Embora os banhos de ervas façam parte da Umbanda, você sabe quais os melhores banhos para limpeza espiritual na Umbanda? Vou falar e ensinar todos eles, assim como as melhores ervas e os seus benefícios espirituais.
Vamos trazer neste artigo a importância dos banhos de ervas e suas funcionalidades, existem banhos para quase todo tipo de problema energético e espiritual.
Composto às vezes por apenas uma erva ou uma combinação entre elas, para que o efeito seja ainda melhor. Tudo depende da sua necessidade e de como se sente. Seja qual for o banho que procura, tenho a certeza que o vai encontrar neste mesmo artigo.
Eu já tomei centenas de banhos, sendo que sou a pessoa indicada para ensinar o melhor para você. Então, simplesmente continue lendo este artigo.
Importante, temos de qualificar as ervas
Em primeiro lugar precisamos “qualificar” as ervas e entender como elas são usadas e para qual finalidade, para facilitar o entendimento vou dividir as ervas em três categorias, são elas:
- Ervas quentes ou agressivas: que são ervas que tem como princípio os verbos derreter, limpar, dissolver, anular, cortar, entre outros, estas ervas são excelentes para a limpeza energética retirando do corpo e do espírito todas as larvas, miasmas e formas pensamentos negativas.
- Ervas mornas ou equilibradoras: que são ervas que fazem uso dos verbos, equilibrar, ajustar, harmonizar, corrigir desvios de banhos com ervas quentes, estas são ervas que podemos usar em nosso dia a dia.
- Ervas frias ou especificas: são ervas de uso medicinal, mas que podem ser usadas para banhos, como é o caso do boldo que serve para reparar o fígado mas pode ser usada para banhos de proteção ou manutenção.
Quando me refiro as ervas como quentes, mornas ou frias, estou falando da qualidade da erva e não da temperatura da água em que o banho deve ser feito.
Além disso, só os banhos com ervas mornas e frias podem lavar a cabeça. As ervas quentes devem ser usadas sempre para banhos do pescoço para baixo.
Alguns banhos devem ser feitos antes de dormir, pois são bem fortes e podem causar um certo desequilíbrio momentâneo quando da retirada das larvas e miasmas astrais.
Outros podem ser feitos logo pela manha para proteger a pessoa nas atividades e influencias energéticas do dia a dia.
Podemos ainda dividir as ervas em femininas e masculinas, calmantes, fortalecedoras da mediunidade e intuição. Mas falaremos delas mais adiante! A ideia aqui é mostrar que as ervas servem para muitas coisas, e cada uma delas tem o seu destino certo dentro da espiritualidade.
Recomendamos
7 Banhos para limpeza espiritual na Umbanda
Antes de ensinar como fazer os banhos, gostaria de dizer que dentro da Umbanda teremos os banhos divididos por:
- Descarrego que geralmente são os de limpeza mais fortes,
- De limpeza que podem ser usados logo após um banho de descarrego
- O banho de defesa, estes são para todos.
Para os médiuns e trabalhadores teremos ainda alguns outros como os de fixação, atração, fortalecedor da mediunidade, entre outros.
1. Banho para limpeza espiritual com sal grosso
Este é um banho dos mais comuns devido à sua facilidade de realizar e do elemento a ser usado. Porém, apesar de sua simplicidade, ele é muito poderoso. É tão poderoso que é preciso tomar um banho equilibrador até 36h depois que tomou o banho de sal.
Materiais:
- Água;
- Sal Grosso.
Preparação:
- Ferva uma quantidade boa de água, que pode ser um litro ou quase um litro;
- Desligue o fogo e adicione o sal, quando falamos de quantidade eu prefiro dizer que são pequenos punhados, que podem ser 3, 5 ou 7;
- Espere esfriar ou até ficar em uma temperatura que possa se banhar.
O sal grosso é um elemento quente e agressivo, por isso não se lava a cabeça com ele, a não ser que seja recomendado por uma entidade da Umbanda ou Candomblé, no geral a cabeça é poupada pois o sal derrete, queima, desintegra o que existe de ruim , mas também leva as energias boas.
Por isso, a necessidade de se tomar um banho equilibrador depois de algumas horas que se tomou o banho de sal.
2. Banho de bagaço de cana
Este é um excelente banho para limpezas profundas espirituais, eles agem como o sal retirando do espírito as larvas e miasmas astrais, este é um banho de erva quente que pode ser composto por mais de uma erva.
Materiais:
- Bagaço de cana;
- Água;
- Álcool.
Preparação:
- Aqueça uma quantidade boa de água, aqui vou sugerir um litro de água;
- Desligue o fogo e coloque o bagaço de cana e o álcool;
- Espere até que a água esteja impregnada com os elementos.
Este banho deve ser feito do pescoço para baixo e apenas uma vez com álcool, se for repetir o banho retire o álcool da mistura.
Tome seu banho de higiene normal e logo em seguida o banho de bagaço de cana, faça este banho a noite quando for dormir, o ideal é não sair de casa depois do banho.
3. Banho com casca de alho
Outro banho muito forte para limpeza, este é feito com a casca do alho, aquela casca branca que envolve a cabeça do alho e não os dentes.
Materiais:
- Casca de alho;
- Água.
Preparação:
- Aqueça uma quantidade de água, aqui eu diria que podemos usar duas xicaras, pois a intenção é a impregnação da casca do alho na água;
- Desligue o fogo e coloque as cascas na panela;
- Abafe com um pano ou tampa para que a água seja impregnada com o alho.
Depois do seu banho normal, jogue esta água do pescoço para baixo, esta é uma erva quente e não deve ser usada na cabeça.
4. Banho de descarrego forte
Para este banho vamos usar mais de uma erva a combinação de ervas aqui fortalece a sua eficácia, mas caso não tenha alguma erva use as que tem em número ímpar.
Materiais:
- Folhas de eucalipto, casca de algo, bagaço de cana, folhas de bambu e folhas de pinhão roxo;
- Um litro de água;
- Ferva a água, desligue o fogo e coloque as ervas, abafe e deixe que a água se impregne das ervas.
Preparação:
- Tome seu banho normal antes de tomar com estas ervas;
- Use este banho do pescoço para baixo, são ervas quentes e com uma ação potencializada e por isso não podem lavar o Ori ( Orixá de Cabeça);
Este banho deve ser feito antes de ir dormir, não tome este banho de manhã ou se precisar sair de casa, o ideal é tomar sempre em quantidades ímpar como 3, 5, 7 ou 9 vezes, tudo de acordo com as orientações da entidade que pediu.
5. Banho para afastar egun de uma pessoa
Egun é um espírito desencarnado e sofredor que no geral não deseja o mal, mas acaba provocando quando suga as energias da pessoa.
Alguns males que sofremos são por influencia de eguns, mas que fique claro que nem tudo é egun, muitas das experiências que vivemos boas ou ruins são provocadas por nós mesmos.
Materiais:
- Salsinha, dandá da costa (junco), São Gonçalinho;
- Água mais ou menos um litro mais ou menos.
Preparação:
- Coloque a água para ferver, assim que ferver desligue o fogo;
- Coloque as ervas nesta água e abafe para a concentração das propriedades das ervas;
- Após seu banho normal, jogue esta água do pescoço para baixo.
Geralmente quando falamos de banhos de descarrego ou de limpeza profunda, estes devem ser feitos antes de dormir, nunca pela manhã a não ser que tenha sido uma orientação da entidade que pediu o banho.
6. Banho de descarrego para sete dias
Este banho não deve ser interrompido, são sete dias na sequência para que não haja tempo de fortalecimento das energias ruins que estão impregnadas em seu espírito.
Materiais:
- Água;
- Palha de alho;
- Arruda;
- Alecrim;
- Espada de São Jorge;
- Sal grosso;
- Boldo do chile, folha da costa, uma pitada de sal comum e duas pitadas de açúcar.
Preparação:
- Coloque a água para ferver um litro mais ou menos, desligue o fofo e coloque as ervas o sal e o açúcar;
- Tampe a panela para abafar as ervas e para que possa liberar seus elementos na água;
- Tome seu banho normal e depois tome banho com esta mistura, lave do pescoço para baixo.
Alguns banhos precisam ser feitos por sete dias exatamente e de preferência no mesmo horário, é como tomar antibiótico que não pode passar do horário e não pode deixar de tomar um dia.
Isso porque algumas influencias se transformam quando se deixa de tomar um dia da sequência, por isso faça os banhos em todos os dias, e procure ir para a cama assim que o fizer.
7. Banho contra Egun
Já falamos o que é egun mas reforço aqui, egun é todo espírito desencarnado e sofredor que se aproxima de nós para se alimentar de nossas energias vitais, no geral não querem o nosso mal, mas precisam da energia por isso as sugam o tempo todo.
Materiais:
- Sete folhas de limão, cravos da índia e três punhados de sal grosso;
- Água, mais ou menos um litro.
Preparação:
- Coloque a água para ferver, desligue o fogo e coloque os elementos, abafe a panela para a liberação das propriedades dos elementos na água;
- Após o seu banho normal, tome este banho do pescoço para baixo.
A diferença deste banho é que ele precisa ser feito durante sete segunda- feiras seguidas, não é para tomar todos os dias, e sim toda segunda feira até completar sete segundas.
Recomendamos
Quais são as melhores ervas para uma limpeza espiritual na Umbanda?
Não existe a melhor erva ou a pior, existe a necessidade de cada pessoa e o uso correto das energias oferecidas pelas ervas e alguns elementos.
Quando falamos de banho de ervas estamos falando sobre os verbos que as comandam, sem esta imantação ou direcionamento o banho não passa de água com ervas.
Por isso o mais importante durante o banho, seja ele de ervas ou não, é o direcionamento que se dá para aquele ato, não podemos esquecer que a água é condutora de energia, então fale com a água ordene que ela limpe e refaça suas forças.
Às vezes estamos fazendo tudo certo, usando as ervas que foram pedidas, respeitando os preceitos de lavar ou não a cabeça, seguindo as orientações das entidades, mas se não direcionarmos aquilo tudo para o que precisamos, nada vai acontecer.
Então em resposta a pergunta feita anteriormente, não é a erva que é mais forte, mais fraca ou mais eficiente, o que importa é a intenção que colocamos no banho, o direcionamento que damos a ele.
Isso é tão importante que caso você não tenha em casa nenhuma erva mas, precisa tomar um banho para se livrar de algumas energias ruins, basta direcionar a água que vai se banhar.
Peça a ela por força, reposição de energia, refazimento, e direcionamento para quem por ventura estiver lhe atrapalhando energeticamente.
E perceba a diferença.
Quando devo tomar um banho de limpeza e proteção?
Conforme a sua necessidade, às vezes sentimos que estamos enfraquecidos ou desequilibrados por alguma energia externa, ou exposição alguma situação que nos desgastou, este com certeza é o momento de tomar um banho de ervas.
Aliás, este banho pode ser para limpar, proteger, acalmar ou para fortificar, depende da sua necessidade e do que tem em casa para preparar o banho.
Um bom banho calmante pode ajudar muito mais do que um de proteção, sem retirar os benefícios e méritos de cada um deles.
Às vezes o que precisamos é apenas de algo que levante a nossa auto estima e algumas ervas podem nos ajudar com isso por exemplo:
- Ervas femininas: Rosa vermelha, Artemisa, Malva e Hortelã, o hortelã aqui vai servir com erva calmante mas tenha cuidado no momento de usar, se colocar demais ficará agitada o ideal é sempre colocar poucas folhas.
- Ervas Masculinas: Folha de café, Louro, Romã, além de melhorar a auto estima ainda trabalham com o fator de atração, atraindo as coisas materiais, como trabalho, dinheiro ou bens.
O único cuidado que precisamos ter ao tomar um banho é respeitar as combinações de ervas, a quantidade que deve ser sempre ímpar das ervas e a forma de fazer e tomar o banho, se ele será do pescoço para baixo ou se pode lavar a cabeça.
O ideal é pedir para uma entidade de passar um banho para o momento atual e para quando precisar se energizar.
Fazer uma limpeza energética com banho pode me prejudicar?
Com toda a certeza NÃO!
Precisamos observar algumas coisas, como os tipos de ervas e suas combinações, pois algumas retiram muito as nossas energias e se não soubermos como repor passaremos mal.
Um outro fator que deve ser levado em consideração é o fato de se lavar ou não a cabeça com as ervas, pois já aprendemos que existem ervas que são quentes e que não podem ir para a cabeça a não ser que seja recomendação de uma entidade.
Fora isso, não existe nenhum perigo ou prejuízo, muito pelo contrário só existem benefícios para quem toma e para quem esta energeticamente unido a esta pessoa.
Entretanto como dito anteriormente não adianta tomar um banho de ervas sem que este seja direcionado para a sua finalidade, não adianta tomar um banho calmante se seus pensamentos nãos e acalmam e nem são direcionados para isso.
E para finalizar, sempre que puder tome um banho de ervas, você vai ver a diferença que ele faz no ânimo, na disposição e na forma como passamos a enxergar as coisas.
E então, o que achou de todas as receitas de banhos para fazer uma limpeza energética e espiritual? Qualquer dúvida que tenha em fazer qualquer um deles, não hesite em me perguntar. Irei responder o mais rapidamente possível!
Leia também:
- 5 Banhos de Cravo e Canela (com mel e perfume para atração)
- 4 Banhos de Rosas Vermelhas: Com açúcar, canela e champanhe
- 3 Banhos de folha de manga: Aproveite os benefícios espirituais da mangueira!
Deixe o seu relato