Chakra Frontal Desequilibrado? 7 Sintomas e Como Equilibrar

Chakra Frontal Desequilibrado? 7 Sintomas e Como Equilibrar

Hoje vou ensinar você a como equilibrar o chakra frontal que está desequilibrado. Este centro de energia, este ponto de força que faz parte dos sete pontos energéticos que possuímos em nosso corpo.

Embora eu já tenha falado sobre estes pontos de energia, é sempre bom repetir para que não reste nenhuma dúvida a respeito da importância e da necessidade de mantê-los limpos, alinhados e desbloqueados.

Todos nós possuímos sete pontos de energia. Temos sete chakras ao longo de nossa coluna vertebral. Estes pontos são os responsáveis por manter a energia vital fluindo em nosso corpo, para auxiliar a mente e o espírito.

São vórtices que giram em sentido contrário retendo, administrando ou emanando energia o tempo todo. Isso quer dizer que absorvemos estas energias e as distribuímos internamente entre os nossos chakras e para outras pessoas ou ambientes.

Quando estão em desalinho ou desequilibrados, sentimos no corpo e no espírito seus efeitos. Às vezes com dores pelo corpo e principalmente nos órgãos que estes chakras representam, e em nossa energia vital sentimos sempre um esgotamento físico e mental.

No caso deste chakra, também conhecido como o terceiro Olho, está ligado diretamente à nossa intuição, e está localizado no centro da nossa testa. O desequilíbrio dele pode provocar dores de cabeça nesta região, mas veremos isso mais adiante.

Além de provocar desequilíbrios emocionais por trabalha muito com o mental.

O que é o chakra frontal?

Chakra frontal no corpo

O Chakra Frontal conhecido também pelo Chakra do Terceiro Olho, como dito anteriormente, está localizado no meio da testa acima das sobrancelhas, e sua cor é o azul índigo.

Ajna é seu nome em sânscrito. Podemos também ouvir referencias a este chakra como o chakra da consciência! Ele, além de ser responsável pela intuição, ainda governa no corpo a glândula pineal, memória, imaginação e a visão.

Fisicamente falando a glândula pineal é pequena, mas seu tamanho não imprime a sua importância em nossas vidas.

Isso porque ela produz a melatonina, um hormônio fundamental para a saúde. É responsável por regular o sono e a vigília, além do crescimento, auxilia no sistema imunológico e no controle do estresse.

Ele nos liga ao mundo espiritual

Espiritualmente falando, este é o chakra responsável por nossa ligação com o mundo espiritual que nos permite ver com o “Terceiro Olho” o mundo que é invisível para a maioria de nós.

Nossa intuição e capacidade de acreditar no invisível se dá a partir do equilíbrio deste chakra, assim como o nosso poder de criatividade, nos tornamos pessoas mais fortes e confiantes quando este centro de energia esta equilibrado e ativado, sem excesso ou ausência de energia.

Existe uma percepção real das coisas quando estamos conectados a força deste chakra. Nós conseguimos enxergar as coisas como de fato elas são, e confiamos em tudo que observamos.

Quando equilibrado, somos sustentados por uma certeza de que tudo esta como deveria estar, não existe aqui a falta de confiança e respeito pelo tempo de cada coisa, e a resolução de tudo no seu tempo certo.

Como dito acima, este chakra nos conecta diretamente com as nossas intuições que nada mais são do que lembretes das nossa espiritualidade. Não nos deixando assim esquecer que tudo passa, e que o mal nunca será para sempre, assim como o bem também passará.

Sinto pressão no chakra frontal, é normal?

Sentindo pressão nos chakras

Quando este ponto de energia está bloqueado ou desequilibrado é normal que sinta-se uma pressão ou dor na região onde ele esta localizado, ou seja, no meio da testa e que podemos confundir com dor de cabeça ou sobrecarga nos olhos.

Não é normal sentir dor! A dor, a pressão e o mal estar devem ser usados para alertar sobre algo que não está bem, que precisa ser melhorado ou tratado.

A dor só existe para avisar o corpo que algo não esta bem, assim como acontece com as nossas energias quando somos “sugados” energeticamente. Sempre que isso acontece sentimos um grande mal estar e uma fraqueza que não conseguimos entender.

Estas reações físicas são para alertar que o energético, o emocional e espiritual não estão bem e que é preciso fazer alguma coisa com relação a isso.

Podemos fazer energização, respiração ou meditação. Basicamente, tudo que possa ser feito para acalmar a mente e expulsar o que provocou o desequilíbrio.

7 Sintomas de que tem o chakra frontal desequilibrado

Sintomas do chakra do terceiro olho desequilibrado

Vale sempre lembrar que os chakras precisam estar sempre em equilíbrio! A ausência ou excesso de energia sempre provocam sintomas e sentimentos ou emoções confusas e perturbadoras.

Mas vejamos o que pode ocorrer quando houver o desequilíbrio deste chakra.

1. Falta de confiança na intuição

O primeiro ponto a sentir o desequilíbrio é sua intuição. A pessoa passa a desacreditar no que sente e começa achar que é coisa da própria cabeça.

A pessoa perde a confiança na espiritualidade e já não sabe mais se esta sendo guiado por espíritos do bem ou do mal.

Eu gostaria de deixar aqui uma observação neste sentido:

Sempre que você receber um aviso ruim, coisas como “não vai dar certo” ou “desista pois você já perdeu”, ou coisas que o valha, a comunicação está partindo de um espírito de pouca ou nenhuma luz e grau de evolução inferior.

Quando a mensagem é passada por um espírito de luz ele usará formas diferentes para dizer a mesma coisa, ou seja, para a afirmação “não vai dar certo” ele usará aguente mais um pouco, que em breve as coisas se acertam, ou para a afirmação “já perdeu” ele dirá ainda não é o seu momento.

Percebem a diferença do tom e da forma como as mesmas coisas são ditas?

Em desequilíbrio, a tendência é apenas se conectar e aceitar como verdade influências que não são boas e nem nos pertencem.

2. Fanatismo

Quando desequilibrado pode provocar o fanatismo, e a pessoa começa a achar que tudo que vem a sua mente é informação espiritual e importante.

Pode ainda desenvolver hábitos ruins e preconceituosos, como por exemplo:

  • Se eu não for a igreja no mínimo três vezes por semana as coisas vão começar a dar errado;
  • Ou ainda, se eu não fizer tal coisa por sete dias vou ter uma onda enorme de azar.

O cuidado aqui é para não se bitolar, fanatizar, e não conseguir enxergar as coisas e pessoas como elas de fato são.

3. Indecisão

A falta de opinião sobre coisas que antes as tinha, pode ser um sinal de desequilíbrio neste chakra.

A pessoa deixa de ter certeza no que antes era certo, não consegue responder a um questionamento sem que haja uma dúvida enorme e várias possibilidades para se fazer a mesma coisa.

Parece que tudo fica bem confuso na vida da pessoa. O que antes sabia com toda a certeza, agora não sabe. Fica na dúvida se o que sabe está correto e se alguma vez esteve. Pode parecer algo estranho, mas a verdade é que é um grande sintoma de desequilíbrio.

4. Fragilidade

A ausência de energia neste chakra transforma uma pessoa que antes era forte em fraca.

Coisas que antes não causavam nenhum abalo emocional passa a ter uma grande importância, e esta fragilidade provoca o medo que o paralisa! Não consegue mais resolver situações com a certeza e convicção que tinha antes.

O que antes era bem simples de resolver, agora é bem mais complicado. Coisas que os outros faziam que não nos afetavam, agora passam a afetar. Começamos a dar mais importância às coisas que não devemos, pois estamos frágeis.

5. Vícios

Aqui o vício pode ser qualquer um, bebida, drogas, sexo ou a alimentação. A pessoa se torna fraca e passível de se viciar em algo ou em alguém, o que é ainda pior.

Necessidades que não tinha antes passa a ter, perdendo assim a conexão com a espiritualidade superior e se conectando com a inferior.

6. Estafa

Quando este chakra esta sobrecarregado de energia a pessoa sente uma estafa mental, já que este chakra esta ligado ao nosso emocional e intuição.

A mente se cansa por pensar demais em várias coisas ao mesmo tempo, sem chegar a nenhuma conclusão sobre qualquer coisa.

Esgotamento mental, estafa e dificuldades de concentração são sinais de muita energia sendo retida e não administrada.

7. Alucinações

Elas acontecem quando esta chakra esta com excesso de energia, a pessoa passa a ver coisas, vultos, pessoas, coisas que podem se mover, é sempre bom lembrar que uma das funções deste chakra é a criatividade, e uma mente muito criativa ou que não para de pensar, pode mesmo levar a ter alucinações e visões que não são verdadeiras.

Como equilibrar o chakra do terceiro olho?

Equilibrando o chakra frontal

Algumas posições e Yoga ajudam muito a equilibrar este chakra, isto porque estes exercícios sugerem momentos de controle da respiração o que faz com o que ar circule de forma correta por todo o nosso corpo.

Respirar de forma correta acalma a mente, regula os batimentos cardíacos e faz o sangue correr em nossas veias recompondo os estragos causados por um desequilíbrio.

A meditação também é um outro caminho muito importante para o equilíbrio e desbloqueio do chakra frontal ou terceiro olho, na meditação este é um chakra muito trabalhado.

Mas ainda podemos reequilibrar nossos pontos de força e energia, usando as cores e as pedras com aplicações diretas no chakra em questão.

Como ativar o terceiro olho em 3 dias?

Ativando o Terceiro Olho

Tudo o que fazemos influência diretamente o nosso campo energético, desde o que comemos, a quantidade de horas que dormimos, o quanto de água bebemos ao longo do dia, e principalmente as nossas reações diante de problemas no dia a dia.

O Yoga tem um papel muito importante quando falamos sobre equilíbrio e energização dos chakras, existe um posição que é conhecida como a posição dos golfinhos, mas seu nome é ardha pincha mayurasana.

Esta postura ou posição, é capaz de aumentar a circulação no rosto e no cérebro o que acaba por estimular o chakra frontal, uma vez que o sangue circula com maior facilidade para a área do rosto.

Porém, o ideal é que se tenha como hábito a pratica do Yoga e não apenas em momentos de desequilíbrio, assim como a pratica da meditação.

A influência deste chakra na sua vida

A influência dos chakras na felicidade

Venho falando sobre isso em todos os outros artigos sobre os chakras, e não poderia ser diferente neste artigo.

Todos os chakras são importantes em nossas vidas, não dá para descuidar de qualquer um deles ou cuidar muito de apenas um, todos representam órgãos vitais para a nossa saúde física e mental.

Com o terceiro olho, estamos falando sobre a nossa capacidade de acreditar em nós mesmos, na força que temos por confiar na espiritualidade e no universo como centro gerador de tudo e que coloca tudo e todos em seus devidos lugares.

Sem a força deste chakra nos tornamos pessoas inseguras, confusas, que duvidam de tudo e com uma tendência a acreditar apenas no que não é bom.

Entretanto se estivermos com ele equilibrado e desbloqueado, nos tornamos pessoas mais criativas, confiantes, intuitivas e que segue adiante sempre e sem medo, pois sabe que a vida só trabalha para o melhor.

Eu participei de uma aula sobre terapias energéticas, onde a professora ou instrutora, disse o seguinte: “é preciso ter o caos para que o progresso aconteça”, fiquei pensando nesta frase e na afirmação que ela faz.

E entendi que é uma grande verdade, ou pelo menos para mim neste momento, não existe progresso nem evolução quando não existe conflito, dúvidas e o caos.

Conclusão

Só conseguimos perceber a importância de ter saúde quando a perdemos, de ter paz quando a perdemos, de ter família quando estamos sozinhos.

Com nossos centros de energia não poderia ser diferente, só notamos que o caminho não esta mais tão certo, quando por qualquer razão perdemos o caminho inicial ou estagnamos.

Por isso, se nossa função primária neste mundo é evoluir espiritualmente, precisamos estar preparados para os sinais de que estamos ou não no caminho.

O terceiro Olho, é a expansão além do que podemos ver com estes olhos da matéria, é a confirmação do mundo espiritual atuante e disposto o tempo todo a nos ajudar nesta evolução.

E mantê-los equilibrados, limpos e desbloqueados é o mínimo que podemos fazer, se não pela energia do todo, pela nossa energia e bem estar.

Nos alimentamos todos os dias para que o corpo suporte as atividades diárias a que será testado, com a nossa energia não poderia ser diferente, precisamos cuidar da nossa energia vital, alimentando de ar com uma respiração correta, de bons pensamentos, e de bons hábitos em todos os sentidos.

Comece por não reclamar e respirar, você vai ver no final do dia a diferença destas pequenas atitudes, e não esqueça de tomar sol sempre que for possível.

Antes de sair, recomendamos que assista ao vídeo acima. Ele mostra como desbloquear e ativar este chakra através da meditação. Então, é algo que pode ser bastante útil para a sua vida!

Leia também: