Significado da Vela Verde: Para que serve na Umbanda?

Significado da Vela Verde: Para que serve na Umbanda?

Na Umbanda usamos muito as velas, e cada uma delas tem o seu significado, mas qual será o significado da vela verde, para que serve?

A Umbanda é uma religião que faz uso das forças da natureza para ajudar as pessoas a encontrarem equilíbrio, cura mental e física, e as cores além de estarem relacionadas aos Orixás e Linhas de Trabalho, ainda guardam um poder de cromoterapia.

Isso é, quando acendemos uma vela canalizamos a nossa Fé naquela chama, e dependendo da cor da vela atraímos os seus benefícios.

Porém, alguns médiuns e pessoas acendem suas velas quase que de forma automática, sem ter de fato uma concentração no que estão fazendo.

Dessa forma acabam por perder muito, perdem a força da chama e de quem ela representa, perdem o poder de cura que esta chama pode trazer.

Qual é o significado espiritual da vela verde?

Significado espiritual da vela verde

A vela verde representa a cura, o equilíbrio, a fartura, a caça, o poder de se manter, pois esta é a cor da vela de nosso Pai Oxóssi senhor das matas.

Quando acendemos uma vela verde em nosso congá ou em um trabalho de Umbanda, estamos ativando a força vibratória desta cor e com ela os poderes do nosso Pai Oxóssi ou de seus Caboclos.

Além disso, ao acender uma vela estamos abrindo um portal mental e invocando as forças que a aquela luz e cor representam.

Portanto qualquer pessoa que acenda uma vela com Fé, esta realizando um ritual mágico, que ela talvez não perceba, mas que esta acontecendo na espiritualidade.

Por isso a importância de manter seus pensamentos positivos e voltados para o bem! Pois nesse momento suas forças mentais estão se unindo as forças da magia das velas.

Potencializando assim, o poder do alcance de seus pedidos por meio dos seus pensamentos.

Para que serve a vela verde no mundo espiritual?

As velas verdes e a espiritualidade

Não apenas a vela verde, como também qualquer outra cor de vela, serve para abrir um portal energético que fará uso da força mental de quem acende com a força da própria cor.

Dessa forma, no momento em que acendemos uma vela e criarmos esta portal estamos potencializando as nossas forças e fazendo chegar a espiritualidade os nosso desejos e pedidos.

Aliás, não é preciso que a vela queime até o final para que o portal se abra. Bastam apenas 20 minutos para que se tenha efeito! Mas deixamos a vela queimar até o final por uma questão de respeito e doutrina.

Vela verde triangular

Apesar de não nunca ter usado uma vela triangular, ela serve para disputas judiciais ou comercias. Seu uso confere maior força para vencer.

Mas e seu eu não tiver uma vela verde triangular, não posso usar a vela normal?

Sim pode, como dito anteriormente não é a vela que faz o ” milagre” e sim a Fé, confiança e respeito no que pedimos.

Apenas para conhecimento, na Umbanda quando os casos são judiciais entregamos o trabalho ao nosso Pai Xangô e sua vela é a marrom. Para os casos comerciais entregamos a Pai Ogum ou Exus e usamos a cor de vela vermelha.

Para que serve na Umbanda

A triangular serve para trabalhos relacionados as disputas comerciais ou judicias. Mas como dito anteriormente eu nunca usei este formato de vela, e pelas casas por onde andei também nunca vi.

No geral usamos as velas “palito” ou de sete dias para os trabalhos que realizamos.

Mas, podemos fazer um triângulo no chão desenhado com a pemba ( espécie de giz) branca, e em cada ponta do triângulo colocar uma vela de cor verde, no centro podemos colocar o pedido escrito em um papel.

A vela verde é utilizada para a macumba?

A vela verde e a macumba

A vela Verde é muito utilizada para ativar as ondas e forças vibratórias de nosso Pai Oxóssi, e para Ele pedimos sempre pela cura, saúde e prosperidade.

Podemos ainda pedir por emprego, para que não nos falte o sustento em nenhum momento de nossas vidas.

Do mesmo modo que podemos pedir a Ele qualquer coisa, podemos pedir aos Orixás de Umbanda e suas linhas de trabalho. Pois apesar de representarem um trono e uma força em especial, são trabalhadores atuantes em qualquer tipo de demanda.

Posso então pedir por amor e harmonização para Oxóssi ou um Caboclo de Oxóssi?

Sim pode, Todos trabalham para tudo! Porém cada Orixá ou linha de Trabalho vai atuar com maior facilidade em certos assuntos, seus campos de domínio.

Como acender corretamente esta vela

Primeiramente limpe sua mente de qualquer sentimento ruim ou negativo, afinal você esta prestes a abrir um portal energético.

Se for possível esteja em um local onde tenha um pouco mais de silêncio para que não se perca com ruídos que podem atrapalhar sua concentração.

Embora tenhamos o habito de acender as velas em locais acima de nossa cabeças, isto não é uma regra, pode acender em um altar mais baixo ou um móvel da casa mais baixo.

Afinal, não é o local onde a vela esta que fará com que se desejo se realize, e sim os seus pensamentos e intenções.

Se acaso se sentir confortável, eleve a vela ao centro da sua cabeça, acessa ou não, e mentalize o que deseja! Segure a vela com as duas mãos e mantenha acima da cabeça.

Depois que mentalizou o que deseja, acenda a vela se ainda estiver apagada e coloque no lugar onde escolheu, agradeça da sua forma e pronto esta feito.

Ainda que não se obtenha o que desejou por várias razões, saiba que este simples ato lhe trouxe vários outros benefícios.

A paz com certeza será um deles.

Como viu, o significado da vela verde no mundo espiritual, na Umbanda e até mesmo na macumba não é negativo. Então, não precisa temer essa vela sempre que a vê ou ouve falar nela.

Ás vezes reclamamos muito por não conseguirmos o que achamos que mereceremos, mas em momento algum agradecemos pelo mal que nos foi retirado, ou das armadilhas que fomos poupados, talvez não possamos ver tudo o que a espiritualidade faz por nós, mas tenha certeza de que ela atua a todo momento, nos livrando do mal, ou de todo mal que é possível.

Leia também: