Com toda certeza não é fácil para nós perder um animal de estimação. Porém, se soubermos que ele vai para um lugar melhor e que isso tem um significado positivo, tudo fica mais fácil. Mas o que realmente significa quando um gato morre, no espiritismo?
Existem casos, que a morte do animal de estimação pode levar o dono a ficar em estado de luto por anos, tamanho o amor e carinho que compartilhavam.
Ás vezes, e não é raro, estes animais são tratados como membros da família. Ás vezes ocupam o lugar do filho que não se pode ter, e quando chega o dia da morte, o dono sofre muito.
Aliás, e sem exagero, existem cães e gatos que são tão evoluídos que só faltam verbalizar palavras! Pois falar eles falam com gestos e comportamentos.
Por isso, que quando os perdemos sentimos tanto, pois eram de fato amigos e companheiros inseparáveis.
O que os gatos representam no mundo espiritual?
Os felinos deste muito tempo são adorados, em algumas culturas são tratados como animais sagrados, atribui-se a eles a proteção, fartura e boa sorte.
Os gatos sempre foram vistos como animais místicos. É por isso que atraem os mais variados mitos e comentários, alguns não tão bons assim.
Por exemplo, por ser um animal independente algumas pessoas acreditam que eles não criem laços de apego com os donos, e que podem ir embora a qualquer momento sem que haja algum motivo aparente.
Mas isso não é verdade! Os gatos se apegam sim e sentem falta de seus donos. Aliás, quando um gato chega em sua casa no geral ele escolhe uma pessoa para cuidar e elege aquela pessoa como seu dono.
Com toda certeza os gatos são mais evoluídos espiritualmente falando, afastam a energia negativa de uma casa ou pessoa, além de serem guias astrais.
Portanto, se você tiver um gato e ele te escolheu como dono, fique sabendo que sempre que ele se esfregar em você ou dormir nos seus pés, é porque esta retirando de você energias ruins que encontrou.
O gato não dorme no local em que você quer. Ele escolhe o local por vibrações energéticas, e procura tampar todos os locais por onde a energia boa se vai.
Recomendamos
O que significa quando um gato morre, de acordo com o espiritismo?
Já sabemos que os gatos tem alma e que existe a reencarnação para eles. Falamos sobre isso em um outro artigo, e que a reencarnação acontecerá na mesma espécie, ou seja, se é gato voltará como gato.
Sei que existem algumas teorias contra ao que acabo de dizer, algumas religiões acreditam que os animais podem evoluir até a condição de humanos, mas não é sobre isso que irei falar.
Todos os animais de estimação, assim como os gatos ao morrer vão para um espaço na espiritualidade que alguns chamam de céu. E se seus donos já estiverem falecido eles vão se encontrar!
Porém, de qualquer forma existe um lugar na espiritualidade para os animais sejam eles de estimação ou não, todos serão cuidados por espíritos que lá estão e são responsáveis pelos animais.
Pode ser sinal de azar?
Nunca, azar no sentido de falta de sorte nunca! Mas azar no sentido de ter perdido seu amigo e protetor, levando em conta a relação que se estabeleceu entre os dois, gato e dono.
Pode não estar relacionado com o mundo espiritual?
Dificilmente, sabemos que nada no mundo acontece sem que haja a permissão de Deus. Por isso se um gato morreu ou qualquer outro animal de estimação, é porque chegou o momento. Simplesmente acabou o fluído vital que o animava.
Devo temer a morte do animal?
Sim, se estivermos falando sobre energias negativas, com a morte do gato a sua proteção de uma certa forma acaba, pois ele era quem realizava a sua limpeza energética tanto em você como em sua casa.
Mas, a morte de um gato nunca será um mal presságio. Será apenas uma grande tristeza para seus donos ou dono.
Recomendamos
A cor do gato interfere com o significado espiritual da sua morte?
Apesar de existir um mito sobre a cor dos gatos, e quando falamos de gatos pretos eles sempre estão associados a magia negra, a sua cor não influencia no tipo de morte que terá e quando será.
Ou seja, um gato branco não vive mais que um gato preto apenas devido a sua cor. O fluído vital é que determina o tempo de cada um aqui e não a sua cor.
Aliás, ter gatos de qualquer cor é sempre muito positivo por serem excelentes em limpeza energética!
Os gatos percebem de longe quando uma má energia esta chegando, ou quando o ambiente esta “carregado”.
Quando for adotar um gato você vai perceber que não é você que o adota, e sim ele que te adota e a cor deste gato não foi escolhida por você.
Se um gato preto te escolheu como dono ele fará as mesmas coisas que um gato branco, ou cinza ou todo malhado faria, ou seja, cuidar energeticamente de você e da sua casa.
Sabemos que cada gato consegue cuidar da energia de duas pessoas adultas sem se desgastar, portanto para uma família de 4 pessoas o ideal é ter dois gatos para que não se sobrecarreguem.
Gato Preto
O gato preto oferece proteção e segurança ao seu dono, absorve todas as energias negativas do ambiente e da pessoa.
Gato Branco
O gato branco também limpa e recolhe as energias negativas, porém traz com ele um poder de cura energética e equilíbrio para o ambiente.
Gato com mais de uma cor
Os gatos com mais de uma cor, vibram todas as cores juntas e oferecem energias positivas, fortalecimento de amizade, respeito e compreensão, além é claro de eliminar as energias negativas do ambiente.
E então, já sabe o que realmente significa quando um gato morre, de acordo com o espiritismo? Tal como viu, não é sinal de azar nem nada parecido. Por vezes, chegou simplesmente a sua hora de partir.
Gato não gosta de sujeira, de lugares sujos, quer sejam sujeiras físicas como espirituais, portanto se você tem um gato saiba que sua casa esta sempre limpa espiritualmente, quando um gato aparece em sua porta é porque ele precisa estar ali, a sua casa e as pessoas que vivem nela precisam da ajuda espiritual e energética daquele gato.
Leia também:
- O que significa quando um gato se aproxima de você?
- Significado Espiritual das Cores dos Gatos: A Energia das Cores!
- Significado Espiritual do Gato Preto | Eles são sensitivos?
Olá… Nunca gostei de gatos, um dia apareci na minha porta dnum dia de chuva. Meu pastor trouxe -o na boca até a mim. Hj ela tem 5 anos e por aqui, já passaram cerca de 19 gatos, os filhos e netos dela, de outra gata que adotou a gente como cuidadora. Ele quem teve a maioria dos filhotes , cerca de 6 ninhadas. Hoje é 3 um dia triste pois perdemos o 1° filhotinho que nasceu aqui. O floquinho. Foi de repente, um infarto. Tenho passado por muitas aprovações, minha casa aberta pra muitas pessoas , com negócio e agora com home Care. Pessoas de má fé e nesses últimos 3 meses perdi 4 gatos. Tento entender como isso acontece pois são bem tratados, e são até castrados. Vou para o lado espiritual. Entendi algumas dessas vezes que salvou a vida do meu marido e agora foi uma grande aspirador de energias negativas. Ele era nossa esponja. Sei que está agora no céu dos gatos. Ele foi um bom menino, defensor, anfitrião, carinhoso e amigo. Companheiro de todas as horas.. Agora são duas fêmeas em casa , a mãe dele.e a minha t Mi, e tem um tempinho que um gatinho preto pede comida na porta, estou cuidando. E sei que ele me escolheu pra me proteger. Assim é!
O que é bem tratado pra você?
Pra mim um animal bem tratado é vacinado, castrado, ração de qualidade e atendimento veterinário quando ficam doentes.
Você deixou os gatos terem crias atrás de crias e provavelmente até criou com parentes. Isso prejudica muito a qualidade de vida do animal.
Perdi minha gatinha de segunda pra terça envenenada. Num descuido ela saiu e não vimos. Minha vizinha mandou mensagem pra mim falando do ocorrido. Não pude nem enterrar seu corpo pois já havia recolhido. Estou sofrendo muito, devastada. Era uma gatinha meiga, muito carinhosa .Não merecia ter participado desta forma. Mas ontem a noite pude escutar seu miado e em seguida seu ronronar que saudade da minha pretinha.
Olá, meu gatinho de estimação foi atropelado na ultima secta feira treze.
Ficamos muito tristes pela perda do amimalzinho e como ele foi morto…ele servia de esponja na minha casa… dormia na cama bem juntinho a mim…será que foram muitas energias negativas que levou o animalzinho a ser morto atropelado?
Olá hoje é um dia muito triste perdi meu gatinho Léo com 11 meses encontrei ele na rua muito magrinho e meu Léo era cego de um olho ,levei no veterinário dei vacina e cuidei com todo amor e carinho e o Léo sempre dormia no meio do meu pé na minha cama ,e do nada ele foi perdendo o apetite não comia e não bebia água e só queria ficar dormindo levei no veterinário e ele estava com uma anêmia profunda,tentei fazer uma transfusão de sangue mas não deu tempo e oque mexeu muito comigo e que antes eu vi ele e ele miou bem baixinho eu fiz um carinho nele e logo depois minha filha subiu pra vê ele e ele miou e ela fez um carinho nele e depois de vinte minutos ele morreu , estou muito triste por perder meu filhinho
Perdi a minha gatinha ontem desta mesma forma , ela fez transfusão mas não resistiu , dói tanto era minha companheira
Lamento a sua perda Caty. 🙁
Oi Boa noite, tbm perdi minha gatinha de 11 meses ela te anemia profunda e tbm fis transfusão de sangue, mas infelizmente esta donça felina é fatal. Mas com certeza seu gatinho foi feliz e muito amado. E este amor é eterno entre vcs.
Só eu sei o que tô passando.
Perdi meu Zé, um gato forte e sadio de 3 anos, castrado, totalmente vacinado, de um carinho e olhar expressivo único. O Zé foi adotado numa feira de animais e ele me escolheu quando me olhou… Era muito mais que um animal… Era meu filho, meu melhor amigo e meu colo acolhedor. Perdi o Zé para Felv positiva, onde só descobri agora na veterinária… Eu fiz de tudo, me endividei inclusive. Mas o dinheiro pouco importava… Só queria levar ele de volta pra casa… Foram duas difíceis pra nós dois… Distantes pela primeira vez … Fez transfusão de sangue, bateria de exames, medicações, mas decidiu partir. Acredito eu pra acabar com meu sofrimento. O Zé iria precisar posteriormente fazer quimioterapia, mudar toda alimentação e uma outra gama de cuidados especiais … Só posso dizer o tamanho do vazio no meu peito… Chegar do trabalho e ele não estar na porta pra me receber. A casa perdeu cor, é fria…. Tô vivendo o luto do inconformismo. Esse gato tinha algo carnal comigo. Uma ligação muito
forte, espiritual…. Pedindo forças pra sair a dor e ficar uma saudade boa…
Olá mesmo vacinado ele contraiu felv ?
Sei oq está sentindo, acabei de perder meu gato tinha apenas 4 aninhos… Foi desse jeito, parou de comer e beber ..fez xixi na minha cama por duas vezes, coisa q ele nunca fez, corri pro veterinário mas infelizmente não resistiu… Acho q ele quis partir sabe, se despediu da gente… Muita tristeza
, Tenho mais 4, um tá andando pela casa chamando , o outro se encostou num canto e nem quer papo com ninguém 😭
Eu perdi meu gatinho ontem com os mesmos sintomas dia 27/11 agora faria 2 anos que adotei ele ainda filhotinho tinha sido abandonado. Também estou arrasada é muito triste perdi meu filhinho 😞
Quem ama seus bichinhos castra logo cedo. É um ato de amor. Evita a superpopulação, os maus tratos e o abandono. Castre seu animal de estimação.
Eu castrei e ela morreu logo , nunca mais mando castrar, só vi sofrimento era tão doce e petdeu a vontade de brincar, estou triste.
Hoje eu também estou de luto,assim como todos aqui em casa. Nosso gatinho Tomy morreu atropelado 😔. Á uns 5 anos atrás meu marido chegou a casa com ele nos braços e disse-me: pega trata dele,estava num certo sítio e alguém que não gosta de gatos o queria matar pois ele apareceu por ali,e ele é tão meigo que nem fugia, então eu peguei nele e decidi trazê-lo. Era um gato lindo mas muito desnutrido e estava mesmo doente,logo o levei ao veterinário pois tendo outros gatos em casa tive receio que fosse algo contagioso,tratamos dele com muito carinho, já sendo um gato adulto acabamos por o castrar para também o proteger de outros gatos pois ele era muito meigo e não se defendia.
Quando falava dele eu sempre dizia que era o gato que toda a gente gostaria de ter,meigo e companheiro tanto connosco como com os companheiros aqui em casa. Temos vários gatos em casa pois temos um espaço grande no exterior todos para nós são especiais e meigos mas este era diferente como uma alma evoluída. Só quem se dá com animais e convive com eles me poderá entender. Vamos sentir tua falta🐾🐾💕🌷
Meu primeiro gatinho Bill, um siames, que chegou para mim quase morto. Eu cuidei, dei de mamar na mamadeira, minha cadela deu leitinho para ele, mesmo sem nunca ter tido cria, ele passou a dormir comigo. Cresceu, me deu muita felicidade e mudou a minha vida! Eu levava ele em tudo, e ele amava andar de carro!!! O bill até me trouxe um outro gato, o Leo um gato preto, que virou seu irmão favorito, brincavam o dia inteiro juntos. A 1 mes atrás o Bill com 4 anos e meio, em uma noite de tempestade, ele fugiu. Eu tinha ido na cidade vizinha, passei a noite lá, e pedi para o pedreiro que estava trabalhando em na minha casa colocar o Bill para dentro e trancar, pois de noite não deixo os gatos saírem, para não brigarem ou se machucarem. O pedreiro não achou o Bill, aquela noite choveu muito. Eu não o achei mais quando voltei para casa, procurei por tudo, fiquei até meio paranoica escutando coisa durante uns 15 dias, cheguei a quebrar a parede da casa da vizinha, pensando que ele estava trancado lá… Eu tenho muitas saudades e um arrependimento enorme de não ter levado ele junto comigo…
Acabo de perder minha Mimona com aproximadamente 9 anos para a Felv, uma doenca devastadora que a levou tao derepente. Peco que facam o exame da Felv em seus bichanos sendo resultado negativo nao deixem de vacina-los todo ano, para assim protege-los dessa doenca maldita. Meu algodaozinho doce se foi e eu estou tao triste!
Olá boa noite
Eu sentia presença negativas a noite e minha filha de 6 anos vivia chorando e falando sozinha. Adotei um gato e desde o dia que ele entrou na minha casa nunca mais sentir medo na madrugada e minha filha também ficou bem . A paz reinou em meu lar. Ele cresceu e começou a dar umas voltinha pelo condomínio que eu moro. Mas sempre voltava. Hj infelizmente ele não voltou. Fui atrás andei todo o condomínio, coloquei anúncios, simplesmente ele não apareceu. Quando chegou a noite eu precisei sair de carro Andei mais de 20 quilômetros quando sentir que algo caiu de dentro do motor do carro. E eu passei por cima. Dei a volta na avenida porque vi que era um gato e sim era o meu gato que eu tinha acabado e matar. Peguei ele no meu colo mas já estava morto. Agora uma duvida espiritual. Por onde ele fugiu eram muitos carros ate chegar no meu carro . Porque diante de tantos carro ele foi parar exatamente no meu carro. Porque eu chamei tanto ele, e ele não respondeu? Porque ficou ali naquele motor mais de 6 horas. Porquê? Estou destroçada, meus filhos não param de chorar. Então gente a 5 dias atrás adotei uma gatinha ela tá com 2 meses e quando cheguei em casa chorando ela veio para o meu colo e ficou me olhando nos olhos e eu sentir a presença dele nela. Tem chances dele ter reencarnado nela? Os hábitos dele estão todos nela. Me ajudem.
Olá a todos,vou deixar aqui o meu relato, tenho 5 gatos 3 dos quais pretos. faleceu-me há um mês um dos pretos, um doce aliás como todos são.
Tem estado a ser uma dor muito forte, já passei por 2 vezes por situações iguais mas não sei porquê este está a custar muito. O interessante que antes não fosse um dos outros gatos pretos de vez enquando tem as mesmas atitudes e comportamentos com o que faleceu, até as feições que são bem diferentes de repente parace com o gato que partiu. Será que poderá haver pontualmente uma incorporação?! Nós os donos de animais, no meu caso gatos, eu tenho o mundo, mas eu sou o mundo deles. Bem haja
Olá boa tarde,
Esta semana perdi o meu gato, o Gui, a 10 dias de fazer 16 anos. Estou a sofrer muito como nunca aconteceu antes e tenho animais desde sempre. Eu e o Gui tínhamos uma ligação muito forte e profunda. Ele estava sempre ao pé de mim, dava-me muitos beijinhos no nariz, a patinha na cara quando eu estava triste, Comunicávamos só de nos olharmos nos olhos,no fundo deles,na alma e até às escondidas brincávamos não parecia um gato. Sinto que ele já tinha sido meu numa outra vida ou dimensão e tenho pedido muito a Deus e ao meu anjo da guarda, que permita a reencarnação dele rapidamente,noutro gato que me procure e que eu perceba que é ele. Fará sentido?
Obrigada
Perdi minha Zira no sabado. Acordamos pela manha, enquanto tomavamos cafe, a vizinha tocou o interfone dizendo que ela tava deitada perto do meio fio, ja morta…acreditamos que tenha sido atropelada na madrugada, pois tinha algumas escoriaçoes nas patas e uma maior na parte frontal da cabeça, perto de uma das orelhas…ela chegou em casa com aproximadamente 6 meses, com as tetinhas cheias de leite, mas nao encontramos os filhotes. acho que era acostumada a passear, pq mesmo depois de castrada, ela continuava a passear pela rua. nao ia longe, mas de vez em quando atravessava a rua. ela ficou aqui por 11 meses, e encheu a casa de vida…isso me conforta. Sempre sentirei falta dela, foi ela que me ensinou a amar os felinos. Ela sempre sera especial!
Acredito que se houver reencarnaçao, ela nos encontrara novamente!
Perdi meu gatinho hoj atropelado…é uma dor que nao tem tamanho..meu Deus do ceu
Também perdi o meu hoje, meu coração tá quebrado!
Oi Hoje perdi minha gatinha fez 10 mês passado sofreou muito ,ficou sem comer e beber,morreu nos meus braços as 11:42 de hoje foi muito triste mora quase sozinha pois meu marido trabalha loge vem 1 vez ao mês aqui em casa , ai minha mãe veio hoje aqui dormi comigo pois esta dificio ficar na casa sozinha .Estou aqui com a coberta dela cheirando pois o seu cherio esta na coberta ….saudades eternas da minha Gotinha linda .
Sua gatinha está agora num sitio melhor e sem sofrimento. A dor de perder um animal é muito grande, pois eles acabando sendo um membro da família. A sua gatinha está agora olhando por si lá em cima!
No dia 10/07/2023 eu perdi meu gatinho, o Mandu. O Mandu tinha quase seis aninhos, era saudável, brincalhão e muito carinhoso. Há poucos meses o levei ao veterinário e ele disse que estava em perfeita saúde.
No dia em que morreu ele passou o dia bem, brincando, pedindo carinho, tudo normalmente. 40 minutos depois de eu vê-lo pela última vez com vida, o encontrei morto. Sem nenhuma explicação.
Ele não chorou, não estava machucado, nada. Achamos que ele teve um infarto. Estou devastada, eu imaginava que ele viveria ao menos mais uns 15 anos. Está doendo muito.