Qual é o Significado da Vela Vermelha? Espiritualidade e Macumba

Qual é o Significado da Vela Vermelha? Espiritualidade e Macumba

A cor vermelha sempre chamou muito atenção das pessoas, mas qual é o significado da vela vermelha na macumba e na espiritualidade?

Em alguns outros artigos já falamos sobre a representatividade da vela em um ritual de Umbanda, sabemos que é um canal de materialização da Fé.

Portanto, ela a responsável por abrir o portal energético que nos conecta com a espiritualidade e a força maior.

Mas, sozinha ela não representa nada, acender uma vela sem que ela seja direcionada para alguma coisa, sem fundamentos ou firmeza, não tem nenhum proposito a não ser o de iluminar o ambiente.

Apenas uma chama.

Qual é o significado da vela vermelha?

O significado da vela vermelha

O vermelho é a cor mais quente e estimulante entre todas, fortalece o corpo, dá mais energia física, estimula o desejo sexual, dá força de vontade, favorece as conquistas.

Além disso, ainda auxilia em nossa auto estima e liderança, porém não deve ser usada em excesso pois pode tornar a pessoa agressiva e briguenta.

Sempre que pensamos na cor vermelha imaginamos a sedução, ou o poder da sedução, ela esta associada diretamente aos estímulos sexuais, mas não somente para isso.

A cor vermelha pode simbolizar: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista, cor da aproximação e encontro.

Para que serve a vela vermelha?

A vela vermelha é muito usada para quebra de demandas. Isto porque carrega em si muita força, e como dito anteriormente favorece as conquistas.

Mas, também pode ser usada para estimular internamente algumas emoções e sentimentos. Tais como a paixão, o reencontro com si mesmo, ou ainda repor as energias físicas.

Quando posso usá-la?

Este portal deve ser aberto sempre que sentir que esta sofrendo uma demanda, e ai pedimos a Pai Ogum senhor das guerras para nos guardar do mal que esta sendo enviado para nós.

Podemos também recorrer as forças da Pombo Gira para pedir por estímulos, força de vontade, movimentação e mudanças.

Ás vezes as pessoas confundem o desejo de Pombo Gira como desejo sexual. O desejo a que me refiro e o que é oferecido pela Pombo Gira, é o desejo de viver e não apenas o sexual.

Algumas pessoas perdem o desejo e vontade de viver, e precisam serem estimuladas a voltar a ” sonhar”, e neste sentido a vela vermelha oferecida a Pombo Gira pode ajudar em muito.

Qual é o significado da vela vermelha na macumba?

A vela vermelha na macumba

Se encontrarmos uma vela vermelha em um trabalho ( macumba é um instrumento musical africano), precisamos observar algumas coisas, como por exemplo onde ela esta.

  • Se estiver no meio do caminho com um alguidar e uma cerveja, este trabalho foi feito para pai Ogum e para Ele foi pedido entre outras coisas a abertura de caminhos, ou vitória sobre as demandas.

Pedimos sempre a Pai Ogum por sua proteção e amparo as ” lutas” diárias que nos encontramos, e quando realizamos um trabalho para Ele estamos pedindo que nos ampare em nossos caminhos.

  • Se esta vela vermelha foi encontrada em uma encruzilhada, ao lado de flores e champanhe, este é um trabalho para Pombo Gira, que pode ter sido feito para devolver a vontade de viver, o estímulo de que precisamos para viver um dia por vez.

Ás vezes podemos encontrar trabalhos firmados para o amor, sem que seja amarração pois esses geralmente são feitos em cemitérios. Mas trabalhos que pedem pela harmonização do casal, para o encerramento de brigas ou conflitos.

Muitos são os trabalhos, que podem ter uma vela vermelha entre os materiais de entrega.

E na Umbanda, o que ela significa?

A Umbanda e as cores das velas

Na Umbanda Pai Ogum é representado pela cor vermelha. Já no Candomblé Ele é representado pela cor azul escuro.

Usamos na Umbanda a cor vermelha para Pai Ogum e para as Pombo Giras, por serem cores quentes e fortes que no geral quebram e vencem demandas.

Quando abrimos este portal energético estamos pedindo pelo amparo da Lei de Pai Ogum e pela força de vontade das Pombo Giras.

Entretanto, esta vela pode ser pedida por uma outra entidade em trabalho para favorecer um consulente, seja quebrando a demanda que esta com ele, seja estimulando sua força de vontade para suas conquistas.

Mas, no geral representamos os portais vibratórios de Pai Ogum e das Pombo Giras.

Como acender uma vela vermelha corretamente

Acendendo velas corretamente

Acender uma vela sem que ela tenha um direcionamento ou fundamento, é como acender um palito de fósforo que vai servir apenas para iluminar ou atear fogo.

Portanto, antes de acender uma vela é preciso que se saiba que naquele momento será aberto um portal e por este portal será feita a conexão com o mundo espiritual.

Por isso, antes de acender procure por um lugar calmo e o seu momento de calmaria! Aliás, nunca acenda uma vela quando estiver com raiva, pois o resultado pode não ser o melhor.

Assim sendo, quando estiver calmo busque por um lugar também tranquilo. Consagre a vela colocando acima de sua cabeça e segure-a com as duas mãos, ela pode estar acessa ou não, melhor que esteja acessa.

Para Pai Ogum

Neste momento de consagração direcione para vela o que se deseja. Se deseja a paz sinta-a como se já tivesse conseguido. Se quer forças para vencer peça a Pai Ogum que aceite o seu pedido e o socorro.

Depois que acender a vela para Pai Ogum, coloque em um local mais alto que o chão. Pode ser em um móvel ou em um altar se tiver, se quiser continuar a mentalizar suas necessidade pode fazê-lo.

Para Pombo Gira

Mas, se o pedido for para a que se tenha força de vontade, desejo de viver, mudanças e movimento em sua vida, esta vela pode ser direcionada para a Pombo Gira, faça o mesmo ritual de consagração.

Porém, esta vela deve ser colocada no chão ou na casinha do Exu se você tiver uma.

Apesar de estarmos pedindo ajuda de um espirito de Luz que é o caso das Pombo Giras, existe uma determinação, Exus e Pombo Giras atuam na esquerda.

Tal como viu, o significado da vela vermelha nem sempre está relacionado com o amor. Esta vela serve para muito mais que isso, porém precisamos acender ela com fé. Espero verdadeiramente que tenha conseguido compreender isso.

Atuar no lado esquerdo não quer dizer que sejam ruins ou do mal, acho que já falei muito sobre este assunto. O Trono ao qual eles pertencem fica do lado esquerdo, apenas por uma questão de compensação e equilíbrio, o que não guarda nenhuma relação com o bem e o mal, aqui estar do lado esquerdo ou direito não tira de nenhuma entidade de Umbanda a sua condição de espirito de Luz.

Leia também: