Significado da Cera da Vela: 8 Interpretações de velas derretidas

Significado da Cera da Vela: 8 Interpretações de velas derretidas

Qual será o significado da cera de vela quando está derretida? O que será que ela esta querendo nos dizer? Sabemos que a vela é muito usada em algumas religiões e rituais como forma de canalizar nossos pedidos.

Ao acender uma vela, estamos nos conectando com a espiritualidade, criamos com a chama um portal pelo qual materializamos os nossos pedidos, desejos e agradecimentos.

Segundo a Ceromancia ( oráculo que faz a leitura das velas), a vela se divide em três partes:

  • Vela: representa o corpo físico
  • Pavio: representa a nossa consciência
  • Chama: representa a espiritualidade ou o espírito

Portanto cada etapa da queima da vela tem um significado, falamos em um outro artigo sobre os pavios e seus formatos, hoje falaremos sobre a cera da vela, aquela que sobra ou que foi totalmente consumida.

A cera de vela pode ter um significado diferente de acordo com o formato?

Significado da cera da vela

Sim pode. Mas é importante levar algumas coisas em consideração, como o local onde a vela esta por exemplo. Se for um local onde tem muito vento a tendência será ela queimar mais rápido, e ainda pode ter seu formato modificado.

Sem que isso seja uma mensagem da vela, é apenas uma reação ao local e tempo que foi exposta.

Têm velas que queimam muito mais rápido que outras, mesmo estando todas no mesmo ambiente e sob a mesma exposição.

Quando isso acontece costumamos dizer que um guia ou Orixá esta correndo mais rápido do que os outros para ajudar no pedido ou na demanda.

Ás vezes, acendemos uma vela para Exu e outra para Pombo Gira por exemplo, a do Exu queima mais rápido e se desfaz por completo, podemos dizer que Exu correu para nos ajudar e que Ele fez a sua parte.

8 Interpretações da cera das velas derretidas

Interpretações da cera das velas derretidas

Apesar da vela representar o corpo físico, segundo a Ceromancia, precisamos ter cuidado e alguns critérios ao analisar o que sobrou da cera.

A qualidade da vela é muito importante, pois se a vela for de qualidade inferior é possível que não acenda, ou que queime muito rápido, ou ainda que entorte.

Por isso, quando vamos interpretar alguma coisa precisamos analisar o todo e não as partes separadas, precisamos no caso das velas analisar além da qualidade, o pavio, o tamanho e cor da chama e por fim a cera da vela.

Apenas desta forma é que poderemos ter uma ideia do que a vela está querendo nos dizer, ou ainda qual a principal mensagem dela.

1) Vela queima e não sobra cera

Quando a vela queima por inteiro, podemos dizer que o pedido feito pela pessoa foi aceito pela espiritualidade, e poderá se realizar.

Então, sempre que uma vela queimar até o fim será um bom sinal, sempre.

2) O prato ficou todo sujo com cera

Neste caso pode indicar que existe uma interferência negativa. Portanto, o correto é acender outra vela e manter a fé no que esta pedindo. 

Se nos restos que sobrou ainda tiver pavio, antes de acender outra vela queime o que sobrou no prato.

Agora pode acender uma outra vela com a mesma intenção, seja sincero e peça com o coração.

3) Quando a vela chora muita cera

Existe aqui uma dificuldade em realizar o seu pedido, pode não ser ainda o momento certo para o que se deseja.

O ideal é se equilibrar e realizar o pedido em um outra ocasião, enquanto não encontrar o equilíbrio o seu pedido não será realizado.

Acenda uma vela para seu anjo de guarda e peça por equilíbrio e sustentação.

4) Quando a cera da vela forma um círculo

Quando a cera da vela forma um circulo indica que você ainda tem que percorrer um caminho até conseguir alcançar o seu objetivo! Porém, isso não quer dizer que deva desistir, diz apenas que ainda não chegou o momento de realização.

5) Quando a cera da vela sai escura

Você acendeu uma vela branca mas a cera que sobrou esta escura, ás vezes até fica preta? Pois bem, isso indica que forças negativas tentaram atrapalhar o seu pedido! Mas que a demanda foi cortada pelo guia ou Orixá para o qual você acendeu a vela.

No geral a cor preta é responsável por recolher as energias negativas, por isso a cera da vela que acendeu ficou escura, e isso é um bom sinal.

6) A cera da vela partiu o prato

Neste caso aqui existe uma indicação de trabalho realizado contra você, e que seus mentores, ou guias trabalharam para quebrar o trabalho ou demanda.

Sempre, que um prato onde a vela que acendeu estiver quebrar, pode ter certeza que a demanda contra você já foi quebrada. Pode até acender uma vela de agradecimento agora.

7) A cera da vela forma um de coração

O coração sempre representa a vida amorosa. Portanto, se o pedido ao acender a vela foi para a vida amorosa e o coração se formou, indica que o pedido foi realizado.

Porém, se o coração nas borras da cera aparecer quebrado, pode indicar uma decepção na vida amorosa. 

8) A cerca da vela derretida forma uma lua

Este não é um formato dos mais favoráveis pois indica momentos de solidão, de tristeza, introspecção e recolhimento.

A lua no geral simboliza a ilusão, por isso o momento sugere o recolhimento para que as coisas voltem a ficar claras em sua vida.

Além destas formas existem outras que a cera produz ao acender uma vela, todas guardam um significado.

Por isso se não souber o que significa aquele formato em especial não se preocupe, ouça seu coração, o que ele esta te pedindo?

A espiritualidade nos fala o tempo todo por meio de nossas intuições e sentimentos, ou seja, se acendeu a vela e acha que não foi o suficiente, acenda outra.

E então, já sabe o significado da cera da vela derretida? Espero mesmo ter esclarecido todas as suas dúvidas em relação a esse assunto!

Não podemos nos esquecer do papel da vela em nossas vidas como condutora das nossas intenções junto a espiritualidade, por mais que não se perceba os resultados do que se pediu, tenha sempre em mente a certeza de que aquela vela que acendeu realizou alguma coisa, atraiu algo, levou para longe o que precisava ser levado, ou no mínimo deixou a paz em seu coração e mente.

Leia também: