Significado da Vela Azul na Espiritualidade de Umbanda

Significado da Vela Azul na Espiritualidade de Umbanda

Qual será o significado da vela azul na Espiritualidade de Umbanda? Sabemos que a vela é um elemento de conexão muito usado em religiões como a Umbanda e Candomblé.

Ás vezes seu uso é para afastar o mal, ou para atrair o bem, mas em todo ritual de Umbanda ou Candomblé teremos mais de uma vela firmada em seus trabalhos.

Em primeiro lugar devermos esclarecer que a vela é a materialização da Fé. Quando acendemos uma vela estamos abrindo um portal energético e vibratório com as forças por ela representada.

Por isso, que teremos uma vela de cada cor representando um Trono Espiritual ou de Força, entretanto sabemos que a vela branca pode ser usada para qualquer um dos Tronos, pois é uma vela que chamamos de “coringa”.

Qual é o significado da vela azul no mundo espiritual?

Significado da vela azul no mundo espiritual

Então qual o significado da vela azul, o que ele simboliza na espiritualidade? O azul é a cor da devoção, da Fé, da aspiração, da sinceridade, da lealdade, da confiança e da tranquilidade.

Essa cor e não importa a suas variações se clara ou escura. Ela promoverá o entendimento entre as pessoas, favorecerá a saúde emocional trazendo a paz e a calma.

Além disso ela pode ajudar a baixar a pressão arterial, uma vez que promove em quem acende uma sensação de paz incontrolável, como se tudo já estivesse resolvido, ou sendo resolvido.

Mas, para que possamos sentir suas influencias e benefícios é preciso que estejamos desconectados do mundo material, e que aquele momento onde estamos acendo a vela seja apenas nosso junto a espiritualidade.

Ou seja, não permita que este momento se torne mecânico e sem sentido, aproveite os benefícios da conexão.

Azul escuro

O azul escuro abre um portal para a nossa Mãe Oxum, Orixá do Amor, da Prosperidade e da Riqueza.

Quando falamos de riqueza estamos nos referindo também a material, mas não somente a ela, já que a riqueza aqui deve ser a espiritual.

Portanto, quando abrimos este portal energético estamos pedindo a Mamãe Oxum que nos permita ser ainda melhores do que somos e que possamos amar de forma fraternal a todos.

Mas, também podemos pedir por riqueza material, para que ela nos ajude a conquistar nossos sonhos e desejos.

Azul claro

Já o azul claro representa Mãe Iemanjá e os marujos do mar.

Mãe Iemanjá é responsável pelo Trono da Geração, da sensibilidade, da criação, regeneração, e por isso quando acendemos uma vela para Ela estamos pedindo por estas qualidades.

Para que sejamos mais sensíveis aos problemas dos outros e com nós mesmos, que não sejamos severos ao cobrar de nós nossas faltas.

Pedimos ainda, que todo mal possa ser levado para o fundo do mar e desfeito sem que haja prejuízo para qualquer ser.

O que significa a vela azul na Umbanda?

Vela azul na Umbanda

Na Umbanda usamos a vela azul clara para a nossa Mãe Iemanjá, para as linhas dos marinheiros e para os Ibejis ( linha das crianças) que neste caso usamos uma vela azul e a outra rosa.

E para Mãe Iemanjá pedimos sempre que leve para o fundo do mar as nossas mazelas! Pedimos que nos livre das cargas pesadas de energias, que nos favoreça com a geração e sensibilidade em todos os sentidos.

Aliás, podemos pedir qualquer coisa para Mãe Iemanjá já que sua atuação se faz em qualquer campo e não apenas no mar, o que já seria imenso.

Quando acendemos um vela azul escuro na Umbanda estamos abrindo um portal vibratório com Mamãe Oxum, Senhora do ouro, da riqueza, do amor e da prosperidade.

Os pedidos feitos a Mamãe Oxum são sempre relacionados a prosperidade, ao amor e a riqueza. Porém, não a material, que também poderia ser, mas a riqueza espiritual, que possamos ser melhores a cada dia.

Já no Candomblé a vela azul escura abre o portal vibratório com Pai Ogum, Senhor das guerras, vencedor de demandas.

Aliás, esta variação do uso azul escuro se dá em algumas casas de Umbanda também, por determinação do chefe da casa e da espiritualidade.

5 Benefícios de acender 1 vela azul

Como acender as velas

Muitos são os benefícios ao acender uma vela, o primeiro e mais importante na minha opinião é o de se conectar com a espiritualidade, de estar presente naquele momento com uma força maior.

Por isso que este momento de acender a vela é tão importante, pois estamos ali naquele instante materializando através da vela os nossos desejos, pensamentos e necessidades, este é o nosso momento.

Mas, teremos ainda outros benefícios quando acendemos uma vela azul.

1) Redução do estresse

O significado da vela azul está relacionado com o estresse. Neste caso, na ajuda a combater o estresse.

A cor azul já favorece por si só a diminuição do estresse, mas ao acender qualquer vela sentimos isso, pois precisamos estar calmos e focados no que estamos fazendo e pedindo para que seja possível alcançar o que desejamos.

2) Tranquilidade

O azul é uma cor que traz a tranquilidade. Portanto quando acendemos uma vela desta cor abrimos um portal e nos sentimos mais tranquilos, calmos, reconfortados.

Se procura paz, tranquilidade e um momento de sossego, deve acender esta vela.

3) Paz

Qualquer portal que se abra com o uso da chama de uma vela nos trará no mínimo a paz, a azul em especial é propícia para isso, assim como a vela branca ela nos traz paz, calma, leveza.

4) Diminuição da ansiedade

Quando acender uma vela azul, respire fundo, faça isso mais de uma vez, a cor ajuda na diminuição da ansiedade , ótima para ser acendida na hora de dormir, deixar o ambiente tomado por esta luz de energia de paz.

5) Segurança

Este portal azul nos envolve ainda que não sejamos capazes de ver, em uma energia de muita paz, tranquilidade e afetuosidade! Isso tudo nos faz sentir uma certa segurança, de que os problemas não são assim tão grandes quanto imaginamos.

E então, gostou de conhecer os benefícios espirituais de acender uma vela azul? Pode parecer uma vela simples, mas é incrivelmente poderosa!

O azul é uma cor muito favorável para várias situações e controle de emoções, mas não basta apenas acender a vela e esperar que ela faça “milagre”, é preciso que estejamos conectados a este portal e que nossos pedidos sejam claros assim como é sua chama. Uma coisa podemos todos ter certeza, não existe um pedido que não seja ouvido pela espiritualidade.

Leia também: