Como Saber Qual é a Minha Cigana do Oriente? Revelado

Como Saber Qual é a Minha Cigana do Oriente

Quem são os nossos guias espirituais, continua a ser uma das perguntas mais frequentes, como saber qual é a minha Cigana do Oriente, ainda é uma duvida.

Embora existam fontes que garantem ser possível descobrir pela data de nascimento, eu ainda afirmo que os nomes dos guias e Orixás só são revelados quando ditos pela própria entidade ou por um Pai de Santo.

A principio não existe nenhuma outra forma de saber quais são seus guias de proteção ou de trabalho, podemos até fazer algumas associações com nossos Orixás de cabeça, mas que também não podem ser confirmados.

Ou seja, se seu pai de cabeça é Xangô seu Caboclo será das Pedreiras, isso é uma associação feita pelos umbandistas, que pode não representar a verdade.

Portanto, posso ser filha de Xangô mas meu Caboclo ser de Oxóssi, pois em algum momento da minha egrégora Ele se faz presente.

Como posso saber qual é a minha Cigana do oriente?

Como Saber Qual é a Minha Cigana do Oriente

Antes de mais nada, gostaria de dizer que nem todo mundo, sendo médium de incorporação, tem todas as linhas de trabalho atuantes.

Em outras palavras, um médium pode não ter um cigano ou cigana em sua egrégora e viver muito bem com isso.

Às vezes a Pombo Gira faz às vezes da Cigana, e por este motivo a cigana não se apresenta para trabalhar.

Mas, se ela fizer parte dos seus trabalhos, ela própria dará o seu nome, e ainda assim isso pode levar muito tempo para isso acontecer.

Isso porque na Umbanda não existe uma necessidade dos espíritos de darem seus nomes, o que importa para eles é o trabalho que será realizado.

É possível saber qual é minha Cigana pela data de nascimento?

Cigana e a data de nascimento

Apesar de algumas pessoas afirmarem que sim, eu sigo dizendo que não existe um meio de saber o nome de nenhum entidade por meio da data de nascimento, numerologia ou Tarot.

Talvez, se consiga o nome da Cigana através do jogo de búzios, digo talvez porque não existe nenhuma certeza neste sentido.

Para que fique mais claro, às vezes quando vamos passar em uma consulta com um Guia ou quando vamos jogar búzios, estamos acompanhados de uma entidade que está naquele momento nos ajudando, e isso não quer dizer que esta entidade seja a sua de trabalho ou proteção.

Um exemplo disso, passei muito tempo achando que Ogum era meu Pai, até que quando precisei fazer uma oferenda para meus pais de cabeça, descobri que era filha de Oxóssi.

Mas porque isso aconteceu?

Porque durante um bom período da minha vida eu precisei (e ainda preciso sempre) da força de Pai Ogum, e depois quando “não era mais preciso”, meu pai de cabeça se apresentou e este era e é Pai Oxóssi.

Portanto, a melhor forma de saber quem são seus guias e Orixás é aguardar pela fala deles, no momento certo eles vão se apresentar.

Espere que sua Cigana fale, é o melhor

Esperando pela sua Cigana

Embora seja o desejo de todos nós descobrirmos qual é a nossa Cigana do Oriente, isso pode não acontecer. A nossa Cigana pode simplesmente não querer se mostrar nem dizer quem ela é.

E não existe mal nenhum nisso! Se a sua Cigana acha que não existe necessidade de você saber o nome dela, é porque não existe.

Se ela quiser que você saiba quem ela é, ela vai acabar por revelar isso para você sem que faça nada. Pode demorar, mas a verdade é que temos de ter paciência e aguardar pela nossa vez.

Tal como falei anteriormente, pode tentar recorrer ao jogo de búzios. Para mim, é a única maneira mais simples que pode vir a funcionar, mas não é garantido.

Não adianta estar em adivinhações nem nada parecido. Sua Cigana pode e deve ser quem menos espera.

Então, aguarde a sua vez, acredite na sua Cigana e tenha fé nela. Se ela quiser se revelar, ela vai fazer isso quando for a altura certa. É simples assim!

Como posso cuidar da minha Cigana?

Cuidando da minha cigana

Se você tem Cigana e já sabe qual o nome dela pode cuidar de acordo com a vontade dela! Como por exemplo usar a cor de vela que ela responde, elementos que ela precisa para suas magias, apesar de sabermos que nada disso tem a menor importância para eles, e que tem apenas para nós.

Teremos na Umbanda uma infinidade de nomes de Ciganas e Ciganos em seus nomes alguns apresentam sua área de atuação como é o caso da Cigana da Estrada, ou Cigana das Almas ou ainda Cigano da Praia.

Uma coisa é comum para todos os ciganos, a alegria e a adoração por festas e festejos.

Todos são devotos de Santa Sara Kali.

1. Trajes

Geralmente usam roupas bem coloridas com muito dourado e penduricalhos que provocam barulho enquanto dançam ou se movimentam.

Os Ciganos usam lenços amarrados no pescoço ou na cabeça, as Ciganas saias rodadas, lenços em volta do pescoço e muitas pulseiras, anéis e colocares.

2. Cor de Velas

Velas de cores laranja ou dourada, mas aceitam em seus trabalhos velas brancas, geralmente pedem fitas coloridas em suas oferendas.

Quando tiver dúvida na vela que deve escolher, opte sempre pela branca. A vela branca é uma vela geral, ou seja, serve para todos os tipos de pedidos e entidades.

3. Campo de atuação

O campo de atuação vai depender muito da falange a qual a cigana pertence, mas se quer apenas fazer um agrado oferecendo uma vela sem nada pedir nada, poderá fazer em um jardim ou dentro de casa mesmo.

4. Elementos de magia

Todo Cigano tem um elemento de magia, que pode ser um pandeiro, um baralho, um punhal, algumas fitas coloridas ou para as Ciganas xales que usam para limpar os consulentes, alguns usam pedras.

Para concluir este artigo

O povo Cigano é um povo festeiro, que gosta muito de dançar e de brincar, festejar, cantar e seus trabalhos são leves, ou seja, não atuam com energias que sejam densas.

Preferem trabalhar com o amor e com o desapego das coisas materiais que nos fazem tanto mal.

Vale ainda lembrar, que nem toda entidade Cigana foi Cigano um dia, esta falange abriga pessoas que se identificam com a energia dos ciganos.

Por isso, poderemos encontrar neste linha de trabalho pessoas que foram médicos, cientistas, professores, fazendeiros, pessoas comuns, como também podemos encontrar quem já viveu uma encarnação como cigano.

Na Umbanda alguns poucos ciganos que se apresentam geralmente falam o português raros são os que falam em romeno ou espanhol.

Esta é uma linha que não é muito trabalhada em terreiros de Umbanda, nos dias 24 e 25 de maio alguns fazem uma festa em homenagem a eles e a Santa Sara Kali.

A Umbanda tem muitos mistérios ainda para serem desvendados, existe uma preocupação muito grande de quem frequenta a Umbanda em saber quais os nomes de seus guias e protetores, muito querem saber apenas para estudar mais, outros apenas por curiosidade, fato é que não precisamos saber o nome de quem nos protege e no momento certo e assim que for preciso ele dará o nome. Até lá agradeça apenas pela proteção e amparo que recebe todos os dias destes amigos incansáveis.

Leia também: