Hoje vou falar sobre como equilibrar o chakra numeral desequilibrado. Esse chakra é um centro de energia muito importante para a gente, portanto é fundamental manter ele harmonizado. Sendo assim, se quer aprender a como o fazer, continue lendo mesmo abaixo.
Este é um chakra que não está localizado na coluna vertebral como os outros que conhecemos, e que estamos falando ao longo destes artigos.
Umeral como o próprio nome diz fica localizado nas costas e tem ligação direta com o úmero, que por sua vez fica localizado na altura da omoplata esquerda, poderíamos dizer que esta entre e sobre o pulmão esquerdo.
A composição do Chakra Umeral
Este chakra é composto por duas hélices ou pétalas, que giram no sentido horário quando captam energias como as de incorporação por exemplo e anti-horário quando acontece a desincorporação.
Embora este seja um chakra fundamental para a mediunidade de psicografia, ele é muito pouco conhecido ou falado.
Se prestarmos atenção ele não esta na relação dos chakras mais conhecidos, que estão na coluna vertebral, isso porque ele é considerado um chakra secundário.
Aliás poucas pessoas desenvolvem este chakra e o deixam equilibrado, uma vez que quase não se fala sobre ele, porém muito importante para a mediunidade.
Na Umbanda existe os médiuns de transporte, acredito ter falado sobre eles em outro momento. Mas apenas para relembrar, este médiuns incorporam espíritos sofredores que não sabem, em sua maioria, que estão desencarnados.
Por isso a incorporação é necessária para que eles recebam um choque anímico, e com isso recebam um pouco do ectoplasma do médium, e a conexão com estes espíritos é feita a partir deste chakra.
Ou seja, o médium coloca sua mão em cima deste chakra da pessoa que está com o sofredor, para facilitar a conexão e transporte e através deste contato estabelece a incorporação.
Muito ainda se precisa falar sobre este importante centro de energia, principalmente por ele ser um contato direto com a espiritualidade.
Sabemos que os outros chakras também guardam sua importância no processo geral de funcionamento, mas este, o umeral é conhecido como o chakra da mediunidade.
Entretanto outros chakras como o laríngeo também são responsáveis pela mediunidade, como vimos no artigo sobre este chakra! Porém, a mediunidade dele é a falada, e não a de incorporação, que no final das contas dará no mesmo.
Percebem que todos estão interligados e um precisa do outro para que o funcionamento de todos aconteça de forma equilibrada?
O que é o Chakra Umeral?
Ele é o responsável direto pela mediunidade de incorporação e transporte de espíritos sofredores. Algumas pessoas dizem que seu formato é o de uma lemniscata ( o símbolo do infinito, ou seja, um oito deitado), para os mais antigos eram asas de seres iluminados.
Sua cor é variável, mas as cores que predominantes são o azul e o verde, que pode oscilar de acordo com a energia que esta sendo captada, quando esta equilibrado tem a cor azul, já em desequilíbrio sua cor é o amarelo.
Mas, tudo depende da energia que esta recebendo naquele momento, então não poderíamos afirmar que ele vibra apenas uma cor em especial.
Onde fica localizado
Este chakra esta localizado nas costas do lado esquerdo, acima ou bem próximo da omoplata esquerda, entre e sobre o pulmão esquerdo.
Ao contrário dos outros chakras, ele não está na coluna vertebral. Porém, não é por isso que deixa de ser importante para a nossa vida. Aliás, é um dos mais importantes na mediunidade!
Formigamento no Chakra Umeral
Quando ocorre dor ou formigamento neste chakra, uma movimentação de energia está acontecendo. Isto, se descartarmos problemas físicos, como dores por excesso de exercícios ou excesso de peso.
Assim sendo, descartando estas possibilidades físicas, podemos dizer que existe ali naquele chakra uma movimentação energética!
Essa movimentação pode ser boa ou não. Apesar que este chakra é capaz de transmutar as energias e transformá-las em boas.
A sua importância na nossa vida
Como dito em todos os outros artigos sobre chakras, não existe o que seja mais importante ou que precisa ser mais cuidado e ou observado. Todos têm a sua função no resultado final que é o equilíbrio da energia vital.
Porém, este chakra é um centro de reconexão interna, pois é através dele que as energias se conectam! Poderíamos dizer que este é centro é um gerador de energia pois equilibra as energias positivas e negativas que estão em excesso.
Portanto, enquanto os outros chakras precisam de procedimentos externos para os equilibrar, este se equilibra sozinho. Porém, isso não quer dizer que podemos abrir mão dos cuidados com ele.
Outros Chakras
Como saber se tenho o Chakra Umeral desequilibrado?
O desequilíbrio deste chakra, pode acarretar dor nas costas na parte de cima ou um pouco para o centro das costas.
Para os médiuns de incorporação o desequilíbrio pode dificultar a incorporação em seus trabalhos mediúnicos.
Mas no geral e para todos, o desequilíbrio pode provocar um desequilíbrio energético, como uma percepção errônea da qualidade de energias recebida por pessoas ou ambientes.
Nossa comunicação com o mundo espiritual fica prejudicada e encontramos dificuldades em coisas que antes eram simples, pode ocorrer algumas confusões mentais sobre a fé e a crença.
Mas, a principal perda esta relacionada com a incorporação que passa a ser muito difícil ou simplesmente não acontece.
Se pensarmos que este chakra é um gerenciador de energia para o corpo todo, muitas outras áreas podem ser atingidas e outros comportamentos podem ser apresentados, como medo, insegurança, falta de fé, entre outros.
Como equilibrar o Chakra Umeral corretamente
Tenho falado muito sobre o equilíbrio dos chakras ao longo dos artigos que venho escrevendo.
Em todos eles e em todas as pesquisas que faço para falar com propriedade, tenho afirmado que a meditação é a melhor forma de equilíbrio de todos os chakras.
- Além dos exercícios de Yoga;
- A respiração correta;
- Aplicação de pedras;
- Ou até uso de cores como terapia;
- A respiração é capaz de colocar todos os chakras de uma só vez em seus lugares vibrando de forma acertada e descartando o que esta em excesso.
Caminhar descalço também é excelente para todos os centros de energia, principalmente os que estão mais ligados a terra que é o caso do chakra básico, que comanda a nossa energia e vitalidade.
Banhos de ervas também são facilitadores para a reposição energética!
Escolha banhos de harmonização:
- Com rosas;
- Que usem camomila;
- Alfazema;
- Anis estrelado;
- Boldo, pitanga, entre outros!
Esses banhos podem ser usados para lavar todos os chakras até o coronário o que esta localizado no centro da cabeça.
Outros Chakras
8 Dicas para manter o seu Chakra Umeral harmonizado
Não podemos esquecer que este chakra é o que representa a mediunidade, o canal de comunicação com a espiritualidade, e além disso ele é o responsável por gerenciar a energia que recebemos, e a distribuiu para todos os outros chakras.
Portanto, sua importância é grande, não poderia dizer que é a única, mas ela é muito importante para a manutenção de todos os outros chakras e órgãos do nosso corpo.
Assim sendo, existem formas de ajudá-lo a gerenciar estas energias e mantê-lo em harmonia.
1. Evite locais onde a energia não é boa
Apesar de sabermos que este chakra tem a capacidade de transmutar as energias e transformá-las em energias boas, não podemos sobrecarregá-lo com energias ruins.
- Evite locais de muita aglomeração, onde as energias no geral são confusas e egoístas;
- Evite centros de compras;
- Ruas de muito comércio;
- Locais escuros ou com pouca ventilação.
Estes são alguns exemplos, apesar de sabermos que alguns templos religiosos são mais negativos do que alguns outros locais.
2. Pensamentos negativos
Assim como os locais, os pensamentos têm uma forte influência na energização dos nossos centros de forças, procure manter a mente limpa, livre-se das preocupações que são excessivas, mantenha apenas as preocupações que pode lidar com elas.
Por isso e para ajudar a afastar os pensamentos ruins que minam suas energias boas, ouça boas musicas, faça meditação, respire, caminhe e esvazie os seus pensamentos, esvazie sua mente e acalme-a.
3. Meditação
A meditação não é uma pratica fácil de se obter, demora muito tempo para que seja inserida de forma correta em nossas vidas, mas aos poucos ela vai acontecendo.
Ainda que não consiga esvaziar a mente no momento da meditação, não deixe de fazer, chegará um momento em que conseguirá se desligar em qualquer lugar, mesmo que haja muito barulho.
A meditação oferece a quem a faz, uma respiração cadenciada, mantras de imantação de boas energias, e acalma a mente.
Venho me repetindo neste sentido, mas esta pratica é excelente para equilibrar todos os centros de energia e não apenas um.
4. Yoga
Os exercícios de Yoga, assim como a meditação deve se começar aos poucos, pessoas muito agitadas e ansiosas têm uma dificuldade maior em conseguir se manter em algumas posições, já que não é apenas o corpo que precisa responder as posições e sim a respiração.
E mais uma vez encontramos a respiração no comando de tudo, sem uma boa respiração não existe ” controle” de emoções ou sentimentos, e não havendo ” controle” ocorre o desequilíbrio.
5. Estresse
Apesar de não existir uma forma de nos livrarmos do estresse completamente, e ainda de existir momentos em que seremos atingidos por ele, o ideal é não ficar nesta vibração de estresse por muito tempo.
Todos passamos por momentos ruins ao longo do dia, e alguns não podemos evitar, mas o que podemos e devemos fazer é não nos mantermos estressados por muito tempo.
Ou seja, viva o estresse até a ultima gota dele, e depois vida que segue, olhe para frente e se permita renovar, não gaste sua energia boa com coisas que não serão resolvidas de forma tão fácil.
Por exemplo, ficar algumas horas no trânsito gera estresse, mas adianta ficar estressado ou com raiva por muito tempo?
O trânsito vai começar a fluir se você ficar bravo?
Não!
Então administre o estresse, ouça uma boa música enquanto o trânsito não flui, e principalmente respire.
6. Raiva
A raiva é responsável por abrir ” buracos” em nosso campo energético, fazendo com todos os outros centros de energia trabalhem para ” fechar” este buraco.
Mas, se você não conseguir eliminar a raiva, de nada vai adiantar o trabalho de todos os outros chakras, pois o buraco vai continuar aberto.
Existem pessoas que acordam com raiva e isso é um problema que precisa ser tratado, é claro que podemos ter raiva alguns minutos no mês, mas ter e se manter com raiva todos os dias, o dia todo esta errado e pode ser sinal de uma doença mental.
Quer manter-se equilibrado, tenha menos raiva, pense no mal que ela faz para a sua saúde e deixe que ela se resolva com o tempo.
7. Respire
Apesar de todos nós respirarmos o tempo todo, e ser este um ato automático para a nossa sobrevivência, é preciso aprender a respirar para acalmar a mente e o coração.
Quando de pratica a meditação ou se faz Yoga a respiração é treinada, mas quando ainda não tem o habito de se exercitar, o ideal é começar pela respiração, sinta o ar entrando e limpando todos os seus centros energéticos, e quando o ar sair imagine que tudo que é de ruim esta sendo colocado para fora do seu corpo.
Alguns minutos por dia, ajuda muito e acaba por fazer com que o seu corpo realize a respiração cadenciada sempre que se sentir ameaçado por uma energia ruim ou desconhecida.
8. Bons hábitos
Uma boa alimentação, beber mais água, caminhar, dormir bem, são coisas que não equilibram apenas os chakras, mas dão a vida um outro significado.
Inclua em seus novos hábitos o de ler e ouvir coisas boas, afaste-se de pessoas que são tóxicas e que só fazem o mal, às vezes fazem o mal sem saber sugando nossas energias boas.
Pessoas que reclamam muito ou que estão sempre falando sobre doenças e desgraças, estas pessoas tóxicas , que aguardam sempre por uma palavra positiva para logo em seguida ir contra elas, são pessoas que não buscam ajuda, elas sugam energias, apenas isso.
Então se for possível, mantenha-se longe destas pessoas, mas se não for possível, mantenha-se equilibrado enquanto estiverem perto delas, pense sempre em uma luz azul que cobre e protege todo o seu corpo, sinta-se abraçado por luz.
Conclusão
Nestes artigos onde estamos falando sobre os chakras descobrimos que todos têm sua importância para o funcionamento do todo, nenhum é mais importante que o outro.
Mas, para além disso estamos aprendendo a nos manter em equilíbrio não importando qual o centro esta desequilibrado e isso é muito bom.
Precisamos ter e ser mais calmos, mais pacientes, estamos ainda aprendendo a lidar com todas as energias que fabricamos e as que recebemos.
Porém administrá-las não é um processo fácil mas posso garantir que é possível, por isso sempre que sentir que algo ou alguém vai acabar com suas energias, procure se afastar, procure evitar ou aprenda a se proteger, pois neste mundo onde tudo é energia não teremos muitas opções.
Se proteger ainda é a melhor delas e vimos neste artigo que não é um processo difícil, basta concentração e desejo. Boa sorte para todos nós!
Leia também:
- Chakra Coronário no Espiritismo: 5 Sintomas do Sétimo Chakra Aberto
- Tem o Chakra Esplênico Desequilibrado? 8 Causas e Como Equilibrar
- Chakra Plexo Solar: Como Equilibrar o 3º Chakra Desequilibrado
- O Chakra Umbilical: 7 Funções do Chakra do Umbigo e Sexual
Então,tenho sentido bastante dor nesse ponto, também nos braços, antebraço. Mas tenho vários problemas de coluna, então faço Pilates, quiropraxia e ozônio. Mas comecei a refletir que algo mais estava acontecendo e fui aprofundar. Soube da existência desse Chacra,num curso de Passe numa Casa Espírita, aqui em Porto Alegre. Trabalhei com Apometria. Trabalho com Energia. Sou terapeuta desde 2019. Reikiana,fiz vários cursos nessa linha,da energética,do vibracional e espiritual. Vi o vídeo do Henrique Gasparetto e mais vêm informações sobre esse Chacra,às Energias do Planeta.
Desde que passei a ter uma conexão maior com a espiritualidade passei a sentir um formigamento neste ponto. Normalmente nos momentos de conexão. Obrigada pelas informações, me auxiliaram bastante.
Eu também
Eu tenho um espasmo involuntário nesse chakra há 8 meses por 14h por dia. Fui em vários médicos e o último falou que é um problema neurológico, fui tratada com botox pra tentar congelar o espasmo. Mas não adiantou muito, sinto uma dor imensas vivo com remédios. já fiz cirurgias espirituais, mas ainda não tive êxito. Minha mediunidade está se abrindo, segundo médiuns do centro espírita kardecista. Mas eles não vem esse local com um chakra. Queria melhorar essa doença, na verdade queria a cura dela. Ainda é um mistério.
OLÁ, HA ANOS SISTO UMA QUEIMAÇÃO TÃO FORTE QUE DEUXA MINHA PELE E OS MUSCULOS DO UMERO DORMENTES, SINTO SEMPRE, QUASE TODOS OS DIAS, DAÍ FAÇO UMA PRECE E AOS POUCOS VAI ALIVIANDO, LI O ARTIGO QUE MTO ME ELUCIDOU. GRATIDÃO