Qual é o Significado da Vela Amarela? Umbanda e Macumba

Qual é o Significado da Vela Amarela? Umbanda e Macumba

Neste artigo falaremos sobre qual é o significado da vela amarela na macumba e Umbanda. Porém, antes disso, vamos falar sobre o que ela representa. Então, continue lendo abaixo para ficar a saber tudo sobre ela!

Antes de mais nada, gostaria de dizer que a vela é a materialização da Fé e do que desejamos, quando acendemos uma vela estamos naquele momento abrindo um portal energético.

Por isso mais importante do que a vela em si, é o que estamos pensando e desejando neste momento em que o portal se abre e se conecta com a espiritualidade através da chama da vela.

Pois, nossos pensamentos estão formando ondas vibratórias que somadas a chama da vela são capazes de realizar o que esperamos, desde que seja o nosso momento de receber.

Ainda que não tenhamos nossos pedidos atendidos, porque talvez não seja ainda este o momento, sempre teremos o conforto desta ligação com o mundo espiritual.

Portanto podemos esperar sempre ao acender uma vela, paz, a tranquilidade, a certeza de que estamos sendo amparados por uma força maior.

E que assim que for permitido pela espiritualidade, receberemos aquilo que foi pedido através da chama da vela e da nossa Fé.

Qual é o significado da vela amarela?

Significado da vela amarela

A vela amarela assim como a laranja, desperta novas esperanças, alegria, leveza, desprendimento, diminui a ansiedade e as preocupações.

Além disso, ainda atrai dinheiro e poder, constrói confiança, energia e inteligência trazendo luz para a solução de problemas. Ela retém o conhecimento, desenvolve a sabedoria e ajuda na criatividade.

O amarelo portanto simboliza: a criatividade, o conhecimento, a alegria, as novas ideias, a juventude e a nobreza.

Para que serve a vela amarela?

Sempre que precisamos nos refazer de energias ruins e limitadoras podemos contar com a ajuda das velas, a amarela neste caso serve para várias coisas ao mesmo tempo, inclusive para a cura de algumas doenças principalmente as mentais.

Quando posso usa – lá?

Sempre que sentir a necessidade de se refaz energeticamente, ou quando precisar de ajuda para a criatividade ou desbloqueio de energias.

Se estiver se sentindo muito ansioso(a) também pode acender uma vela amarela e pedir pela paz, pela tranquilidade.

O único cuidado que precisamos ter, é que se esta cor se for usada com muita frequência pode tornar a pessoa irresponsável ou ainda volúvel.

Qual é o significado da vela amarela na macumba?

A vela amarela na macumba

Quando encontramos uma vela amarela em um trabalho ( macumba é um instrumento musical de origem africana), significa que estamos recorrendo as forças de nossa Mãe Iansã ou dos Baianos.

Com a finalidade de afastar de nossas vidas os eguns ( espíritos desencarnados que ainda não encontraram a luz e o seu caminho), estamos pedindo pelas forças de Mãe Iansã para que Ela carregue para longe estes eguns e livre os nossos caminhos.

Além disso, o trabalho pode ser feito para a linha dos Baianos e podemos pedir por trabalho, dinheiro, saúde, restabelecimento da paz! Enfim, esta linha, assim como todas na Umbanda trabalham para vários fins.

O uso da vela nestes casos, tem a finalidade de firmar o pedido e desejo do consulente no trabalho que esta sendo realizado.

E na Umbanda, o que ela significa?

A Umbanda e as velas

A vela amarela na Umbanda representa a força vibratória de Mãe Iansã, Senhora dos raios e dos ventos, aquela que controla os eguns e os afasta de nossas vidas.

Assim sendo, quando acendemos uma vela amarela em nosso congá estamos pedido a senhora dos ventos e raios que leve com ela tudo o que não for bom para nós e nossos trabalhos, além disso estamos pedindo forças para vencer as demandas.

Portanto quando acendemos esta vela, estamos abrindo um portal dentro do local e pedindo que seja recolhido para a espiritualidade tudo aquilo que não nos faz bem e que pode ser recolhido.

Isso porque existem algumas energias que ainda não podem ser recolhidas, e precisaremos aprender com elas.

Como acender uma vela amarela corretamente

Como acender as velas amarelas

Ás vezes acendemos uma vela em um movimento tão mecânico, que nem sabemos ao certo porque estamos acendo, mas acabamos por fazer.

Desta forma a vela não passa de um objeto material que queima. O mais importante ao acender uma vela é o desejo , o pensamento que empregamos ao ato.

Por isso, sempre que for acender uma vela procure um momento em que não será interrompido, eleva seu pensamento, pense, imagine e sinta coisas boas.

Pois, não podemos esquecer que um portal energético se abrirá e que junto com a chama da vela seguirá seus pensamentos e desejos! E esse é o seu momento de conexão com a espiritualidade e com as forças maiores.

Segure a vela com as duas mãos acima de sua cabeça, ela pode estar apagada ou não, no geral fazemos esta consagração com a vela acessa, mas se não se sentir confortável faça com ela apagada mesmo.

Com a vela acima da cabeça peça pelo que deseja, seja sincero, verdadeiro e se entregue de fato a esta energia. Apesar da espiritualidade saber exatamente o que você precisa, é sempre bom dizer em voz alta ou em pensamento.

Cuidado com a energia…

Porque o que conta aqui é aquilo que esta pensando, é a energia que esta impregnando a chama e a materialização através da vela.

Pense na cor da vela, lembre dos seus benefícios e simbologias, imagine-se em meio a esta cor e experimente-a.

Em seguida, assim que terminar seus pedidos e agradecimentos, coloque a vela em cima de um móvel ou altar se tiver um, ela também pode ser colocada no chão, mas o ideal é que fique em lugares mais altos.

Mas, tenha o cuidado com a chama para que não aconteça nenhum acidente e a vela cair no chão e provocar algum pequeno incêndio.

Esta vela é muito poderosa, mas temos de aprender a usar ela. Tal como viu, o significado da vela amarela é apenas positivo. Então, use e abuse dela e dos seus poderes para melhorar a sua vida!

O ato de acender uma vela e pedir, é um momento de entrega a espiritualidade, é o reconhecimento de que sozinhos não somos ninguém e que sempre precisamos de auxilio, nosso equilíbrio depende destes momentos, se você não gostar de acender velas, procure um momento em seu dia para que possa se conectar com as forças maiores que nos movem, mentalize a Paz!

Leia também: