Quando um Cachorro Morre no Espiritismo: Significado Espiritual

Quando um cachorro morre segundo o Espiritismo

A ligação de uma pessoa com o seu cachorro pode ser algo forte. Desse modo, muitos se perguntam o que acontece com o cão após a morte. 

Para o espiritismo, afinal, o que se dá com o cachorro que falece? Essa é uma resposta muito direta. 

Na prática, um animal que morre reencarna praticamente de modo automático. Assim, a alma assume novamente o corpo de um cão que acabou de nascer. 

Esse período entre o falecimento e a reencarnação tende a ser muito curto. Naturalmente, é possível que o antigo dono reencontre o cachorro. 

Caso a ligação entre os dois seja forte, esse reencontro acontecerá. Em certos momentos, o cachorro até mesmo volta ao seu dono antigo. 

Já quando a conexão não era tão forte assim, o animal não volta ao dia a dia da quem já foi o seu dono. Ou, quando aparece, isso acontece por acaso. 

Para o espiritismo, portanto, os cachorros possuem uma alma e podem reencarnar em pouco tempo. A seguir, acompanhe mais sobre esse assunto. 

Veja de modo mais aprofundado como os cães se relacionam com a morte. Assim, você saberá o que acontece com o seu animal de estimação ao falecer.

Significado espiritual da morte de um animal de estimação

cachorro correndo

Um animal de estimação tem o seu ciclo nesse mundo. Assim, em termos espirituais, é possível comparar o bichinho com uma pessoa

Seja cão, gato ou outro animal, há uma missão a ser exercida por esse animal. Depois que a missão é cumprida, o bicho pode fazer a sua passagem para o mundo dos mortos. 

Então, quase que instantaneamente, assume o corpo de outro cão que acaba de nascer. Logo, recomeça o seu ciclo nesse mundo, já com outra missão. Trata-se de algo simples de entender, na realidade. 

Entretanto, muitas pessoas não conseguem se desprender do animal. A boa notícia é que, quando a ligação espiritual é forte, o bichinho pode voltar para você. 

Mesmo que o animal já esteja com a alma em outro corpo, já vivendo outra encarnação, ele ainda poderá ser seu. Sabendo isso, seu coração e espírito podem se acalmar.

Para onde vão os cachorros quando morrem, segundo o espiritismo?

Cachorro pequenino

Ao morrer, a alma do cachorro se desprende do corpo. Isso quer dizer que o espírito do animal parte para um curto período de descanso no plano superior. 

Desse modo, passado esse momento de paz no mundo dos mortos, o cachorro voltará com tudo.

Assim, nascerá novamente e recomeçará todo o seu ciclo no mundo que conhecemos. 

Como explicado, o animal pode ou não estar destinado a ficar com você. Isso dependerá do elo que tinham. 

Assim, se era uma conexão poderosa, esse cachorrinho poderá ser seu outra vez. Caso a ligação não fosse tão firme, vocês deverão não se conhecer na outra vida do cachorro. 

Para que seja possível ter uma compreensão melhor de tudo isso, tenha em mente que o cão costuma voltar ao dono

Pois, de forma geral, existe uma conexão realmente forte. Ou, então, esse animal retorna para algum local próximo ao antigo dono.

Chico Xavier acredita que seu animal volta para você

Cachorro xico xavier

O médium Chico Xavier, conhecido em todo o mundo, é um símbolo da espiritualidade forte e do espiritismo. 

Para o médium, o cão faz o caminho de volta ao seu dono quando a ligação entre as almas é intensa. Isso, na verdade, foi vivenciado pelo próprio Chico.

O famoso espírita tinha uma cadela que faleceu. Assim, pode vivenciar o retorno da alma da sua cachorrinha e confirmar que os animais podem reencarnar.

Leia o relato de Chico Xavier e de sua cadela

Chico Xavier tinha uma cachorra de nome Boneca, que sempre esperava por ele, fazendo grande festa ao avistá-lo. Pulava em seu colo, lambia-lhe o rosto como se o beijasse.

O Chico então dizia: – Ah Boneca, estou com muitas pulgas !!!! Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho. Boneca morreu velha e doente. Chico sentiu muito a sua partida. Envolveu-a no mais belo xale que ganhara e enterrou-a no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas. Um casal de amigos, que a tudo assistiu, na primeira visita de Chico a São Paulo, ofertou-lhe uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca.

A filhotinha, muito nova ainda, estava envolta num cobertor, e os presentes a pegavam no colo, sem contudo desalinhá-la de sua manta. A cachorrinha recebia afagos de cada um. A conversa corria quando Chico entrou na sala e alguém colocou em seus braços a pequena cachorra. Ela, sentindo-se no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo. 

– Ah Boneca, estou cheio de pulgas!!! Disse Chico. 

A filhotinha começou então a caçar-lhe as pulgas, e parte dos presentes, que conheceram a Boneca, exclamaram: 
– Chico, a Boneca está aqui, é a Boneca, Chico!! Emocionados perguntamos como isso poderia acontecer.

Chico respondeu: 
– Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. É, Boneca está aqui, sim, e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis. Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Por isso, quem maltrata um animal vai contra as leis de Deus, porque Suas leis são as leis da preservação da natureza. E, com certeza, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar.

Significado espiritual da morte de cachorro

Significado espiritual da morte de cachorro

Em termos espirituais, um cachorro morre quando sua missão nesse mundo acaba. Desse modo, o animal deixa o plano físico para rumar ao mundo das almas

Esse é o principal significado espiritual da morte do cão. Por conta disso, o ideal é que você não se abale com o falecimento do seu animal de estimação. 

Saiba que, se ele faleceu, existe uma razão para tal. Os planos superiores vão além do que as pessoas podem imaginar

Portanto, apenas aceite que as coisas são assim e não tente frear o curso natural da vida. A seguir, acompanhe os principais significados espirituais da morte de um cachorro.

1) Fim do ciclo

Assim como as pessoas, os cães possuem um ciclo nesse mundo. Desse modo, devem nascer, cumprir sua missão e falecer. 

Isso é natural e, na verdade, acontece todos os dias com diferentes animais. Os donos devem compreender esse cenário. 

Caso consigam entender melhor os planos superiores, deixarão de se abalar tanto pela morte dos cães. Ao mesmo tempo, impedirão que os espíritos dos cachorros falecidos morram. 

O fim do ciclo no mundo físico faz parte da vida. Isso serve para as pessoas, mas também para os cães. Portanto, aceite que tudo que acontece faz parte dos planos do universo.

2) Descanso

Um cão que é maltratado pode morrer como forma de descansar. Nesse caso, o cachorro deixa o nosso mundo como um meio de acabar com a vida ruim que tinha

Isso também faz parte dos planos de Deus, é claro. Tenha em mente que nenhum animal veio ao universo para sofrer. Se isso acontece, é por descaso das pessoas. 

Assim, em muitos momentos um cachorro pode deixar a vida para renascer de um modo mais belo. Sua próxima encarnação, assim, poderá ser muito mais positiva e leve.

3) Recomeço

A morte representa um novo começo. Sobretudo para os cães, que logo conseguem a reencarnação, é algo poderoso. Portanto, deve ser vista como tal. 

Não olhe para a morte do animal como algo negativo que passou pela sua vida. Na verdade, encare o fato como a chance de o cachorro escrever uma nova página em sua história

Desse jeito, a alma do animal entrará em um cenário de maior positividade e poderá retornar com mais força. Quando o cão falecer, envie a ele boas vibrações

Faça com que, assim, o espírito do bichinho se torne poderoso. Ao fazer isso, seu animal de estimação voltará ao mundo dos vivos com muita força.

4) Teste de conexão

A morte do cachorro é ainda um teste de conexão. Caso o animal seja realmente ligado a você, voltará para ser seu

Isso quer dizer que, na reencarnação, retornará aos seus braços. Mas, se a ligação não for tão forte, esse bichinho não será capaz de voltar a você. Mesmo que tente, não conseguirá te encontrar. 

Desse jeito, acabará por ter outro dono e construir outra história nessa vida. O universo, com a morte do cachorro, faz uma espécie de teste a respeito do seu elo com o cão.

5) Caminho natural

Um cachorro pode não cumprir todas as suas missões e, ainda assim, falecer. Assim, isso configura que o animal está cumprindo apenas o caminho natural da vida.

É semelhante a fazer todo o ciclo da alma, mas sem cumprir suas tarefas nesse mundo por inteiro. Quando isso acontece, em geral existe uma razão forte para o impedimento.

Pode ser que o cachorro não tenha tido a chance de realizar sua missão. Ou, então, que tenha morrido antes mesmo de conseguir cumprir suas tarefas.

De qualquer maneira, mesmo nesses casos é necessário compreender que a transição para a morte é normal. Portanto, como afago ao coração machucado, aceite que o vão voltará ao mundo em breve.

Como ter notícias do cachorro que morreu no plano espiritual?

cachorro brincando

Para ter notícias sobre o cachorro falecido, só existe um caminho. No caso, a conexão com o mundo dos espíritos. Não há outra saída.

Quem pode te ajudar nessa questão é um médium. Isso porque essa é a pessoa que consegue dialogar com o universo dos mortos.

Caso encontre um médium de confiança, você poderá tentar encontrar notícias do seu cachorro falecido. Mas não há garantias, é claro.

Até porque, nem sempre esse cachorro ainda está com a alma no plano espiritual. Afinal, a reencarnação dos bichos é muito mais veloz.

Nunca mais vou ver meu cachorro?

Cachorros correndo

Quem viu o seu cão de estimação morrer não precisa se desesperar. Isso porque o animal pode, sim, voltar ao seu convívio antes do que imagina.

Caso consiga se conectar de modo intenso com o cão quando em vida, esse elo se manterá. Portanto, mesmo em outra encarnação o animal terá a chance de voltar a ser seu.

Tudo depende do nível de conexão que possuíam. A partir daí, você compreenderá de maneira mais forte se pode ou não reencontrar o cão falecido.

Palavras Finais

A morte de um cachorro pode ser algo intenso. Para algumas pessoas, é um verdadeiro caos. Mas, ao entender melhor a espiritualidade, você deixará de pensar assim.

A morte, na realidade, faz parte da vida. Trata-se de uma transição natural, o que também é verdadeiro para os cachorros. Seu cão está apenas cumprindo o ciclo.

Ao chegar no plano espiritual, o animal retomará a força da alma. Desse modo, poderá reencarnar em seguida. E, com sorte, ainda voltará a ser seu em outro momento.

Logo, deixe de olhar para a morte do cachorro com uma visão superficial. É preciso ir além, aceitando que a morte do animal faz parte de um plano espiritual mais amplo.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.