Atualmente está com o chakra cardíaco dolorido ou bloqueado? Vou ensinar você a como desbloquear e equilibrar esse chakra corretamente e em pouco tempo. Então, continue lendo este artigo para aprender tudo o que precisa saber!
Chakras são centros de energia espalhados ao longo de nossa coluna vertebral perfazendo um total de sete pontos. São vórtices que giram para lados contrários, responsáveis por reter, administrar e emanar energias produzidas por nós e pelos outros.
Quando falo pelos outros, é porque somos centros de energia o tempo todo e tudo que está ao nosso redor também é energia. Sendo assim, não só emanamos a nossa energia como retemos a energia produzida por outra pessoa ou situação.
Por exemplo, em uma situação pontual de raiva, nós desequilibramos os nossos centros de energia e o tempo que levaremos para recuperar ou equilibrar este chakra vai depender da nossa capacidade de entendimento e aceitação.
O fato é, que sempre que desequilibramos um ponto de energia, todos os outros são comprometido! Isso faz com que o nosso corpo, mente e espírito também sejam desequilibrados, podendo provocar muitas coisas, como uma descompensação energética até uma dor física.
O que representa o Chakra Cardíaco para a sua vida
Cada chakra representa ou responde por um ou mais órgãos do nosso corpo, o cardíaco como o nome já menciona é responsável por nosso coração , mas é também pelos pulmões.
Apenas uma observação a respeito dos pulmões: perceba como sua respiração se altera quando passa por um situação ruim, ou quando encontra um desafeto, tudo esta ligado aos sentimentos, as emoções, as percepções.
Energeticamente falando o chakra cardíaco é responsável por levar aos outros centros de energia:
- Amor;
- Muita alegria;
- Poder de satisfação;
- Diferentes tipos de prazer;
- Enquanto fisicamente o coração tem a função de bombear o sangue e manter o corpo vivo.
Então, poderíamos dizer que de uma forma ou de outra este chakra é responsável por nos manter vivos! Isto, quer seja pelo fato de bombear o sangue ou de manter o nosso ânimo e astral para cima.
Mas, ele é quem gera energia vital diretamente, embora saibamos que todos os outros chakras têm suas funções e parcelas de responsabilidade para o bom funcionamento do conjunto todo.
Ou seja, corpo, mente e espírito.
O que é e onde fica o Chakra Cardíaco?
O chakra cardíaco esta localizado no meio do peito ( esterno) e representa o coração e os pulmões.
A sua relação é direta:
- Com a alegria de viver;
- A capacidade de amar;
- Com a capacidade de estarmos satisfeitos e felizes;
- É por onde expressamos sentimentos positivos;
- E fisicamente a sua relação direta é com o sistema imunológico.
E não poderia ser diferente! Sabemos que quando uma pessoa está triste e se mantém neste sentimento por muito tempo, a sua resistência física cai! Para além disso, o seu sistema imunológico se recente da falta de alegria e satisfação, fazendo com que esta pessoa fique doente.
Quando estamos felizes parece que somos imunes á algumas doenças principalmente as mentais, isso porque a alegria de fato é vida e nos ajuda a passar por várias situações sem que haja uma perda muito grande de energia.
Mas, ainda que haja uma perda expressiva de energia, o fato de nos sentirmos alegres faz com que a reposição seja rápida e eficiente e cause poucos ou nenhum dano expressivo.
Podemos dizer que se o coração esta em harmonia, paz e alegria, todo o resto do corpo estará bem, com isso passamos a observar que precisaremos cada vez menos de coisas externas, bastando para o nosso bem estar físico e emocional, apenas a alegria de viver e de sentir.
A cor deste chakra é o rosa claro ou esfumaçado, isso se for usar terapias que usam cores, luzes e pedras, mas isso deve ser feito por alguém que entende bem de terapias energéticas aqui citadas.
Caso contrário o risco de desequilíbrio é muito grande e pode comprometer todos os outros centros de energia.
5 Causas para ter o Chakra Cardíaco dolorido
Não podemos esquecer que este é o chakra dos sentimentos, da paz, do amor, da alegria, da satisfação.
Portanto, tudo o que nos dá alegria ativa positivamente este chakra que por sua vez alimenta todos os outros com a mesma alegria e satisfação! Promovendo então uma sensação de bem estar para todo o conjunto, corpo, mente e espírito.
Em desequilíbrio ele além de afetar nossos ânimos, sentimentos e emoções, pode ainda provocar dores no peito.
Já ouviu a frase “saudade que chega a doer no corpo“? Pois bem, a dor vem dos sentimentos que podem ser saudades, tristezas, ou apenas falta de motivos para ser feliz.
Estes sentimentos por sua vez, surgem da falta de energia neste chakra que precisa vibrar amor e alegria para que possamos nos sentir bem e sem dores.
1. Falta de Fé
Quando falamos em Fé não estamos nos referindo apenas a Fé religiosa, mas a fé na vida, nas pessoas e no mundo. Poderíamos dizer que a pessoa perdeu a fé na humanidade e com isso perdeu a sua fé de acreditar que pessoas e situações podem sempre melhorar.
Então, este é um sintoma muito importante e revelador. Ele mostra que você deixou de acreditar nas coisas boas, na felicidade, no amor e no futuro. É um sintoma grave de desequilíbrio que pode e deve ser arrumado rapidamente.
2. Tristeza
A tristeza dói no corpo, há quem diga que não, mas quando uma pessoa está muito triste, ela sente o corpo doer a a dor começa no peito. A impressão que se tem é de que poderá enfartar a qualquer momento, tamanha a dor que sente.
Então, a tristeza pode mesmo afetar o seu físico, psicológico, mental e espiritual. O seu corpo e a sua alma ficam afetados por completo.
3. Amargura
A pessoa que sente muita amargura sente também dor no chakra cardíaco! Isso porque aqui a dor vai além do que se pode suportar.
As mágoas geralmente levam as pessoas a se sentirem ou se tornarem amargas e amarguradas, perdem o prazer pela vida, por tudo que as rodeia.
4. Saudades do passado
O desequilíbrio do Chakra Cardíaco, pode levar a pessoa a sentir falta de coisas passadas, que podem ter sido boas ou não.
Porém, sentem saudades como uma forma de não enfrentar o presente e pensar no futuro, ou seja, para elas não existe mais nada além do que ja foi vivido, começam a sentir dores no peito e acham que vão morrer.
5. Falta de motivação
Para estas pessoas a vida poderia acabar agora que elas estariam felizes, já que não existe para elas nenhum outro motivo para viver. Esta sensação pode ser pontual, por ter perdido alguém, ou alguma coisa muito importante como a saúde. Essa for é forte e realmente desmotiva completamente uma pessoa.
Geralmente quando se perde a motivação pela vida, a alegria já estava sendo perdida algum tempo, mas não foi notada da forma como deveria! Ou não se deu muita importância, até que se chegou a falta de motivação total.
Como resolver o Chakra Cardíaco dolorido
Se estamos falando de um chakra que representa os sentimentos e emoções, precisamos melhorar os nossos sentimentos para que a dor passe e para que haja o equilíbrio das energias.
É claro que nem todo sentimento pode ser retirado de nós apenas por que queremos. Existe todo um processo para que isso aconteça e que pode ser longo, dependendo do que aconteceu.
Por exemplo:
Se estamos tristes porque perdemos para a ” morte” uma pessoa querida, vamos precisar de tempo para nos equilibrarmos. Teremos que passar por todos os estágios que esta dor nos oferece.
Raiva, falta de fé, a inconformidade com o fato, a dor insuportável de viver sem aquela pessoa querida, o choro, o luto até chegarmos a aceitação, que pode levar muito tempo, e todas estas etapas ou estágios são fundamentais para o processo de cura.
A dor só passará depois que sentirmos a libertação do sentimento, quando ele de fato se acabar! Para situações mais pontuais, é preciso acelerar este processo de entendimento e aceitação.
Algumas coisas precisamos entender que não são nossas, o que não fazem parte das nossas vidas, mas até para se ter esta noção é preciso de um pouco de equilíbrio.
A Fé costuma ser um bom caminho para estas dores. Acreditar que nada é eterno nem o bem e nem o mal, e que tudo vai passar, pode ajudar muito na recuperação e no equilíbrio posterior, mas volto a dizer, depende do tipo de sentimento que gerou a dor.
Entretanto, o mais importante a se fazer é se permitir sofrer pelo tempo que for preciso para só depois renascer forte e consciente do que viveu e aprendeu.
Não aceitar a dor ou os sentimentos que não entendemos, não faz com eles sumam e sim que eles se potencialize! Por isso, não menospreze o que sente, só você sabe porque esta sentindo, e se permita sentir até que passe, pois vai passar.
Como desbloquear e abrir o Chakra Cardíaco corretamente
Como dito anteriormente em outros artigos sobre chakra, a respiração, exercícios de yoga e meditação são sempre os mais indicados para fortalecer, desbloquear e equilibrar todos os chakras.
A respiração cadenciada e feita da forma correta, é excelente pois acalma a mente e o coração, coloca todos os órgãos trabalhando de forma perfeita ou a mais próxima da perfeita.
No geral não respiramos para energizar nossos centros de energia, respiramos para nos manter vivos e isso é feito de forma automática, sem a preocupação de encher os pulmões de ar e soltar com as toxinas que desequilibram os nossos chakras.
Por isso, aprender a respirar é fundamental para aliviar nossos centros e órgãos de energias pesadas, e absorver energias renovadoras.
A meditação trabalha com a respiração e esvaziamento da mente, que são necessários para o restabelecimento das forças, coloque em seu dia a dia a meditação, no início você não conseguirá fazer por muito tempo, mas com o passar do tempo estará fazendo meditação por horas sem perceber.
Algumas terapias energéticas também ajudam muito, como o Reiki, a cromoterapia ( terapia que utiliza as cores para ativação e equilíbrio dos chakras), e a utilização de pedras e cristais.
Porém, não podemos esquecer que estas técnicas devem ser feitas por pessoas que conhecem e foram treinadas para isso, para que não haja um desequilíbrio ainda maior.
O mais importante de tudo isso, é não perder a fé e confiança na vida, sem isso nada ou nenhuma técnica externa poderá ajudar.
A influência deste Chakra na minha vida
Quando falamos do Chakra Cardíaco, estamos falando sobre uma energia que nos dá alegria, satisfação, certezas, e que não precisa provar nada para ninguém, apenas sentir.
Sabe aquela sensação de bem estar que aparece do nada às vezes e nos faz tão bem, pois bem, é sobre ela que estou falando, este bem estar que não precisa de nenhum motivo aparente para existir e nos alegrar.
Portanto neste sentido, a influência e importância deste chakra em nossas vidas é fundamental ou vital eu diria! Uma vez que não se pode viver sem alegrias, a vida não tem o menor sentido quando não existe motivos para ser feliz ou para sorrir.
Se este chakra está equilibrado, desbloqueado e bem, todo o resto estará. Falo isso, pois a alegria é capaz de mudar qualquer situação ou qualquer quadro desfavorável.
Pense no órgão que ele representa, o coração, e o que o coração faz em nosso organismo, bombeia sangue para todo o resto do corpo, é a vida correndo em nossas veias e que nos mantem de pés e firmes.
Agora pense na energia cardíaca gerada pelo chakra cardíaco, sem ele todos os outros chakras sofreriam de ausência de alegria, de amor, de satisfação, de vida no sentindo mais profundo da palavra.
Concluindo este artigo
Sem alegria uma pessoa não pode viver, podemos ficar alguns dias sem alimento e até três dias sem água, mas sem alegria não conseguimos passar um dia se quer.
Contudo, devemos ter em mente que o equilíbrio é o que buscamos, pois se este centro de energia estiver saturado ou muito aberto, teremos uma pessoa isolada, egoísta, que deseja muito mas não consegue oferecer nada.
Além disso, o amor incondicional passa por esta energia! Amar sem pedir nada em troca, amar por amar, desde que equilibrado é muito saudável e bom.
Quando nos sentimos usados, ou quando pensamos que nossos sentimentos estão sendo manipulados, é sinal de que este chakra esta desequilibrado ou bloqueado por alguma emoção mal resolvida.
Por último, mas não menos importante, temos ainda um vídeo que deve assistir. É uma meditação bem poderosa que vai abrir e equilibrar seu chakra de maneira bem rápida. Então, recomendo vivamente que assista abaixo:
Na vida tudo precisa ter a sua medida, nem a mais e nem a menos, dentro do equilíbrio que para cada um será diferente, mas ainda assim equilíbrio.
Leia também:
- Chakra Umbilical: 7 Funções do Chakra do Umbigo e Sexual
- Tem o Chakra Laríngeo Bloqueado? 5 Causas e Como Equilibrar
- Chakra Plexo Solar: Como Equilibrar o 3º Chakra Desequilibrado
Deixe o seu relato