Calafrios e arrepios no espiritismo: constantes e do nada

Calafrios e arrepios no espiritismo: constantes e do nada

Sentir calafrios e arrepios constantes ou do nada é algo que pode causar curiosidade ou medo na maioria das pessoas, principalmente para quem procura uma explicação no espiritismo.

Isso é natural, uma vez que não é algo que esperamos e quando acontece, logo se conclui que existe algo de errado. 

Fisicamente nosso corpo reage com o calafrio a depender da situação que estamos a viver, como um vento frio ou mesmo por estarmos doentes. 

Entretanto, por vezes, esses calafrios podem acontecer mesmo que esses ou outros motivos possíveis não pareçam existir. 

São nessas situações que surgem questionamentos do motivo de estar acontecendo sem que seja possível explicar. 

Assim, quando isso acontece existem outras maneiras de explicar essa sensação, o que se dá através do entendimento espírita. 

Por que tenho arrepios e calafrios, segundo o espiritismo?

Por que tenho arrepios e calafrios, segundo o espiritismo

O espiritismo compreende a interação entre os seres sendo muito relacionada a energia de cada um.  Assim, quando ocorre um calafrio ou arrepio repentino ele pode ser compreendido enquanto um contato entre você e outro ser. 

Essa sensação se dá por conta de um contato entre a sua energia com a do que está próximo a você. 

Nesse sentido, quando se tem arrepios e calafrios constantes e do nada é porque existe uma energia perto o bastante para que possa sentí-la. 

Não necessariamente isso significa algo ruim, indicando que exista um espírito que queira o seu mal ou coisa parecida. 

Sentir os calafrios pode nem mesmo indicar que essa proximidade seja física, podendo ser também espiritual. 

Quando isso acontece, é possível que esteja com tamanha conexão com alguém ou uma situação que ao pensar nisso seu corpo astral reage dessa forma. 

Os calafrios são, nada mais nada menos, que trocas de energias entre pessoas ou seres espirituais.

Tê-los com frequência implica na necessidade de refletir a respeito do que está havendo em sua vida, as energias que envolvem a sua existência. 

Ainda que não sejam um sinal de algo ruim, não é comum que eles sejam constantes, a não ser que exista um motivo para isso. 

Portanto, se atente a sua vida espiritual, buscando a equilibrar e se colocar em uma maneira de viver onde suas energias estejam em harmonia. 

Arrepios nas pernas 

Arrepios nas pernas
Arrepios nas pernas

Sentir arrepios repentinos nas pernas está relacionado com uma troca de energia, mas que não te afeta por completo. 

Essa troca está ocorrendo, há energia espiritual transitando entre você e outro ser, mas não é de imediato um motivo para se preocupar. 

Se isso aconteceu uma vez ou não é algo constante, talvez tenha sido algo do momento, onde houve uma oportunidade de troca, mas sem intenção. 

Arrepios nos braços

Arrepios nos braços
Arrepios nos braços

Os arrepios nos braços são dos mais comuns, sendo descritos por muitas pessoas enquanto uma experiência diferente e curiosa. 

Tal como em outras situações eles indicam que você está a trocar energia espiritual como outro ser

Os braços representam um ponto onde é mais fácil a ter contato com algo, por conta da altura em que fica, facilitando a transição entre as energias. 

Se esses arrepios não são constantes e não te causam medo ou qualquer sensação ruim, não é algo a considerar enquanto uma preocupação. 

São apenas uma resposta corporal a uma troca espiritual. 

Arrepios na cabeça

Arrepios na cabeça
Arrepios na cabeça

A presença de arrepios na cabeça está relacionado com uma troca de energia espiritual com outro ser

Esse local fortalece a possibilidade de não ser algo que está junto a você no mesmo ambiente, mas sim estar ligado através de seus pensamentos. 

Quando se está fortemente ligado a alguém ou uma situação também é possível que nossa energia seja transmitida, tamanha é nossa ligação. 

Dessa maneira, os arrepios se mostram representando essa troca de energia, o que deve ser trabalhado em busca de harmonia espiritual, caso te incomode. 

Arrepios constantes no corpo todo

Arrepios constantes no corpo todo
Arrepios e calafrios no corpo todo

Ter arrepios constantes e que percorrem todo o seu corpo é algo que realmente chama a atenção. 

Se isso acontecer, é importante que esses arrepios recebam a atenção precisa, pois existe uma forte troca de energia espiritual acontecendo

Seja essa troca intencional ou sem querer, é possível que ela comece te prejudicar, a depender de quem é o outro que participa dessas situações. 

Durante trocas de energia se deixa um pouco do que é teu com o outro, mas um pouco do outro fica com você, é uma mistura das energias. 

Assim, é sempre interessante estar atento ao que está havendo nessas situações, pois nem sempre essa troca está te favorecendo. 

Comece a dar mais atenção a sua vida espiritual, ao que está facilitando essa troca constante e se é algo que deseja que aconteça. 

Trabalhe na harmonia pessoal, buscando transmitir apenas energias boas e evitar ser afetado caso a troca traga a sua vida algo que não é positivo. 

Arrepios do nada no corpo todo

Quando se sentem arrepios que vem do nada, por todo o corpo, mas não são frequentes podemos sentir forte curiosidade quanto ao motivo. 

Para o espiritismo, esses arrepios são uma resposta corporal da troca de energia espiritual

Nesse sentido, quando você se sente arrepiado do nada é porque acabou de vivenciar uma troca de energia com outro ser. 

O encontro de duas energias diferentes sempre irá causar uma reação diferente, afetando os dois lados. 

Uma das formas que essa reação é transmitida a você é através dos arrepios ou calafrios que não parecem ter uma causa fácil de explicar. 

Essa sensação corporal é uma tradução física do que está acontecendo com seu espírito, uma troca de energia. 

O contato com outro ser, mesmo que não seja proposital, causa essa troca e, consequentemente, algo que te faz perceber essa situação. 

Devo me preocupar quanto sentir calafrios e arrepios, segundo o espiritismo? 

Arrepios constantes no corpo todo

Segundo o espiritismo, a sensação de calafrios e arrepios estão relacionados a troca de energia, o que não é necessariamente ruim

Ter essas sensações indica que está próximo a um outro ser, seja física ou emocionalmente, e suas energias estão sendo trocadas. 

Com isso, você sente a ocorrência dessa troca através das sensações corporais. 

Tê-las não indica de imediato que algo ruim está próximo de você ou presente em sua vida de maneira geral. 

Tentar observar, por exemplo, como se sente diante esses calafrios é muito importante, como se há medo ou não

Da mesma maneira que existem espíritos e outros seres que aproximam-se de você desejando o bem, também irão ter os que trazem coisas negativas. 

É importante ter atenção a cada momento de sua existência, a maneira como você as vive e como se sente nessas situações. 

Assim, conforme aprender a entender suas sensações, poderá saber quando se sente bem ou incomodado diante uma troca de energias. 

No primeiro caso, não é um motivo de preocupação, pois embora energias tenham sido trocadas, nada de mais está para acontecer. 

Por outro lado, se existe incômodo, os arrepios trazem medo ou preocupação a você, é a hora de buscar se atentar a sua vida espiritual. 

Busque pela harmonia, fortalecendo-se espiritualmente e evitando que possíveis trocas acabem te prejudicando. 

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.