O que Significa Quando o Alecrim Morre ou Seca? Espiritual

O que Significa Quando o Alecrim Morre ou Seca? Espiritual

O Alecrim sempre foi um símbolo de boa fé, mas O que significa quando o alecrim morre ou seca? Será que existe algum significado espiritual para este evento?

Apesar do uso desta erva se fazer diferente em algumas culturas, existe um conceito que é único entre todas, a de que o alecrim é sim uma erva que guarda bons presságios.

A fim de trazer sorte para um casal, o alecrim precisa estar entre as flores do buquê, além de colocar um raminho da erva nos bolsos dos acompanhantes dos noivos.

Aliás se quer afastar o mal de sua casa, plante alecrim em seu quintal, ele afasta mau olhado, e antigamente diziam que até as ” bruxas”.

Além disso, ele também é colocado em túmulos para que os mortos possam descansar em paz.

Inegavelmente o alecrim é reconhecido em quase todas as culturas, e utilizado das mais diversas formas, podemos então usa-lo :

  • Como condimento para preparação de alimentos
  • Com água para fazer chá
  • Banhos de limpeza e purificação
  • Defumações para ambientes e pessoas

Podemos, e devemos tê-lo em casa em vasos com flores para ornamentar a casa e ou plantado em seu quintal.

O que significa quando o alecrim morre?

O que significa quando o alecrim morre

Embora exista um lado espiritual, precisamos levar em conta algumas condições físicas , como por exemplo falta o excesso de água que pode matar ou secar as raízes, e com isso matar ou secar o alecrim.

Mas, existe sim um fator espiritual para ele secar, depois de levar em conta as condições físicas é preciso levar também em contas a espirituais.

O alecrim como vimos têm entre as suas funções a limpeza do ambiente ou de pessoas, mas se o ambiente estiver muito “carregado” de energias negativas ele pode sim morrer ou secar.

Nesse sentindo poderíamos conferir a ele o título de protetor, uma vez que morre para limpar o ambiente, e manter as energias boas das pessoas que ali vivem.

As energias negativas mataram ele?

Em alguns ambientes o alecrim se esforça muito para se manter vivo, e favorecendo o local. Mas, nem sempre ele consegue.

Isso porque as energias negativas são maiores do que ele pode suportar ou absorver.

Então, nestes locais é capaz sim que as energias negativas tenham secado e matado a planta, que não conseguiu sozinha manter o equilíbrio.

Então, o facto do seu alecrim ter morrido pode estar relacionado com isso. Ele pode não ter aguentado tanta energia negativa presente no ambiente. Infelizmente, isso pode mesmo acontecer!

O olho gordo pode ter acabado com ele?

Uma de suas funções é afastar o mau olhado, ou olho gordo como algumas pessoas conhecem.

Porém existem pessoas que conseguem matar ou secar uma planta com sua energia ruim, energia de inveja, de ciúmes, olho gordo mesmo.

Por isso não se assuste se isso acontecer, na verdade é um sinal de que a planta absorveu todas as más emergias, que possivelmente iriam para você ou para os moradores da casa.

Posso jogar fora?

Sim pode, se o alecrim secou ou morreu não tem nada que se possa fazer com ele, então neste caso ele pode sim ser jogado fora.

Apesar de poder joga-lo no lixo, a maioria das pessoas mistura seus galhos secos no meio da terra, usando assim como adubo.

Desse modo estamos respeitando a planta agora e para todo o sempre. Para além disso, ela vai continuar a ter um papel importante, favorecendo o nascimento de outras plantas.

Então, caso queira, deite ele na terra ou enterre ele inteiro. Tanto faz a maneira como faz.

O que significa quando o alecrim vai secando lentamente?

Alecrim seco na espiritualidade

Antes vamos observar alguns fatores físicos, você esta regando o seu alecrim, ele tem tomado sol, tem terra suficiente para cobrir as raízes?

Se para todas estas perguntas a resposta foi sim, então precisamos cuidar do local onde ele esta.

A casa ou ambiente onde ele se encontra pode estar muito mais carregado de energias ruins do que boas, e por isso ele esta tentando limpar o ambiente porém sem sucesso.

Antes que ele seque de uma vez, seria muito bom energizar a casa ou o local, com uma defumação, o uso de incensos, ou ainda colocar sal grosso nas portas(depois de defumar).

Desta forma poderíamos ajudá-lo com a limpeza energética, caso contrário ele de fato vai secar até morrer, não se esqueça de que ele absorve as energias ruins do ambiente e das pessoas.

Meu alecrim secou, devo arrumar outro?

O alecrim e seus poderes no espiritismo

É sempre muito bom ter alecrim em casa, entre seus beneficicios estão:

  • Afasta as energias negativas, use como defumação queimando as folhas ou galhos
  • Atrai felicidade e harmonia, aqui também podemos usá-lo como defumação ou banho
  • Alivia o estresse, faça um bom chá e tome
  • Aumenta a autoestima, o uso aqui pode ser feito através do banho ou um incenso de alecrim.

Então se o seu pezinho de alecrim secou ou morreu, trate de arrumar um outro, mas antes cuide do ambiente pois se ele estiver muito carregado de energias ruins o alecrim vai morrer em pouco tempo.

Tenha sempre em mente que se ele morreu ou secou é porque absorveu as energias ruins do local, e vai morrer ou secar até que o ambiente esteja suportável.

Digo suportável porque nem sempre o ambiente estará 100% positivo, mas o alecrim conseguirá eliminar o mau que ali se encontra se não for maior do que ele próprio, energeticamente falando.

Os seus benefícios físicos

As plantas guardam em si vários benefícios físicos e espirituais, quando cuidamos do espírito estamos cuidando automaticamente do físico, por isso é sempre bom ter em casa algumas ervas.

O alecrim por exemplo, que pode ser usado de muitas formas como vimos neste artigo, e entre elas esta o chá, pois nem toda erva podemos beber, que é o caso da arruda.

Embora a arruda seja excelente para limpar energeticamente as pessoas e ambientes, não se pode beber chá de desta erva.

Se você esta no grupo de pessoas que acreditam em ervas e no poder que eles têm, procure ter em casa um pezinho de alecrim você contará sempre com a ajuda deste “protetor espiritual”, e poderá fazer uso de seus raminhos de diversas formas.

Em outras civilizações e culturas tudo era feito e curado a partir de ervas e suas misturas, com o passar do tempo perdemos um pouco desta cultura pois encontramos nos remédios um resultado mais rápido, longe de mim dizer que os remédios não são importantes, claro que são, mas não podemos nos esquecer dos benefícios das ervas, principalmente os espirituais.

Leia também: