Raspar a Cabeça e seu Significado Espiritual (e na Umbanda)

Raspar a Cabeça e seu Significado Espiritual (e na Umbanda)

Cada tipo de religião possui um dogma. Dessa maneira, cada uma delas tem o seu jeito de lidar com cada fase da espiritualidade. 

Na Umbanda, por exemplo, é normal que os iniciados raspem a cabeça. Em termos populares, esse rito é conhecido ainda como “fazer a cabeça” ou “firmar a cabeça”. 

Trata-se de algo que serve como uma etapa importante do processo de conexão com o seu lado espiritual. Além da Umbanda, o Candomblé ainda mantém esse processo como algo central. 

Mas, afinal, por que é preciso raspar a cabeça? Na realidade, a cerimônia de raspar a cabeça tem a ver com abrir a sua cabeça (ori) para um orixá. 

É algo que funciona como um meio de fazer com que todo o poder do orixá possa entrar em contato com essa pessoa

Ademais, é uma maneia de fazer com que a pessoa se sinta livre de todas as amarras que ainda pode ter em relação ao que não é sagrado. Pois, a partir daquele momento, haverá a ligação com o sagrado – no caso, o orixá. 

Logo, o processo de raspar a cabeça é muito comum na Umbanda. Assim, pode fazer com que a ligação seja incrível com aqueles espíritos de luz que estão acima dos inciados.

Raspar a cabeça pode estar ligado à espiritualidade?

Raspando a cabeça

Sim, o ato de raspar a cabeça pode ter ligação com o lado espiritual. É claro que nem todos que tiram os cabelos o fazem por motivos espirituais. 

Mas, em se tratando de Umbanda e Candomblé, raspar a cabeça sinaliza que o praticante da religião está se abrindo às força superiores. É um meio de mostrar aos orixás que você está aberto ao contato com eles. 

Afinal, nada na Umbanda é por obrigação. Tudo tem a ver com escolhas da sua parte. Para os novos praticantes, raspar a cabeça é uma prova de que há a entrega ao rito sagrado da religião

Diferentemente do que muitos pensam, ademais, o ato de raspar a cabeça está longe de ser algo relacionado a maus-tratos. 

Muito pelo contrário, é uma cerimônia que busca conectar ou reconectar a alma de alguém ao poder dos espíritos se luz. 

Há ainda outras religiões em que raspar a cabeça acaba por ser algo muito natural, como um meio de facilitar a conexão e se abster das amarras negativas

Mas, no Brasil, a Umbanda e o Candomblé são mais conhecidos por isso. Esse ato de espiritualidade tem muita fama e acabou por ganhar todo o país. 

É, por outro ponto de vista, uma grande prova de fé por parte de quem se entrega a uma religião com tudo. Essa é uma maneira de mostrar toda a sua devoção pela sua crença, o que é sempre admirável.

Raspar a cabeça pode estar ligado à Umbanda?

Raspar a cabeça na Umbanda

O ato de raspar a cabeça é algo central na Umbanda. Dessa maneira, é muito comum que os novos integrantes da religião façam o processo. 

É um meio de abrir a sua alma para todo o poder que emana do seu orixá. Assim, será possível receber a proteção desse espírito de luz que se encontra acima de você. 

É claro que nem todas as pessoas da Umbanda que estão coma cabeça raspada estão no processo de reabertura espiritual para o orixá

Em alguns casos, é apenas uma questão de estilo. De qualquer maneira, a força de raspar a cabeça é muito grande. Pois é a partir daí que será possível se conectar com as energias superiores. 

Caso não seja realizado esse processo, o orixá não receberá o sinal verde para se ligar a você. Trata-se de um dogma fundamental para que alguém sirva à Umbanda de corpo e alma

É algo que acontece com os iniciantes na religião, mas que também pode ser realizado em outros momentos. O objetivo, como explicado, é sempre o de reconectar aos espíritos de luz. 

Naturalmente, o ato de “firmar a cabeça” faz com que os novos integrantes da Umbanda possam ser reconhecidos de longe. Mas, para eles, isso é apenas um grande sinal de orgulho.

Significado espiritual de raspar a cabeça

Significado espiritual de raspar a cabeça

Raspar a cabeça pode ter diferentes sentidos espirituais para diferentes pessoas. Mas, em se tratando da Umbanda, o sentido é de conexão. 

Isso mostra que o ato de raspar a cabeça se relaciona fortemente com a forma como os seguidores da Umbanda se ligam aos orixás. Nesse sentido, raspar a cabeça se mostra algo central na conexão com as forças superiores

Caso contrário, seria complicado realizar uma ligação tão clara com os espíritos de luz que se encontram acima de você. 

Vale ressaltar que o mesmo serve para o Candomblé, que divide algumas características importantes com a Umbanda. 

Ademais, uma boa maneira de compreender o ato de raspar a cabeça como meio de conexão espiritual é aprender cada vez mais sobre essa religião.

 Porque, a partir do momento em que há um mergulho na veia umbandista, será possível compreender tudo o que se relaciona com essa religião. 

De forma natural, a visão sobre o mundo será mais ampla e haverá a chance de assimilar o real significado de raspar a cabeça. 

Se pensa em entrar para a Umbanda, sobretudo, é importante que se concentre nos detalhes que cercam o dia a dia umbandista. 

A partir daí, haverá a chance de entender mais sobre a religião e sobre os rituais como raspar a cabeça.

Significado de raspar a cabeça na Umbanda

Homem de cabeça raspada

Na Umbanda, o ato de raspar a cabeça tem muito a ver com liberar um meio de se conectar com o seu orixá

Dessa forma, a cabeça é o ponto de passagem para o espírito de luz com o qual se conectará. Logo, é fundamental que você se abra para as boas vibrações. 

Isso poderá ser feito a partir do ritual de “firmar a cabeça”, algo de muito poder. Quem não conhece tão bem as práticas umbandistas pode crer que se trata de uma coisa ruim. 

Mas, na realidade, raspar a cabeça tem mais a ver com energias de alto valor entrando em sua vida. Desde que permita que as forças superiores se façam presentes em sua vida, você será feliz. 

Pois poderá atrair o que há de melhor no mundo. Seus orixás e os espíritos que segue poderão se aproximar com facilidade. 

Diante de tudo isso, é fundamental que, cada vez mais, você compreenda o poder da Umbanda na vida de quem segue essa religião

Isso porque, partindo daí, será capaz de compreender como raspar a cabeça se relaciona com a vida do umbandista. 

Agora que já conhece o poder desse processo, saberá o porquê de uma pessoa da Umbanda surgir sem os cabelos. Pois, no fundo, é parte central de uma entrega espiritual intensa.

O que significa sonhar que raspei a cabeça?

Sonhar com cabeça raspada

Se você sonha que raspou a cabeça, é porque tem de se entregar mais ao lado espiritual. Esse é o tipo sonho que indica falta de comprometimento com a sua espiritualidade. Logo, é necessário se abrir para aquilo que se encontra ao seu redor. 

Dê, cada vez mais, passos adiante para fazer com que a sua alma possa ter um contato sólido com o corpo e a mente. 

Ao fazer isso, você poderá entrar em um cenário muito próspero para si. O ato de raspar a cabeça, na Umbanda, tem a ver com se abrir para as melhores energias

Se você sonha com isso, é um sinal de que deseja estar em contato com vibrações positivas. Naturalmente, surge a necessidade de abrir a sua alma para as forças superiores. 

Retire as coisas boas do seu sonho e, a partir de agora, se dedique a melhorar o relacionamento com o lado espiritual

Se o fizer, você poderá atingir um estado de evolução muito relevante. Dessa forma, o sonho em questão tem um sentido claro e deve ser aproveitado em prol do desenvolvimento da alma.

Eu tenho vontade de raspar a cabeça: pode ser um sinal espiritual?

Sinias e mensasgens espirituais

Se você tem vontade de raspar a cabeça, não necessariamente isso é um sinal espiritual. Tudo depende da forma como acontece. 

Se tem vontade de raspar a cabeça e sente mal por não fazer isso, trate de se abrir mais para o lado espiritual. Faça com que a ligação com a alma seja mais intensa. 

Dessa maneira, você atenderá ao que tanto quer. Já se sente desejo de raspar a cabeça e não se sente mal por não fazer, saiba que é apenas mais uma vontade. 

É preciso, a todo momento, analisar o que sente a fundo. Com isso, será possível entregar-se com tudo em prol do que deseja.

Palavras Finais

O ato de raspar a cabeça pode ter uma sinalização espiritual muito forte. No caso da Umbanda, é exatamente isso que acontece.

O mesmo vale para o Candomblé e ainda para algumas outras religiões. Em se tratando das crenças de matriz africana, o objetivo é abrir-se espiritualmente.

É uma maneira de fazer com que a sua alma seja mais acessível às energias superiores. Com isso, sua vida será muito mais próspera em todos os sentidos.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.