11 Significados da Mariposa na Umbanda e Candomblé: no Quarto e Casa

11 Significados da Mariposa na Umbanda e Candomblé: no Quarto e Casa

Hoje vou falar do signficiado da mariposa na Umbanda e no Candomblé, tenha ela aparecido nos seus sonhos, em sua casa ou até mesmo seu quarto.

Os animais podem ter diferentes significados para as mais diferentes religiões. Dessa maneira, é muito comum que possuam análises distintas de acordo com o que acredita cada corrente religiosa.

Um bom exemplo é a mariposa, que pode variar muito no seu significado. 

Na Umbanda, por exemplo, o sentido da mariposa já diferente daquele visto no Candomblé. Isso quer dizer que os significados, de fato, passam por mutações e que essas variações tornam a análise espiritual do animal algo muito mais complexo. 

Outro fator interessante é a análise da mariposa ao surgir em diferentes partes da casa, algo que será visto a seguir. Essa variação também cria significados distintos para a aparição do inseto.

6 Significados da mariposa na Umbanda

Significado da mariposa na Umbanda

A mariposa possui uma série de significados para as pessoas que acreditam na Umbanda. Em geral, esse animal é muito associado à morte. De fato, a mariposa possui ligação com esse momento, mas seu sentido vai além disso. 

Esse inseto não apenas se relaciona com a morte, mas também com a vida de muitas maneiras diferentes. Portanto, compreender os diferentes significados da mariposa ajuda a entender como a Umbanda interage com o mundo natural. 

Se aprofundar nessa análise pode elevar a sua compreensão a respeito de todo o ecossistema associado à Umbanda e suas crenças. Veja alguns significados da mariposa nessa corrente religiosa.

1) Morte

Ver uma mariposa pode significar morte na Umbanda. Isso quer dizer que o animal se relaciona de modo muito profundo com os ciclos da vida. 

A mariposa nasce de uma maneira, mas acaba sua vida de outro jeito. Isso quer dizer que o animal atravessa todo o ciclo de modo muito intenso, criando uma relação diferente com a morte. 

Na Umbanda, aliás, a morte não possui a mesma conotação que possui para outras religiões. A Umbanda encara a morte como uma oportunidade de fazer diferente no universo espiritual, chegando a uma fase distinta da sua jornada

Mesmo após a morte, você ainda poderá se conectar ao mundo dos vivos e ser útil de algumas maneiras. Por conseguinte, a mariposa, embora relacionada à morte, não tem significado negativo para a Umbanda.

2) Transformação

A mariposa está sempre se transformando. Esse é um animal que atravessa ciclos muito bem definidos na vida. Logo, a Umbanda também encara a mariposa como um sinal de mudanças a caminho.

A vida é feita de alterações constantes ao nosso redor. Os eventos e acontecimentos não se dão da maneira que as pessoas desejam. 

Na realidade, se dão em um ritmo próprio. Como consequência, a mariposa simbolia toda essa capacidade da vida de passar por ciclos distintos. 

A Umbanda defende que, mesmo diante de tamanhas mudanças, deve-se buscar sempre a paz e a conexão com as entidades poderosas que ajudam a reger o mundo no qual vivemos. 

Assim como a mariposa rompe o seu casulo e voa livre para o mundo após cumprir o seu ciclo, você também fará o mesmo e melhorará a cada transformação em seu caminho.

3) Busca pela luz

A mariposa é um ser vivo que está sempre à procura da luz. Assim como esse animal busca sempre a iluminação em sua vida, você deve fazer o mesmo

Ao menos, é no que acredita a Umbanda. Logo, ver uma mariposa também se relaciona com a busca eterna por mais luz e boas vibrações. 

Ninguém jamais será capaz de alcançar a felicidade ao se manter perto de energias negativas. Nesse sentido, a busca pela luz é capaz de fazer com que seja possível melhorar em diversos aspectos e se aproximar mais da felicidade. 

Quando houver algum tipo de trabalho ou feitiçaria contra você, por exemplo, estar em um caminho de luz bloqueará tudo isso. A Umbanda defende exatamente que a mariposa pode ser como um guia para as pessoas, levando-as ao caminho da iluminação espiritual.

4) Misticismo

As pessoas, de modo geral, possuem uma ligação relevante com o mistério.

Seja com o mistério da vida, com o mistério do pós-morte ou com qualquer outra forma de misticismo. Assim, a Umbanda defende que a mariposa, como um ser misterioso, reforça tudo isso nas pessoas. 

O mistério está sempre perto da mariposa, que possui um modo único de se relacionar com tudo que se encontra ao redor. Diante disso, o ser humano também tem um pouco de mistério em sua vida, seja lá em qual área da vida for

A relação entre a mariposa e as pessoas, na realidade, acaba por ser muito mais forte do que se imagina. Portanto, é importante se inspirar na mariposa para ganhar força e sair em busca da resolução dos seus próprios mistérios pessoais.

5) Determinação e fé

A Umbanda indica que a fé é algo necessário para que qualquer coisa em sua vida possa mudar. Sem fé, sua conexão com as entidades mais poderosas jamais poderá acontecer. Logo, seus objetivos não serão alcançados. 

A mariposa representa ainda a fé para a Umbanda, sendo um inseto de cunho positivo nesse caso. Isso porque a mariposa é um animal de determinação, que precisa superar os obstáculos pessoais para alcançar as vitórias que tanto almeja. 

Sem dúvidas, existe muita fé no ciclo de vida uma mariposa. Ao passar por todas as transformações que tem em sua vida, sem saber se aquilo funcionará, vê-se que o animal é determinado. 

Você também tem de possuir essa determinação em sua vida. A fé pode levar você a lugares incríveis, seja no sentido espiritual ou não.

6) Um convite à evolução

A mariposa também representa, para a Umbanda, um grande convite à evolução. Isso quer dizer que o animal, por ter a linha de vida que possui, está sempre evoluindo. 

Da mesma forma, as pessoas precisam sempre tentar evoluir no sentido espiritual. A alma tem de receber as energias boas para ser capaz de realizar tudo aquilo que você mais deseja. 

Sem essas boas vibrações, será realmente complicado fazer valer a sua vontade. As entidades, por mais que queiram atender aos seus pedidos, apenas poderão fazê-lo se houver a vontade de evoluir espiritualmente da sua parte

Portanto, a mariposa serve como uma fonte de inspiração para quem deseja melhorar nos mais variados sentidos. É, de fato, um convite à evolução.

5 Significados da mariposa no Candomblé

Significado da mariposa no Candomblé

Já no Candomblé, a mariposa tem um sentido diferente daquele visto na Umbanda. Dessa maneira, o Candomblé encara esse animal como um símbolo da necessidade de fechar bem as etapas da sua vida. 

A mariposa trata de finalizar muito bem cada ciclo pelo qual passa na vida. Da mesma forma, você tem que aprender a lidar melhor com os significados de cada etapa da sua existência. Há o momento de pedir e o momento de agradecer. 

Da mesma maneira, você tem de se esforçar em prol de fazer valer cada ciclo pelo qual passa. No Candomblé, assim, a mariposa é também vista como uma fonte de inspiração para a vida. Todavia, a partir de um ângulo um pouco diferente.

1) Fechamento de ciclos

Saber finalizar os ciclos da sua vida é algo fundamental para o sucesso.

Dessa maneira, você consegue evoluir e dar passos mais consistentes em relação à maturidade espiritual. O Candomblé defende que a mariposa tem muito a ensinar as pessoas nesse sentido

Como toda a vida desse animal é dividida em ciclos bem definidos, a mariposa consegue criar um cenário de muita positividade ao seu redor. Ao saber lidar com cada etapa da sua existência, a mariposa se abre para o que é novo, mas fechando bem o que já passou. 

É necessário fazer o mesmo em sua vida. É preciso deixar no passado aquilo que já aconteceu. Mas, da mesma maneira, abrir-se para as novas possibilidades.

2) Resistência

O Candomblé também vê na mariposa uma grande força para resistir. A resistência faz parte do dia a dia desse animal. 

Afinal, como não possui tantas habilidades de caça ou mesmo para fugir dos predadores, a mariposa tem de sobreviver com foco na resistência. O mesmo deve servir para as pessoas. 

Resistir é algo essencial para que seja possível criar uma vida mais produtiva ao seu redor, seja espiritualmente ou em outras partes da vida. A natureza, segundo o Candomblé, nos dá tudo o que necessitamos para chegar aonde desejamos

A evolução espiritual, portanto, depende apenas de você. Só a partir da sua vontade de melhorar será possível dar um passo além nessa direção.

3) Busca por mais conhecimento

O conhecimento é libertador. Assim, o Candomblé acredita que as forças da natureza já nos deram tudo o que precisamos para buscar o conhecimento que nos fará evoluir. 

Cabe a cada pessoa, portanto, intensificar isso em si própria. Seja em contato com algum orixá específico ou não, a verdade é que cada um de nós tem a liberdade de escolher o método como fará valer a busca por mais conhecimento. 

O Candomblé nos mostra um caminho para tal, mas você realmente tem de se esforçar para conquistar essa leveza espiritual

Da mesma maneira, a mariposa tem toda a natureza à sua disposição, mas tem que aprender passo a passo e dia a dia a usar cada habilidade que tem.

4) Prosperidade

Ver uma mariposa, para o Candomblé, é indicação de prosperidade. A mariposa é um animal com a habilidade de conquistar muito em sua vida, mesmo que o tempo de vida passe por diferentes ciclos. 

Dessa maneira, o Candomblé vê a mariposa como um símbolo de prosperidade futura em sua vida. Essa prosperidade pode ser tanto para o mundo terreno quanto para as conexões com os seus orixás. 

Logo, fica claro que a mariposa possui relevância para o Candomblé e que esse animal recebe destaque nessa religião. Por conseguinte, caso veja uma mariposa na rua, pense logo no que ela significa para o Candomblé e absorva essa positividade para si.

5) Proteção

A mariposa ainda tem o símbolo de proteção para o Candomblé. Isso quer dizer que a religião encara o animal como um ponto de alta proteção para quem está ao redor. 

Se você estiver na presença de uma mariposa, saiba que a energia daquele lugar acabou de melhorar e que nada de mau acontecerá ali. 

Existem animais que conseguem funcionar como um ímã de boas vibrações. Ao mesmo tempo, repelem as energias ruins e abrem espaço para que seja possível passar por momentos positivos. 

O Candomblé enxerga a mariposa como um desses animais, fazendo com que seu simbolismo seja positivo para a religião. Portanto, se estiver próximo a uma mariposa, mantenha a calma e saiba que tudo ficará bem.

O que significa ter uma mariposa no quarto?

O que significa ter uma mariposa no quarto

Ter uma mariposa em seu quarto é sinal de que você está em um momento de pouca positividade. De uma maneira geral, ter esse inseto no seu quarto mostra que as energias da sua casa não são boas. 

A mariposa até consegue retirar algumas vibrações ruins do ambiente em que você dorme. Todavia, na realidade há uma carga muito pesada naquele local. Tudo isso deixa claro que a mariposa, nesse caso, não revela algo bom para a sua vida. 

Pelo contrário, é um sinal de que o equilíbrio das energias não se encontra em um bom nível. Sendo assim, será necessário alterar a maneira como se relaciona com as vibrações que entram em seu caminho.

Significado espiritual de ter uma mariposa dentro de casa

Mariposas dentro de casa

Ter uma mariposa dentro de casa possui diferentes significados. A depender da cor em que surge esse animal, os sentidos podem variar muito

Por conta disso, é necessário estudar a fundo o significado da aparição desse inseto em seu lar. Se na cor branca o sentido é um, a verdade é que o significado pode ser outro de acordo com as variações na coloração desse inseto.

Sabendo ao certo o sentido da aparição da mariposa em sua casa, diferenciando cada cor em que o animal surge, as chances de compreender melhor essa aparição serão muito maiores. Portanto, tenha atenção aos detalhes.

Mariposa marrom dentro de casa

Mariposa marrom
Mariposa marrom

A mariposa marrom indica mudanças. Nesse sentido, é um animal que deixa claro as alterações que acontecerão perto de você. Esse inseto indica que sua vida passará por uma grande transformação. 

Dessa maneira, você embarcará em uma jornada diferenciada. Pode ser uma grande ideia se preparar para essas mudanças em seu dia a dia, de forma a absorver cada uma delas com cuidado e muita sabedoria.

Mariposa preta dentro de casa

Mariposa preta
Mariposa preta

A mariposa preta na sua casa mostra a presença de uma pessoa que já viveu ao seu lado. Alguém falecido que já passou pela sua vida se fez presente ao seu redor. 

Desse modo, a mariposa preta é um sinal de que essa presença aconteceu e de que essa pessoa ainda se conecta a você. Por conseguinte, não fique com medo da mariposa na cor preta.

Mariposa branca dentro de casa

Mariposa branca
Mariposa branca

Já a mariposa branca dentro da sua casa sinaliza boas mensagens. Esse animal tem recados importantes, mas positivos, a enviar para você. É um inseto que carrega boas energias consigo.

Por conta disso, é fundamental se entregar ao máximo em busca de boas soluções para a sua vida a partir da aparição de uma mariposa branca. Isso porque esse momento é realmente positivo para fazer seu dia a dia caminhar na direção correta.

Mariposa cinza dentro de casa

Mariposa cinza
Mariposa cinza

Uma mariposa cinza dentro de casa mostra muitas dúvidas. Haverá um momento de definição no futuro próximo. Diante disso, com seu destino em suas mãos, você terá dúvidas relevantes em relação ao que fazer.

Esse tipo de visão da mariposa cinza indica que essas dúvidas serão impactantes para a sua vida. Mas, como a mariposa é sempre um sinal de aviso, ainda há tempo para tentar se preparar para esse evento. Assim, você poderá escolher melhor seu futuro.

Mariposa laranja dentro de casa

Mariposa laranja
Mariposa laranja

A mariposa laranja indica ideias novas. Esse momento da sua vida que está chegando será sendo marcado por novidades e novas criações. Aproveite para inovar muito.

Mariposa laranja dentro do meu quarto

Já a mariposa laranja dentro do quarto tem significado de alegrias futuras em sua vida. Há bons acontecimentos vindo em sua direção.

Qual é o significado da mariposa no Xamanismo?

Xamanismo

No Xamanismo, a mariposa tem sentido de limpeza da alma e sérias mudanças em seu espírito. Assim, se relaciona com os significados do animal para outras religiões.

O Xamanismo encara a mariposa como uma parte importante da natureza. Logo, um elo de comunicação com a sua alma que pode servir para a limpeza do espírito.

A mariposa tem um significado bom na Umbanda, Candomblé e Xamanismo?

Sim, a mariposa possui sentidos positivos em todas as religiões citadas. É claro que, em algumas interpretações, pode haver um significado negativo.

Todavia, de forma ampla, seja no Xamanismo, no Candomblé ou na Umbanda, a mariposa mostra algo de bom. Portanto, as mensagens são boas.

Devo me preocupar com a visita de uma mariposa?

Em geral, a mariposa representa algo de bom para a sua vida. Apenas em situações muito específicas é necessário se preocupar com o animal.

Portanto, em linhas gerais, não há razão para preocupação. Mas o melhor é tentar entender o contexto em que o inseto surgiu para você para chegar ao significado.

Palavras finais

A mariposa possui diferentes sentidos, a depender das religiões que a analisam. Mas, de um ponto de vista amplo, tende a representar boas energias.

Por conseguinte, o cenário mostra que esse animal tende a gerar boas coisas para as vidas das pessoas. Da próxima vez que ver uma mariposa, você já saberá o seu significado.

E então, já sabe qual é o significado de ter uma mariposa dentro de casa ou até mesmo no quarto, de acordo com a Umbanda e o Candomblé? Tenho a certeza que sim! Porém, mesmo assim, se ainda tiver alguma dúvida não hesite em comentar abaixo.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.