz para esse símbolo um significado diferente, mas que de certo modo podem ser compreendidos juntos, complementando um ao outro.

No mais, a proteção que a árvore traz é algo que muitas das culturas concordam, demonstrando o quanto ela é poderosa quando faz parte de seus dias, tornando tudo mais harmonioso.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.