Quem é Seu Guia Espiritual? Como Descobrir Seu Guia Espiritual na Umbanda

Quem é Seu Guia Espiritual? Como Descobrir Seu Guia Espiritual na Umbanda

Hoje vou mostrar para você quem é o seu Guia Espiritual e ainda lhe mostrar a como descobrir ele na Umbanda.

Sem dúvida as pessoas querem saber os nomes de quem os guarda, seja apenas para estudar sobre ele, seja para ter uma conexão no momento de fazer suas orações, enfim.

Seja como for e pelo que for, esta é uma pergunta que todos fazem o tempo todo.

Mas afinal porque preciso saber o nome dos Guias, aliás dos Guias porque se você for um trabalhador da Umbanda terá sim mais que um guia de trabalho e proteção.

Como Descobrir Seu Guia Espiritual Na Umbanda

Descobrir o Guia Espiritual

Existem algumas maneiras de descobrir quem é o seu guia na Umbanda, uma delas é por meio do desenvolvimento, se você for trabalhador e estiver no processo de desenvolvimento o seu guia lhe dará o nome por meio de intuição.

Além disso, pode vir por parte do Pai de Santo que viu o seu guia ou seu guia deu para ele o nome, pode ainda ser por sonhos e intuições.

Apesar de não guardar muita importância em um primeiro momento saber ou não o nome do guia, muita gente não consegue parar de pensar em quem poderia ser o seu.

No entanto o nome só será revelado quando chegar o momento certo, antes disto não, quando você menos esperar o nome será dito.

É possível através da numerologia saber quem é meu Guia Espiritual?

Não! Pode até acontecer uma coincidência no momento da soma do seu nome e data de nascimento, mas este método não funciona para este fim.

Como também não funciona nenhuma outra forma de soma ou consulta a não ser pelos meios descritos acima, ou pelo jogo de búzios.

Então, esqueça esses métodos que vê pela internet. Eles simplesmente não funcionam e induzem você em erro.

Porque preciso saber o nome do meu Guia Espiritual

Na verdade, não existe uma necessidade em saber o nome dele. Se você já trabalha com ele e ele ainda não deu o nome, é porque ele julgou que não seria importante naquele momento.

Às vezes é melhor mesmo não saber o nome para não criar ou gerar uma certa vaidade de que você tem Tal Guia como protetor! Em alguns casos o não saber é melhor até que o médium esteja de fato preparado para saber quem é sem se vangloriar.

A falta de conhecimento na religião, é que promove estes tipos de curiosidade e que pode levar o médium a um caminho de vaidade.

Além do mais, você como trabalhador vai ter mais de um guia. Os guias de trabalho, os seus pais de cabeça, e todos serão revelados no momento certo, quando já estiverem todos definidos.

O jogo de Búzios pode me dizer quem é meu Guia Espiritual

Sim, pode. O Candomblé trabalha desta maneira, joga-se búzios para saber quem são os pais de cabeça do filho, quem são seus Exus e entidades de trabalho.

Neste caso o Pai de Santo faz a pergunta para os búzios que confirma ou não a sua pergunta, surgindo assim a resposta.

É uma das maneiras mais simples, mas eficientes, de saber quem é o seu Guia Espiritual.

Quantos Guias espirituais uma pessoa pode ter

Os Guias na Umbanda de cada um

Antes de mais nada precisamos apenas definir o que são guias espirituais, se estamos falando de um anjo da guarda ou se estamos falando de entidades que vão trabalhar ao nosso lado.

Se for um anjo de guarda então teremos apenas um, que pode estar com você desde muitas outras encarnações e vem lhe ajudando a passar pelas provas da vida afim de cumprir sua missão, ou lhe ajudar a pelo mesmo resgatar alguns débitos.

Por outro lado, se estamos falando dos guias de trabalho com os quais você se comprometeu antes de nascer para trabalharem juntos em prol da caridade, você terá alguns.

Embora, se possa ter mais de um guia de cada linha, o natural é que se tenha um de cada linha de trabalho, portanto:

  • Caboclo;
  • Marinheiro;
  • Baiano;
  • Boiadeiro
  • Cigano;
  • Preto Velho;
  • Eres;
  • Exu;
  • Pombo Gira;
  • Seus Pais de Cabeça.

Como dito anteriormente, uma pessoa pode ter mais de um Caboclo, mais de um Exu, mais de uma Pombo Gira, e todos serão guias espirituais de proteção e trabalho.

Como são determinados estes Guias Espirituais

Os guias de trabalho ou guias espirituais, estão ligados diretamente a nossa corrente de trabalho, que foi determinada e ajustada de acordo com os nossos Pais de Cabeça.

Cada filho na Umbanda tem um Pai e uma Mãe de Cabeça e a partir deles é que os outros guias vão se unindo a corrente.

Por exemplo, um(a) filho(a) de Pai Oxóssi terá um Exu que trabalhe na linha e comando de Oxóssi, possivelmente o Exu será Marabô, ou Exu das Matas, ou ainda Exu Curador, ou seja, os guias estão sob o comando de Oxóssi.

Mas, isto quer dizer que um(a) filho(a) de Pai Oxóssi não pode receber outro Exu?

Não, um(a) filho(a) de Pai Oxóssi pode receber e ter qualquer outro Exu desde que esteja na corrente, o Exu da Mãe de Cabeça por exemplo.

Assim sendo, cada entidade de trabalho que este filho tiver, estará relacionado a corrente de trabalho dele.

Lembrando apenas que não existe limitações ou proibições para se receber qualquer outra entidade ou Orixá, na Umbanda vem para o trabalho quem precisa trabalhar.

Por isso, um(a) filho(a) de Pai Oxóssi pode receber Pai Xangô em uma gira onde Xangô foi solicitado.

A Umbanda ainda guarda muitos mistérios e ainda teremos muito o que aprender com ela, basta que estejamos abertos, com a mente limpa para entender e aceitar o que esta religião tem para nos oferecer.

Nossos Guias espirituais estão conosco o tempo todo ainda que não seja possível senti-los, ou ainda que não saibamos seus nomes, estes amigos espirituais estão sempre dispostos a nos ajudar, amparar e nos livrar do mal que não podemos ver.

Salve nossos Guias Espirituais, Salve a Umbanda!

Leia também: