Orixá Ewá na Umbanda: Quem é Esta Entidade Sagrada?

Orixá Ewá na Umbanda: Quem é Esta Entidade Sagrada?

Orixá Ewá é uma das entidades sagradas presentes na Umbanda, entretanto, para quem não segue a essa crença pode não ser tão conhecida. 

Mesmo não sendo de nome popularmente conhecido, é uma entidade sagrada tão importante quanto as demais, sendo interessante conhecer um pouco mais ao seu respeito. 

Essa entidade apresenta suas próprias características e papel definido dentro da Umbanda, estando presente em diversas questões. 

Conheça um pouco mais sobre Ewá, quem é, sua história e entenda o seu papel dentro da Umbanda

Quem é a Orixá Ewá na Umbanda?

Orixá Ewá na Umbanda

Orixá Ewá é uma entidade mais comum no Candomblé do que na Umbanda, ainda que se mostre presente nas duas crenças. 

É uma entidade feminina e se apresenta como a Orixá da vidência e do sexto sentido, sendo também uma protetora de tudo o que é puro. 

Sua proteção abraça a tudo o que pertence a natureza, desde os seres humanos até outros pontos, como animais, florestas e toda a criação

Tudo o que é puro receberá o seu cuidado, sendo sua proteção baseada em grande sabedoria e esperteza, características fortes desta Orixá. 

Irmã de Oxumaré, junto a ele é a responsável pela energia presente no arco-íris e tem uma serpente como seu símbolo. 

É a regente das neblinas e nevoeiros, sendo responsável por essa reação da natureza e a utilizando como uma forma de proteção contra todos aqueles que buscam a desafiar, fazendo com que se percam. 

Muito poderosa, sua história e características nos mostram que, ainda que pouco conhecida, é uma Orixá de grande importância e que deve ser respeitada.

Pequena história de Ewá na Umbanda 

Ewá

A história de Ewá na Umbanda se encontra com a que é descrita no Candomblé, havendo poucas mudanças ao final. 

Ela tem seu início com Ewá sentada a beira de um rio, onde lavava roupas. É nessa ocasião que conhece Ifá. 

Ewá ajuda Ifá, escondendo-o onde antes estavam as roupas a lavar, e impedindo que Ikú, a morte, pudesse o levar. 

Ifá, encantando com a ajuda recebida por Ewá diz que deseja se casar com ela, mas não recebe uma resposta positiva, mesmo quando Nanã, mãe da Orixá diz que a filha deveria se casar. 

Assim, para poder manter sua pureza, mantendo-se longe do matrimônio, Ewá decide fugir e para isso tem ajuda de seu irmão Oxumare, indo juntos para o final do arco-íris. 

Juntos, os irmãos vivem por ali durante um longo tempo e, por essa razão, começam a ser conhecidos como a energia do arco-íris, sendo uma de suas características. 

Ainda escondida, Ewá segue desenvolvendo a habilidade da visão, podendo compreender os caminhos, o que foi ensinada por Ifá antes de seguir para longe dele.

Ao retornar, Ewá se encontra com a energia do arco-íris, mas também com o dom da vidência, podendo auxiliar as pessoas a encontrarem seus caminhos. 

Na Umbanda, ela é entendida como o sincretismo de Santa Luzia do catolicismo, pois ambas escolheram a pureza ao matrimônio e auxiliam através do dom da visão. 

Assim, a história de Ewá na Umbanda envolve suas diversas características, mas seu início é bastante similar ao Candomblé, havendo forte destaque para a sua vidência

Qual o papel desta entidade na Umbanda? 

Poderes e forças de Ewá

O papel de Ewá dentro da Umbanda está ligado sobretudo a sua capacidade de visão, estando a ajudar as pessoas a entenderem seus caminhos

Suas demais características também aparecem na Umbanda, sendo parte da Orixá e do que ela representa, mas não costumam surgir com tanta força. 

A sua ligação com a visão é bastante forte, proporcionando a essa Orixá um papel importante em questões que envolvem a vidência. 

Não é surpresa que, por conta disso, uma de suas características seja ser a Senhora dos Búzios, ajudando a entender caminhos e dúvidas das pessoas que recorrem a ele

Além disso, podemos considerar também a questão da pureza e a sua ligação com águas, sendo relacionada ao feminino e sua força. 

Por ter conseguido enganar a morte, Ewá também é considerada uma Orixá guerreira e que transmite forças àqueles que recorrem a ela, auxiliando-os em sua jornada

7 Características de Ewá na Umbanda 

Características de Ewá na Umbanda

Trouxemos aqui uma história simples de tudo o que Ewá representa, pois essa Orixá é muito mais que a pureza e a vidência

Com diversas características fortes essa Orixá se mostra bastante poderosa, sendo interessante conhecer mais ao seu respeito. 

Através de suas ações, ela foi sendo reconhecida por suas características, tornando-se uma Orixá de importantes aspectos

Cada uma dessas partes nos fala um pouco a respeito de como ela é entendida na Umbanda e como podemos também a compreender.

1) Senhora dos Búzios 

Por ter o dom da vidência, habilidade que a história diz que aprendeu com Ifá, Ewá se torna a Senhora dos Búzios

É essa a Orixá que está por trás das respostas que busca com essa prática, apontando os melhores caminhos e opções que você tem a seguir. 

Ewá é a senhora dos caminhos, da vidência e te aponta o caminho mais interessante a tomar em sua vida, a depender da situação que a faz buscá-la como guia.

2) Protetora da pureza 

Em sua história, Ewá opta por proteger a sua pureza, permanecendo com sua força individual ao longo de sua vida e nunca escolhendo ao matrimônio. 

Com isso, torna-se, entre outras características, a Orixá relacionada a pureza e protetora do que é puro. 

Assim, ela está presente nos rios, matas e natureza que ainda seguem intocados, protegendo-os, e também auxilia as pessoas puras, protegendo-as das maldades ao seu redor

3) Senhora do arco-íris 

Quando Ewá saí de casa junto ao seu irmão, como uma forma de evitar ser levada a se casar, eles se escondem e vivem ao final do arco-íris por um longo tempo

Durante essa fase, a energia contida na Orixá e seu irmão se fundem ao arco-íris, transmitindo sua energia a essa força da natureza. 

Com isso, seu irmão torna-se Senhor do arco-íris enquanto Ewá torna-se a Senhora. Sua energia se funde a esse aspecto que é puro e natural, características fortes da Orixá.

4) Guerreira e senhora das matas 

Em diversas versões de sua história, Ewá é relacionada ao rio, estando esse protegido dentro das matas intocadas pelos homens. 

Também é colocada como uma guerreira, alguém que consegue proteger a si mesma, as suas crenças e valores, assim como as de quem compartilha de ideias parecidas. 

A Orixá, portanto, é guerreira, pois luta pelo que acredita ser certo, e é a senhora das matas, protegendo a natureza que segue viva e intacta

5) Dona das pedras preciosas 

Estando ligada aos rios e tudo que é natural, Ewá também se relaciona as pedras preciosas, pois são mais facilmente encontradas nesse tipo de ambiente. 

Enquanto senhora de diversos aspectos naturais, também se torna dona de tudo o que ali está contido

6) Serpente azulada nas tempestades 

Sendo a serpente azulada em tempestades, Ewá nos mostra a ligação de diversas de suas características. 

Aqui temos a pureza, a sua ligação com os rios e natureza e, portanto, também com as tempestades e tudo o que nela se manifesta. 

7) Senhora dos raios solares 

Assim como as tempestades, os raios solares se relacionam a natureza, ao que é puro e belo e, que portanto, faz parte do que Ewá zela

É através dos raios de luz que o arco-íris também pode ser formado, unindo aqui algumas das características da Orixá de forma circular. 

Seu poder é, portanto, ligado ao que é natural e puro, não sendo diferente ao ser a Senhora dos raios solares.

Nomes de Ewá na Umbanda e suas características 

Nomes de Ewá

Na Umbanda, Ewá é conhecida por diferentes nomes, os quais são ligados as diversas características que apresenta enquanto poderosa Orixá. 

Esses nomes, assim como alguns de seus traços, podem ser parecidos com os encontrados no Candomblé. 

Apresentam a sua ligação com outros Orixás e, muitos desses nomes, são uma forma de descrever uma de suas características, sendo seu significado.

  • O primeiro de seus nomes é “Ewá Fagemy”, relacionando-a com Oxalá e Oxun, e sendo relacionado a sua característica de Senhora do Arco-íris. 
  • Já quando falamos de Ewá como a Dona das pedras preciosas, encontramos seu nome como “Qualidade Ewá Bamio”,  estando ligada a Ossayn. 
  • Se você busca falar sobre Ewá enquanto Senhora das matas e guerreira, então seu nome será  “Ewá Salamin” e vai aparecer conectada a Yemanjá e Odé. 
  • Quando ver alguém a chamando de “Ewá Gebeuyin” pode entender que falam da Serpente azulada nas tempestades e que, junto dela, estão ligadas Oya, Omulu e também Oxum. 
  • Ewá Awo”, por sua vez, é seu nome quando surge enquanto a Senhora dos Búzios e se relaciona com Ossayn, Oya e Oxossi. 

Por fim, seu último nome, tão importante quanto os demais, é “Ewá Gyran” ligada a sua característica de Senhora dos raios solares, estando relacionada a Oxossi, Oxum e Omulu. 

Como receber a ajuda desta entidade na Umbanda? 

Oferenda para Ewá

Receber a ajuda de Ewá depende de dedicar a ela uma oração, também podendo ser junto de uma oferenda, a qual é realizada com alimentos específicos desta Orixá

Sua oração não é complicada, mas é importante buscar aprendê-la bem, a fazendo corretamente e colocando nela toda a sua intenção para alcançar seu pedido. 

Da mesma forma, a oferenda deve ser feita com todo seu cuidado, buscando fazê-la com respeito e atenção dedicados para Ewá. 

Simples, sua oferenda conta com alimentos tradicionais brasileiros cozidos, tais como:

  • Feijão-preto;
  • Feijão-fradinho;
  • Camarão seco;
  • Milho;
  • Batata doce;
  • Coco;
  • E banana da terra.

Esses alimentos são cozidos e colocados em pequenas porções, juntos uma vela branca, a qual será acesa no momento em que iniciar suas saudações à entidade. 

Essa prática busca o alcance de pedidos que estão ligados as características de Ewá, mas, acima disso, são fontes de paz e energia positiva para aquele que o coloca em prática. 

Por mais que seja um ritual simples, por se tratar de uma oferenda para uma entidade, é interessante que, se você nunca realizou algo do tipo, procure por alguém experiente que possa te ajudar

Dessa maneira, a quantia dos itens, a organização da mesa e o modo como deve fazer a sua oração poderá ser mais claro e fácil de entender. 

Ter cuidado em cada um desses trechos poderá te ajudar a fazer uma oferenda de qualidade, garantindo o sucesso do que está buscando.

Ewá é uma entidade positiva?

A positividade nas entidades da Umbanda

Ewá é sim uma entidade positiva, se mostrando presente e auxiliando em questões que tragam o bem, coisas positivas para a vida das pessoas. 

Ao buscar se conectar com essa Orixá e suas características, está buscando se conectar com energias positivas, atrair coisas boas para a sua realidade. 

Como dito, a oferenda e oração feitos para ela atraem paz e boas energias ao seu redor, o que acontece por conta de Ewá também ser uma entidade positiva.

Ter Ewá como uma entidade a quem faz suas oferendas é algo muito interessante! Falo isso, pois irá atrair aspectos bons para a sua vida, podendo ter uma ideia pelas características que a definem

Cada pequena questão que Ewá é conectada nos mostra um pouco de como se dá a sua influência na vida de quem a busca a sua ajuda. 

Nenhuma delas nos mostra algo diferente, indicando que ela é, sem dúvidas, uma das entidades consideradas positivas.

Palavras Finais

Ewá é uma das entidades positivas, estando presente na Umbanda e também no Candomblé

Reconhecida como a Orixá da pureza e da vidência, ela é muito mais do que isso, estando ligada as suas diversas características, as quais representam as suas qualidades. 

São esses traços que indicam as principais questões que Ewá se envolve e que, portanto, busca proteger. 

Pedir por sua ajuda e agradá-la, não é algo difícil de se fazer. Porém, requer um trabalho cuidadoso e sincero, um pedido puro e positivo, tal como é a própria Orixá

Entendendo-a um pouco melhor, poderá notar o quanto ela é especial e pode se tornar uma ajuda importante em sua vida. Tudo isso, desde que saiba respeitar os valores que também são defendidos por Ewá.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre esta entidade? Tenho a certeza que sim! Qualquer dúvida que ainda tenha, não hesite em comentar mesmo abaixo.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.