Chakra Umbilical: 7 Funções do Chakra do Umbigo e Sexual

Chakra Umbilical: 7 Funções do Chakra do Umbigo e Sexual

Qual será a principal função Chakra Umbilical, também conhecida como Chakra do Umbigo e Sexual? Veremos neste artigo o que este chakra representa e qual sua influência em nossa energia vital.

Mas antes de mais nada, gostaria de dizer que os Chakras são centros de energia espalhados ao longo da nossa coluna vertebral. Ele giram em sentidos opostos, produzindo, armazenando e distribuindo energia.

Nós possuímos sete chakras, na verdade o nosso corpo tem muito mais pontos de energia do que os sete que conhecemos. Porém, vou me limitar a falar apenas dos principais e mais conhecidos ao longo destes artigos.

Svadisthana é conhecido por nós como Chakra Umbilical, ele é o segundo ponto ou centro de energia começando a contar debaixo para cima.

Assim sendo, ele esta localizado abaixo do umbigo, podemos contar quatro dedos abaixo do umbigo. O seu elemento é a água, e é a partir deste elemento que sua energia deriva ou surge.

Portanto, se a energia deste chakra se compara ao elemento água, podemos então dizer que este é o chakra do movimento, do fluxo e da mudança! Enquanto o primeiro chakra nos dá uma base sólida este, o segundo, nos permite e tem como objetivo deixar fluir.

Assim como a água, este chakra responde por tudo que é liquido em nosso corpo, a circulação do sangue, a produção e eliminação da urina, a sexualidade e a reprodução, isso fisiologicamente falando.

Com relação ao comportamental ou emocional, este chakra responde e influência diretamente o prazer, a sexualidade, as sensações e as emoções.

Emoções positivas ou negativas, qualquer tipo de emoção , sentimento ou sensação é percebido por este centro de energia e que pode comprometer todos os outro chakras.

O que é o chakra umbilical?

O que é o chakra umbilical

O Chakra Umbilical é o segundo centro de energia que possuímos em nosso corpo sútil ou duplo etérico que nada mais é do que uma copia fiel do nosso corpo, porém feito de energia.

Este ponto de energia é responsável por deixar fluir as energias, boas e ruins. A sua função ou uma das suas funções é fazer com que a energia flua e possa fluir de forma leve e tranquila em nós.

Assim sendo, quando falamos de retenção urinária por exemplo ou ainda má circulação sanguínea estamos falando que este chakra não esta equilibrado, pode estar com ausência ou excesso de energia, ou seja, em desequilíbrio.

Como dito anteriormente na introdução do artigo, este chakra também responde pelas emoções e sensações! Está muito ligado a sexualidade e a reprodução, em desalinho pode causar a perda da libido ou o excesso da libido.

libido é uma energia não apenas sexual, mas responsável pelo prazer que sentimos. Quando falamos em libido automaticamente vem as nossas mentes o prazer através do sexo, mas a libido é uma energia de desejo.

A cor usada para alinhar e equilibrar as energias deste chakra é o laranja, para uso de pedras ou ainda uso da cromoterapia ( terapia que utiliza as cores para restauração das energias).

7 Funções do chakra do umbigo para a sua vida

O Chakra do Umbigo e as suas funções

Antes de mais nada, é preciso dizer que os chakras precisam estar equilibrados, nem com muita energia e nem com pouca energia. O importante é mantê-lo sempre em equilíbrio.

O que não parece ser muito fácil nos dias de hoje, com tantas questões para serem resolvidas em um único dia, perdemos rapidamente o equilíbrio por várias vezes no mesmo dia.

Portanto, as funções das quais vou falar podem representar sempre o excesso de energia ou a ausência dela e suas mutações ao longo do dia.

1. Prazer

Este centro de energia é responsável pelo prazer que sentimos, sobretudo o prazer sexual! Quando equilibrado buscamos pelo prazer na medida certa em excessos ou ausência.

Mas, o prazer aqui vai e deve ir além do sexual, tal como:

  • Prazer pela vida;
  • Por bons momentos;
  • O prazer de ser útil;
  • Prazer de realizar sonhos e desejos;
  • A força que nos move para obtenção do que desejamos.

Então, não associe ele apenas à vida sexual. Ele é responsável por muito mais que isso! Existem outros tipos de prazeres que o nosso corpo necessita ter e gosta de ter.

2. Circulação sanguínea

Seu elemento de força e representação é a água, por isso tudo em nosso corpo que é liquido sofre a influência deste chackra.

Má circulação sanguínea é uma indicação de que a energia deste ponto de energia esta baixa ou ruim, assim como a retenção de urina.

3. Sexualidade

Reparem que falei sobre o prazer no primeiro tópico e volto com a sexualidade aqui neste momento, isso porque este chakra é responsável pelo prazer sim, mas não apenas o sexual, mas também é responsável direto pela sexualidade.

Ficou confuso?

O prazer de uma forma geral é regido e influenciado por este chakra, além da sexualidade.

Em desalinho, pode transforma pessoas insaciáveis sexualmente falando ou frias com relação aos prazeres do sexo.

4. Emoções

Também faz parte deste chakra o cuidado que temos com as nossas emoções e o valor que empregamos em cada uma delas, que pode passar pelo desapego total a todo apego emocional possível.

Neste caso será sempre 8 ou 80! Ou se cuida muito das emoções ou não as valoriza, passando friamente por qualquer emoção sem a observá-la ou senti-la.

5. Sensações

Sentir-se bem sem ter um motivo especial para isso, você já viveu isso, ou seja, estar se sentindo super bem sem que algo tenha acontecido para te levar a este estado de quase plenitude?

Sensações boas é o que este chakra pode oferecer quando equilíbrio, quando em desequilíbrio pode provocar pânico e medo de qualquer coisa.

Ou seja o contrario da plenitude, pessoas com síndrome do pânico tem esta chakra em desalinho.

6. Segurança

Quando estamos inseguros seja por qual motivo for, estamos com certeza com um desequilíbrio neste chakra o Umbilical.

A retenção de alguma energia esta provocando o bloqueio e gerando insegurança e incertezas, é preciso portanto desobstruir este canal, com meditação, aplicação de reiki, ou relaxamento.

7. Ansiedade

Pessoas que são muito ansiosas, que até precisam tomar remédio para isso! Tem um desequilíbrio enorme neste segundo chakra, lembra que ele é responsável pelas emoções e sensações.

Por isso, se você esta se sentindo ansioso, procure reequilibrar seu chakra umbilical, mas me refiro a uma ansiedade exagerada, porque ser ansioso para algumas coisas faz parte da nossa natureza de humanos.

Como sei se tenho o chakra umbilical desequilibrado?

Chakra umbilical está desequilibrado

Somos feitos de energia da cabeça aos pés, e quando a nossa energia não esta boa sentimos rapidamente.

Primeiro o emocional é influenciado, com pensamentos ou atitudes que não são nossas normalmente, como medo, angustia, tristeza, insegurança, insatisfação, etc.

Coisas que antes nos faziam bem e nos davam prazer agora não dão mais, e nem nos importamos mais com isso.

Segundo, se você começou a reter urina, não sente vontade de fazer sexo, ou esta muito inchada como se a sua circulação do sangue tivesse parado de funcionar de uma hora para outra, sem nenhum motivo aparente para isso, ou seja, nenhuma doença ou medicamento que possa ter estes efeitos colaterais, você esta com o seu segundo chakra desequilibrado.

Quando falamos de energia, tudo é uma questão de observar. Observe-se sempre, o que está mudando em você ou está diferente do normal. Estes sempre são indícios de que alguma coisa não esta bem energeticamente falando.

A manifestação de uma doença só vai acontecer no corpo quando o espírito já estiver bem doente, e este processo pode ser antigo, mas você não deu valor quando começou com os primeiros sinais de desmotivação.

E agora o processo se agravou e você precisa fazer alguma coisa para mudar esta situação, e reequilibrar seus centros de energias para voltar a se sentir bem.

Então, para a pergunta como sei se meu chakra umbilical esta equilibrado, a resposta é preste atenção as suas emoções, antes de perceber sinais no corpo.

Suas emoções são as primeiras a sentir o desequilíbrio.

Como equilibrar e ativar o chakra umbilical

Equilibrando e ativando os chakras

Não podemos esquecer que este chakra também representa a criatividade, o nosso lado mais brincalhão, além é claro de representar também as emoções e prazer.

Quando ele está desequilibrado:

  • Nos tornamos pessoas mais fechadas;
  • Sem senso de humor;
  • Pessoas sem vontade de interagir com outras pessoas;
  • Buscamos pelo isolamento como forma de nos refazer.

E de fato esta prática pode dar certo, uma vez que você não terá nenhuma questão alheia para ser resolvida por você, e a introspecção pode ajudar no reequilíbrio, desde que você seja honesto com você e enxergue o que causou o desequilíbrio.

Exercícios de respiração, a prática do yoga, aplicação de reiki ou pedras, e ainda o relaxamento pode ajudar muito nesta questão de ativação e equilíbrio do chakra.

Meditação é fundamental para alinhar e ativar os centros de energia e não importa qual deles esta em desalinho, pois com a meditação todos serão reorganizados.

Acima, tem ainda um vídeo que mostra como pode ativar, desbloquear e ativar este 2º chakra. É um video de meditação guiada bem interessante que vai ajudar você nesse sentido. Então, assista acima, não se vai arrepender!

Por que este chakra é conhecido como o chakra sexual?

Explicação sobre o Chakra Sexual

A sua fama de ser reconhecido como chakra sexual, se deve ao fato da energia do prazer que ele representa.

Falamos um pouco lá no inicio que este chakra representa as emoções, a sexualidade e a libido. E além disto esta situado bem próximo ao chakra básico, o que potencializa as energias para uma conotação mais sexual.

O prazer e a sexualidade estão fortemente associadas a energia deste chakra, não se pode desvincular, quando um pessoa perde o prazer ou a libido este é o chakra que deve ser trabalhado.

Testículos e ovários, frigidez e impotência sexual são influenciados e comandados por este chakra, por isso e por falar da reprodução, é que este ponto de energia esta tão fortemente vinculado ao famoso chakra sexual, que nada mais é do que o chakra umbilical.

Então, tal como já deve ter associado, um desequilíbrio neste chakra pode afetar as nossas relações íntimas. Por vezes andamos mal intimamente e não sabemos o motivo para tal, mas podemos estar simplesmente com o chakra sexual desequilibrado.

É, mais uma vez, algo bem simples, mas que pode ser muito importante para a sua vida. Sendo assim, não deixe de pensar nele quando tiver esses tipos de problemas na sua vida!

A relação do chakra do Umbigo com as energias negativas

Os chakras e as energias negativas

Falamos em um outro artigo sobre a importância de cobrir o umbigo com esparadrapo para se proteger de energias negativas, e porque isso?

Porque este é o canal das emoções, das sensações, sendo assim toda e qualquer energia negativa será percebida e absorvida por este centro de energia.

Uma vez absorvida esta energia se espalha para os outros centros deixando a pessoa muito debilitada energeticamente.

O umbigo é a nossa ligação espiritual muito usada em trabalhos mediúnicos, por meio desta energia liberamos ectoplasma para a materialização de manifestações espirituais.

Então, o umbigo funciona como um “portal” para as energias negativas (e não só). É através dele que elas entram e se espalham pelo nosso corpo.

Portanto, deve proteger sempre o seu umbigo quando sentir necessidade disso. Pode parecer algo fora do normal, mas a verdade é que esta é uma das melhores formas de proteger os seus chakras.

A incorporação em alguns trabalhos espirituais, se dá a partir da energia administrada e absorvida por este chakra, por esta razão é que um médium de incorporação ou de qualquer outro tipo de mediunidade passa muito mal em certos locais como: hospitais, asilos, cemitérios, entre outros onde hajam pessoas sofrendo.

A energia recebida pelo Chakra do Umbigo

O equilibrio do chakra do umbigo

Apesar, de possuirmos mais chakras e este ser apenas um deles, quando falamos de energia negativa e recepção desta energia, é o chakra umbilical que sente e a recebe.

Por isso , o cuidado com este canal deve ser maior, não que os outros centros não sejam importantes, eles são, mas pelo canal umbilical é que a conexão é feita e sentida.

Dependendo da intensidade da energia em uma pessoa ou em um local, o médium sente até dores no abdômen, e só consegue se livrar destas dores depois de fazer um banho de ervas para limpar e equilibrar, ou tomando um passe de energias positivas e boas.

A recepção da energia alheia a nossa, se dará sempre pelo chakra umbilical, assim como a liberação de energia boa ou ruim.

Absorvemos e administramos estas energias da forma como conseguimos, mas o canal de entrada sempre será o mesmo, ou seja, o chakra umbilical, por isso a necessidade de protegê-lo sempre que possível.

Não quero dizer com isso que precisamos estar com ele tapado sempre, e em todos os momentos, não façam isso porque não é saudável, a troca de energia precisa acontecer ainda que não sejam as melhores.

Quero apenas deixar claro que para alguns ambientes mais carregados de energias ruins é dever de qualquer pessoa proteger seu canal de energia o do chakra Umbilical.

Se nos protegemos com protetor solar para não prejudicar a nossa pele quando exposta ao sol, porque não fazemos o mesmo com os nossos centros de energias, nosso chakras? Pense nisso!

Leia também: