Em religiões afro brasileiras usamos muito as oferendas, mas como funcionam as oferendas na Umbanda?
As oferendas são feitas para vários fins que vai depender da necessidade do consulente ou do filho que esta fazendo.
Assim sendo, ninguém sai por ai fazendo uma oferenda sem saber para o que é e para quem é, toda entrega precisa ter fundamento e orientação.
Por isso, se pretende fazer uma oferenda consulte primeiro uma entidade espiritual na Umbanda ou Candomblé para saber ao certo o que deve ser feito.
Como funcionam as oferendas na Umbanda
A Umbanda trabalha com as forças da natureza. Nossos Orixás representam os pontos de força do nosso planeta, terra, água, matas, cachoeiras, rios, pedreiras, mar, além dos pontos de força do cemitério.
Portanto, as oferendas no geral são feitas com frutas, flores, velas, fitas e bebidas com ou sem álcool. Elas são entregues sempre em pontos de força daquela entidade e de acordo com a necessidade do consulente.
Mas, iremos encontrar na Umbanda e no Candomblé muitos tipos de oferendas e para vários sentidos, todas com orientação espiritual do Pai da casa ou da entidade que comanda a Casa.
Oferendas para pedir
Quando um consulente precisa de alguma coisa, como trabalho, cura de uma doença, paz e equilíbrio em sua vida e busca por um terreiro de Umbanda, os guias procuram resolver as situações dentro da própria casa, porque às vezes é apenas uma questão de energia.
Porém, em alguns casos o problema pode ser mais sério e precisar fazer algum tipo de trabalho! E ai é pedido para o consulente os elementos para a oferenda, que vai depender do Guia e da pessoa ou da situação desta pessoa.
Tem oferendas que são feitas apenas com velas e despachadas em encruzilhadas, ou caminhos de terra, outras é preciso um pouco mais.
Oferendas para agradecer
Estas são feitas no geral a pedido do próprio consulente que conseguiu o que precisava, e quer agradecer com uma oferenda.
Neste caso o Guia espiritual vai pedir os elementos para a entrega, flores, frutas, bebidas, cigarros, ou se for para esquerda padê e pinga.
Além de indicar o local para entrega, que pode ser em ruas, matas, cemitérios, na praia, ou às vezes ela fica dentro do próprio terreiro até ser despachada ( jogar fora) pelos filhos ou pai da casa.
Recomendamos
Oferendas que são obrigações dos filhos
Todo filho de Santo dependendo da casa em que frequenta, terá a sua obrigação com o Santo, ou seja, fazer uma oferenda para seus Pais de Cabeça.
Estas oferendas são feitas dentro do terreiro. E toda comida que for para se cozinhar será feita pela Mãe de Santo ou por alguém que “Tem Mão de Cozinha”. ( Em algumas casas existe uma pessoa especifica que faz toda a comida que é para o santo).
Depois de feita a comida o filho pode se deitar para o Santo ou não, vai depender também da doutrina da casa, no geral se deita.
Ou seja, o filho de santo deita em uma esteira de palha e no alto de sua cabeça fica a oferenda que será entregue, algumas casas o filho fica deitado na esteira por alguns dias, em outras apenas algumas horas.
Existe esta diferença entre uma casa e outra porque a Umbanda não é codificada assim como o Candomblé, por isso podemos encontrar muitas diferenças na mesma religião.
Quem pode fazer uma oferenda?
Que fique claro que o fazer aqui não é a preparação e sim a entrega da oferenda.
Dito isso, qualquer pessoa! Isto desde que seja orientada por uma entidade espiritual. As oferendas e entregas não se fazem por fazer, tudo precisa ser fundamentado e realizado de acordo com algumas regras.
Por exemplo, antes de começar a fazer uma oferenda simples ou complexa, é preciso que os envolvidos tomem seus banhos de ervas. Podem ser de energização, de defesa ou de atração.
Além, é claro, de fazer uma oração para iniciar a preparação e acender uma vela perto de um copo com água. A vela e a água aqui servem para criar o portal junto a espiritualidade, que estará presente durante todo o processo.
Apesar de ser permitido a todos fazer uma oferenda, nem todos podem participar da preparação. Em alguns casos os de saúde, por exemplo onde é preciso passar no consulente algum elemento, ele poderá ficar até que tudo esteja pronto.
No exemplo que dei sobre saúde, às vezes o trabalho e oferenda são feitos diretamente no ponto de força. Neste caso no cemitério e o que usamos para canalizar energias é a pipoca, e quem trabalha para a cura neste caso é Pai Obaluayê ou Pai Omulu.
Recomendamos
Em quanto tempo terei o resultado da oferenda que fiz?
Esta é uma pergunta muito difícil de responder. Isto, pois depende de muitas coisas, principalmente do momento da pessoa. Às vezes a oferenda não é para resolver aquele problema em si, mas para abrir caminho para que o problema seja resolvido.
Por isso, não importa se a oferenda foi de uma vela ou de várias velas e frutas. O que determina o tempo para o resultado é em que tempo o consulente esta.
Entretanto, apesar de não receber imediatamente o que pediu, o consulente sempre terá a paz e o equilíbrio refeitos, pois as energias foram movimentadas a favor dele.
Portanto, o resultado será sempre de acordo com o merecimento de cada um, mesmo sabendo que a espiritualidade trabalha com acréscimos de misericórdia e nos socorre sempre que precisamos.
Na Umbanda usamos a força dos elementos da natureza para fortalecer as nossas forças, abrimos caminhos para o trabalho, para a saúde usando elementos simples como flores, frutas, velas, enfim.
Assim sendo, o que importa em qualquer oferenda ou entrega que for fazer não é a quantidade de elementos que esta entregando, e sim a sua intenção ao fazer.
E então, já sabe como funcionam as oferendas no mundo da Umbanda? Espero verdadeiramente ter esclarecido todas as suas dúvidas.
Já ouvi muito a frase : “Para quem tem Fé basta acender um palito de fosforo que dará certo”, e isso é verdade, as oferendas nada mais são do que a canalização e materialização da nossa Fé ou do nosso desejo.
Leia também:
- Cor das velas dos Orixás na Umbanda
- Quanto Tempo Demora um Trabalho de Exu a Fazer Efeito? Respondido
- Quanto tempo demora para uma oferenda fazer efeito?
Deixe o seu relato