É importante você conhecer a cor das velas dos Orixás na Umbanda, pois cada um deles possui uma diferente um uma finalidade definida.
Neste caso, a cor da vela de Ogum é diferente da cor da vela de Oxum, isto porque cada entidade possui uma cor diferente de acordo com os seus poderes e com a ajuda que oferece aos seus protegidos.
Então, decidimos colocar abaixo a cor das velas de todas as entidades na Umbanda. Veja quais são e confira ainda a finalidade de cada uma delas para a sua vida.
Quais são as cores das velas dos Orixás na Umbanda?
Cada Orixá da Umbanda representa uma força da natureza, sendo representados também por cores.. Essas cores são utilizadas em suas velas, fazendo jus à força da natureza que tal entidade representa.
Cor da vela de Ogum
A cor da vela de Ogum é vermelha, ela representa o poder e a força da entidade, espelhando isso na vida de quem a acende. Por muitas vezes seguidores da umbanda utilizam desta vela quando estão se sentindo enfraquecidos ou cansados, a fim de restaurar os ânimos.
Cor da vela de Oxum
A cor da vela de Oxum é amarela, ela serve para representar a autoestima, o amor próprio e também a prosperidade em todas as áreas de sua vida. Caso esteja sofrendo com inseguranças, acenda essa vela para obter melhores relevantes em sua vida.
Cor da vela de Oxossi
A vela de Oxóssi é verde, pois representa a força da natureza e a fartura que esta pode nos oferecer. A vela é utilizada em casos de dificuldade financeira e necessidades, trazendo boa sorte e novos ares para a vida de quem a acende.
Cor da vela de Omolú
Para Omolú você pode acender velas brancas ou pretas, essas cores representam a luz e a escuridão à mesma medida. Se tem sentido as suas energias sobrecarregadas, acender essa vela juntamente com uma forte oração pode ser uma boa ideia.
Cor da vela de Nanã
A cor da vela de Nanã é lilás, ela representa as energias boas em nossa vida. Se você tem procrastinado demais e deixado tudo para mais tarde, essa vela pode surtir um efeito revigorante em sua vida, renovando cada uma de suas energias.
Cor da vela de Iansã
A vela de Iansã é vermelha e representa um rompante de força e você deve utilizá-la muito bem, afinal, todos os excessos podem ser também negativos. Contudo, se você está passando por um momento de aflição, essa vela te dará forças para seguir em frente.
Cor da vela de Xangô
A vela de Xangô é marrom, ela representa a justiça sobre todas as coisas e também a verdade, assim nenhuma mentira poderá ficar encoberta. Se você está a fim de descobrir algo, acender essa vela certamente lhe trará bons resultados.
Cor da vela de Iemanjá
A vela de Iemanjá é azul clara, ela representa a calma e o total controle sobre as emoções. Faça o uso em casos de rompimentos amorosos, perdas e desilusões, assim a superação certamente se tornará muito mais tranquila.
Cor da vela de Oxalá
A vela de Oxalá é branca e representa a paz e a harmonia. Você pode usar esta vela a fim de restaurar a paz e a harmonia em seu lar, por exemplo, acenda-a principalmente em áreas comuns de sua casa e faca uma oração semanalmente, com toda a certeza os resultados serão positivos!
Cor da vela de Exu
A vela de Exu é preta, vermelha ou de duas cores. Você deve utilizar esta vela quando pretender realizar pedidos grandes, junto com orações, é claro. Certamente os seus pedidos serão escutados, mas lembre-se de pedir com muita fé, porque isso potencializará o seu pedido.
Interessantes
Para que servem as velas dos Orixás?
As velas dos orixás servem principalmente como uma forma de homenagem, ou seja, se quiser homenagear Iemanjá, você deve acender uma vela azul clara e fazer uma oração.
Outra utilidade para a vela é que ela te ajudará a atrair aquilo que você deseja para a sua vida. A vela de Iemanjá, representa calma, portanto o autocontrole passa a ser inserido em sua vida, muito mais do que antes.
Você pode acender uma vela para a entidade com a qual mais se identifica, mesmo que você não possua nenhuma experiência com a religião, isso não é um problema.
- As velas também podem ser usadas de maneira combinada, ou seja: é possível realizar apenas uma oferenda, mas ofertando a mais de um orixá. Abuse dessa oportunidade para contemplar ainda mais forças.
Aos poucos o acender das velas se tornará um hábito em sua rotina, de modo que você sentirá falta disso quando não o fizer. Não se esqueça de que a todo o momento enquanto acendemos velas e oramos, devemos estar devidamente sintonizados à energia do orixá.
É comum que no começo você se sinta um tanto quanto deslocado(a) em relação ao acender das velas, mas não se preocupe, com o tempo isso passará.
Posso acender as velas quando quiser?
Sim, você pode acender as velas quando quiser, mas caso vá fazer uma oferenda com a vela, busque saber mais sobre o principal horário de cada orixá. Por exemplo, se for realizar uma oferenda à Pomba Gira, faça à noite.
Agora, caso apenas queira prestar uma homenagem, sinta-se à vontade para fazê-lo a qualquer hora do seu dia. O mais importante é que você não deixe de acender as velas, principalmente se estiver iniciando a sua jornada espiritual.
As velas são uma forma de se iniciar a sua experiência na espiritualidade, assim como no cristianismo aprende-se a orar o Pai Nosso antes de qualquer coisa. Não deixe de estudar sobre combinações de velas e orações, isso certamente fará toda a diferença.
Outro ponto importante é compreender que a vela jamais será uma moeda de troca, acendê-la pode sim trazer-lhe alguns benefícios, mas jamais homenageie uma entidade buscando apenas o benefício próprio, isso não fará bem para a sua jornada espiritual.
Conclusão
Agora que você já sabe o que cada vela representa, abuse do seu uso com cuidado. Teste como se sai com cada uma delas e veja como o seu resultado se comporta em sua vida.
Não tenha medo de dar o passo inicial, a parte mais importante de sua jornada espiritual será o início. Faça tudo com coragem e de coração aberto, os seus resultados serão maravilhosos.
Volte aqui para consultar as cores das velas na Umbanda caso haja a necessidade, em breve você se lembrará disso sem nenhum esforço.
Leia também:
- O que significa sentir cheiro de vela: É bom ou ruim?
- Vela de mel para o Anjo da Guarda: Tudo o que você precisa saber
- Vela para o Anjo da Guarda com copo de água
Adorei a matéria muito produtiva e de bom ensinamento.