O que significa quando uma imagem de Santo quebra?

O que significa quando uma imagem de Santo quebra?

Esta é uma pergunta frequente, o que significa quando uma imagem de Santo quebra, logo em seguida o que devo fazer com ela?

Portanto, vou começar este artigo falando um pouco sobre as imagens, e depois o que pode significar.

Quando falamos de uma imagem de Santo, estamos dizendo que aquela imagem representa tal Santo e não que seja o próprio, ou seja, uma imagem de Jesus Cristo não é Jesus e sim uma representação.

Portanto se ela caiu e quebrou, não estamos recolhendo os pedaços do nosso Senhor Jesus Cristo e sim pedaços de uma estatueta de gesso que representava o Santo.

Não quero de maneira nenhuma diminuir a importância das imagens e seu significado que é a materialização da Fé, mas não posso também exaltá-los além do que são.

O que significa quando uma imagem de Santo quebra?

O que significa quando uma imagem de Santo quebra

Uma imagem de Santo pode se quebrar por algumas razões, inclusive o tempo, calor ou frio excessivos podem danificar uma peça de gesso ao ponto de quebrá-la.

Teremos ainda o fato dela cair no chão, ou durante o transporte de um lugar para o outro ela trincar, e quando formos colocar no altar ela simplesmente quebrar.

E se isso acontecer, os mais fanáticos dirão que é um sinal dos céus de que alguma coisa ruim esta para acontecer.

Porém, acreditem não existe este lado maligno neste evento. O máximo que pode acontecer é alguém esbarrar em uma imagem e ela cair, e pode ser que seja por vontade da própria imagem.

Não entendi, como assim da própria imagem?

Na Umbanda usamos muito nossas imagens e cuidamos muito delas. Como disse anteriormente quando limpo a imagem de Mãe Iemanjá, não estou limpando a Orixá e sim uma imagem.

Pois bem, vamos então supor que no momento em que estou limpando a imagem cai e quebra, qual o significado disto?

Falta de cuidado da minha parte ou falta de atenção! Mas nunca seria um sinal de que Mãe Iemanjá não quer que eu a toque por exemplo.

Mas ainda usando o mesmo exemplo, vamos então imaginar que antes que eu a limpe ela simplesmente quebre em minhas mãos.

Neste caso eu poderia imaginar algumas situações, a primeira delas é que já estava quebrada antes de eu a tocar.

Depois que por um evento de temperatura ela fragilizou e quebrou.

Ou ainda que a imagem se partiu pois existe uma demanda em nossa casa e é preciso fazer alguma coisa.

Como eu não saberei no momento o que pode ter acontecido, vou recorrer ao meu Pai de Santo que vai me dizer o que deve ser feito.

Na verdade quando falamos de demandas, precisamos lembrar que são energias negativas enviadas para um local ou pessoa, e que podem sim serem absorvidas por objetos para não afetar as pessoas.

É sinal de azar?

Não acredito que seja, não neste sentido espiritual. Mas precisamos lembrar que a imagem materializa a Fé e crença, por isso se você achar que é um sinal de má sorte, assim será.

Quando a imagem é quebrada de forma proposital, ou seja, quando a intenção é quebrar e por maldade, o mal já esta em que o fez e não precisa ainda de nenhum tipo de azar.

Devo fazer alguma coisa quando isso acontece?

Depende do que esta sentindo neste momento, se achar que precisa despachar em um ugar da natureza, o faça, se achar que precisa apenas repor, faça.

No geral quando quebramos sem a intenção de quebrar, o normal é que se queira comprar rapidamente outra para colocar no lugar.

Preciso ficar preocupada(o)?

Não, não existe motivo para preocupação! Não haverá por parte da espiritualidade nenhum tipo de retaliação por conta da imagem que se quebrou.

Também não terá 7 anos de azar ou um período de má sorte! Por isso, não ficará doente e nem desempregado.

Mas, não se esqueça que tudo esta em sua cabeça, o seu pensamento é capaz de atrair ou afastar qualquer pensamento.

Onde despachar imagens de Santos?

Despachar imagem de Santo

Esta é uma questão muito particular de cada um, ou ainda de cada terreiro, cada um terá a sua forma particular de despacho.

Não sou muito a favor de despachar estas imagens na natureza, afinal somos Umbandistas e deveríamos cuidar da natureza e não depredá-la.

Existem lugares como o Cantinho do Orixás aqui em São Paulo, onde você pode levar as imagens quebradas e deixar lá, os responsáveis pelo local vão quebrar ainda mais e transforma- lãs em cascalhos.

O que precisamos entender é que as imagens não são para os Orixás ou Guias, eles não precisam disto para terem suas forças e nos ajudar.

Na verdade, as imagens servem apenas para nós encarnados que precisamos ter um ponto de ligação material com o lado espiritual.

Portanto, se uma imagem quebrar e você sentir vontade de levá-la a uma igreja, ou um terreiro ou ainda deixá-la em um lugar da natureza faça, pois é seu coração que esta pedindo, e não fizer será cobrada por você e nunca pelas entidades.

Mas, se quiser apenas jogar no lixo também pode, afinal ela não representa as forças, e nem tão pouco a entidade ou Orixá, é apenas uma imagem de gesso.

Siga seu coração!

Portanto faça como o seu coração pedir, sem culpas ou medos.

Usamos as estatuetas de gesso para reforçar a nossa Fé, ou materializar a nossa Fé, o ser humano precisa ver para poder acreditar ou para pode ter como base alguma coisa.

Mas, em momento algum elas representam as força dos Orixás e das entidades, é antes de qualquer coisa um canal, por onde dirigimos nossas súplicas, pedidos e aflições, depositamos nossas esperanças e forças.

E então, já sabe o que significa quando a gente quebra uma imagem de Santo? Acredito que o significado não seja aquilo que espera, porém é a realidade em que pode e deve acreditar.

Recorremos sempre a uma imagem em momentos mais difíceis, e quando aliamos a isto uma vela temos a sensação, e quase a certeza de que seremos atendidos, na verdade seremos sim, de uma forma ou de outra, quer seja pela realização do que pedimos, quer seja pelo alívio que a oração e aquele momento de conexão nos trouxeram.

Leia também: