9 Tipos de Cruz e Significado: Católica, no Espiritismo e Umbanda

9 Tipos de Cruz e Significado: Católica, no Espiritismo e Umbanda

Existem diversos tipos de cruz com significados diferentes.Temos cruzes na religião católica, na Umbanda e até na mitologia Grega. Porém, qual será o seu papel, significado e força? Eu vou explicar tudo ao longo deste artigo!

Há muito tempo a cruz simboliza além do flagelo de Jesus Cristo, ela representa a força da vida após a morte, a vitória do bem contra o mal.

Pode ainda simbolizar as dificuldades pelas quais teremos que passar durante a nossa vida, quando usamos a expressão: “cada um carrega a cruz que tem”, ou seja, cada um fará o seu sacrifício para alcançar o que deseja, ou apenas ajustar as contas se for o caso.

Apesar de às vezes não percebemos, sempre fazemos o sinal da cruz quando nos deparamos com uma situação difícil e ainda usamos os termos:” que Deus nos ajude” ou ainda ” Cruz credo o que é isso”, entre outras expressões de espanto e medo.

A cruz mais famosa é aquele em que Jesus Cristo foi crucificado, a de duas madeiras uma na posição vertical e a outra na posição horizontal, mas existe outras além desta, vejamos.

9 Tipos de cruz e o seu significado

Tipos de cruz

Além da cruz tradicional que conhecemos, aquela em que Jesus Cristo foi crucificado, ainda teremos outros tipos que guardam outros significados.

Contudo, e apesar da variedade de formatos e simbologias ou significados, a cruz originariamente quer dizer ou quer representar a fé em Jesus Cristo e esteja ele em qualquer religião, sempre será Jesus Cristo.

1) Significado da cruz católica

Para os católicos a cruz é um dos símbolos mais importantes da igreja, porque marca o sofrimento e morte de Jesus para a ressureição no terceiro dia, livrando assim o mundo de seus pecados.

Segundo a igreja católica basta que se arrependa do mal que cometeu para ser perdoado.

Os católicos costumam levar uma cruz com eles para todo o lado. Isso, pois a cruz é também um símbolo de ajuda e de proteção quando mais precisam.

É comum usar uma cruz no carro, por exemplo, pois serve para nos proteger durante a viagem. É um símbolo de grande ajuda, proteção e fé. A cruz é o símbolo mais importante de todos para os católicos, pois está diretamente ligado a Jesus Cristo.

Quando alguém falece, é colocada uma cruz na sua campa. Isso porque a cruz serve como proteção não para o corpo, mas sim para a alma que acabou de desencarnar. A cruz vai ajudar essa alma a seguir o caminho da luz, o caminho de Jesus.

2) Cruz na Umbanda

Na Umbanda a cruz em pontos riscados por entidades representa seu ponto de força, que no geral é no cemitério.

Teremos então a cruz como representação de Jesus que para os umbandistas é o nosso Pai Oxalá, e ainda para as entidades que trabalham sob o comando das almas são eles: Preto Velho, Pai Obaluayê, Pai Omulu, e Exus e Pombogiras.

3) Cruz Grega

Esta cruz foi muito utilizada no século IV, conhecida também como cruz básica, simboliza os:

  • Quatro pontos cardeais;
  • Quatro ventos;
  • Disseminação da palavra de Deus.

4) Significado da cruz no espiritismo

O kardecismo tem uma visão a respeito da cruz muito parecida com os católicos, mas guarda uma diferença, enquanto os católicos acreditam que Jesus morreu para livrar a humanidade dos seus pecados, os espiritas acreditam que cada de um nós paga por suas faltas, ajustando suas contas através da reencarnação.

5) Cruz um circulo

Também conhecida como a cruz celta, simboliza a fertilidade e é utilizada pelos que acreditam, como um talismã.

Apesar de ser um símbolo exclusivo dos celtas, algumas igrejas protestantes também fazem uso dela como representação do nascimento, morte e ressurreição de Jesus.

6) Cruz Inca

A cruz Inca também é conhecida por cruz andina ou ainda chakana, parece muito mais com uma escada de quatro lados que no final forma um quadrado, não lembrando em momento algum uma cruz.

Simboliza portanto os:

  • Quatro pontos cardeais;
  • Quatro estações do ano;
  • Quatro elementos.

7) Cruz de Caravaca

Também conhecida como a cruz de Lorena, a cruz de Caravaca amuleto que fala e enaltece a Providência Divina.

Existe uma lenda que diz, que dentro desta cruz existe um pedaço da cruz onde Jesus foi crucificado.

8) Cruz Ankh

Conhecida como a chave da vida, esta cruz era utilizada apenas pelos nobres e faraós com o intuito de trazer proteção e prosperidade.

Além disso, em outras culturas ela representa a união do masculino e feminino.

9) Cruz de Malta

Cada ponta desta cruz representa os deveres dos cavaleiros, esta cruz é conhecida como a cruz da Ordem dos Cavaleiros ou a Ordem de Malta.

Os deveres são:

  • Ter fé;
  • Viver na verdade;
  • Ser sincero e incondicional;
  • Ser misericordioso;
  • Amar a justiça;
  • Arrepender-se dos pecados;
  • Suportar a perseguição;
  • Dar prova de humilde.

Agora que viu todos os tipos de cruzes, tenho ainda algo bem interessante para lhe ensinar. Então, ainda não vá embora, continue lendo o artigo mesmo abaixo!

Devemos andar sempre com uma cruz?

Benefícios de carregar cruzes

Depende muito da sua religião e do que a cruz simboliza para você.

Os católicos geralmente carregam consigo um rosário, ou apenas um crucifixo, seja em forma de corrente ou apenas dentro da bolsa.

Com certeza para eles todos deveriam andar com uma cruz, por representar proteção ou ainda para não se esquecer nunca de Jesus.

As que são benzidas, ou borrifadas com água benta ganham ainda mais valor de proteção e amparo para um católico.

Portanto, tudo vai depender da sua crença, da sua religião e dos seus pensamentos. Nada acontecerá de forma automática, tudo o que nos acontece foi “aceito” ou “pedido” por nós, por pura invigilancia dos pensamentos.

Então, carregar uma cruz apenas lhe vai trazer benefícios espiritas. Porém, precisa acreditar no poder dessa cruz e não andar com ela apenas por andar.

É importante relembrar que a força está nos nossos pensamentos, na nossa crença e na nossa fé. Sendo assim, se não tiver fé na cruz e se não acreditar nos seus poderes, ela pode não ter qualquer efeito em você.

Porém, se você acreditar e tiver fé na cruz, ela pode-a/o ajudar verdadeiramente durante a sua vida.

A cruz pode nos oferecer proteção espiritual?

As cruzes e a proteção espiritual

O fato de andar ou não com uma cruz não nos garante que teremos sorte ou que seremos protegidos, isso porque a cruz por si só não faz nenhum milagre.

Existe sim alguns espíritos do mal que temem a cruz por sua força e representatividade, então neste sentido eu diria que ter uma cruz consigo é sempre bom.

O importante ao se usar uma cruz ou qualquer outro amuleto de proteção é a imantação que daremos ao objeto, é o que pensamos no momento em que estamos energizando este objeto.

Com a cruz não seria diferente, ainda que ela possa afastar espíritos ruins por sua simbologia, é preciso que ela seja programada para dar proteção e paz para quem a usa.

Isso significa que você precisa usar ela acreditando nos seus poderes. Portanto, a sua fé vai ser tão ou mais forte que a cruz em si.

Use a cruz, acredite nos seus poderes e na sua força. Isso vai fazer com que tenha uma enorme força a seu favor! Desse modo, pode ter a certeza que obterá uma grande proteção e ajuda espiritual usando ela.

O significado das cruzes pode ser negativo?

Desvantagens das cruzes no catolicismo e Umbanda

Algumas pessoas acreditam que se uma cruz estiver de cabeça para baixo a pessoa terá azar, ou sofrerá de algum mal.

Existem ainda outras que acreditam que se enterrar uma cruz com o nome de uma pessoa, fará mal a ela.

Eu prefiro acreditar que o mal esta na pessoa e não em objetos que ela tenha ou venha a ter, a cruz nunca representou o mal, em momento algum, sempre em toda a sua história ela representa o bem que vence o mal e não o contrário.

Por isso, eu não acredito que ter ou carregar uma cruz seja negativo em qualquer sentido, mesmo as cruzes que não são as tradicionais para os católicos apostólicos romanos.

Existem pessoas que fazem rituais do mal com cruzes, mas elas não estão usando a cruz como deveriam. Usam a cruz para atrair coisas ruins e não coisas boas. Além do mais, nesses rituais são usadas cruzes invertidas, cortas, etc.

Sendo assim, não existe qualquer tipo de mal ou perigo em usar uma cruz. Aliás, pelo contrário, apenas terá coisas boas e positivas para aproveitar!

A cruz lembra sempre um momento de muito sofrimento para o filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, e ter uma consigo pode fazer com que você se lembre o tempo todo do calvário ou que agradeça o tempo todo por estar aqui tentando ajustar suas contas com a espiritualidade.

E então, consegui esclarecer todas as suas dúvidas? Acredito verdadeiramente que sim! Porém, caso reste alguma questão, peço que deixe um comentário neste mesmo artigo.

Leia também: