A incorporação é uma manifestação espiritual e a Umbanda trabalha desta forma, mas como devemos incorporar pela primeira vez?
Apesar de ser diferente para cada pessoa, não posso negar que a primeira incorporação é sem dúvida nenhuma uma grande emoção.
Afinal, é para isso que os médiuns se preparam para o momento da incorporação, que não acontece de um dia para o outro, existe todo um cuidado e preparo espiritual para isso.
Pois, o médium precisa se acostumar com as energias de suas entidade antes de começar de fato a incorporá-los. Existe um momento de desenvolvimento espiritual voltado justamente para estes ajustes e reconhecimento.
É preciso esta atento as energias! Isto, para não permitir a incorporação de espíritos zombeteiros ou que desejam apenas tumultuar o ambiente de trabalho. Por isso o desenvolvimento é necessário. Precisamos saber que entidades incorporar e quais devemos evitar.
Como chamar uma entidade para incorporar?

Na Umbanda usamos um termo que é o de “firmar a cabeça”, e o que isso quer dizer?
Quer dizer que, precisamos entrar em conexão com a espiritualidade principalmente em dias de trabalho, nossos pensamentos precisam estar voltados para o trabalho e em mais nada.
Entretanto precisamos de alguns cuidados anteriores ao trabalho de incorporação, como os banhos de ervas, as firmezas com velas para a direita e para a esquerda, e a concentração.
Quando os pontos cantados começam a serem cantados, sentimos as energias de nossas entidades que estão ali para o trabalho.
Dessa forma as entidades vão se aproximando e começam o processo de radiação ou incorporação, quero deixar claro que o espírito da entidade não entra em nosso corpo, ele apenas se aproxima.
Hoje, 99,99% dos médiuns são conscientes e sabem exatamente o que estão fazendo. Até por este fato é que muitos deixam a Umbanda, pois acham que estão mistificando e não incorporando.
Assim sendo, quando o médium sente a aproximação ele permite a entidade se manifestar através dele e de seu corpo.
Alguns médiuns são clarividentes, então conseguem ver as entidades chegando. Outros apenas trabalham com a intuição ouvindo o que a entidade quer dizer e fazendo o que ela precisa fazer.
Como incorporar um Exu
A linha da esquerda, segundo os mais entendidos, é a primeira a ser sentida pelo médium.
A incorporação pode acontecer de várias formas: o Exu ou a Pombo Gira pode dançar, rir alto, andar de um lado para o outro, ou apenas chegar saudar o chefe da casa e os Exus que já estão em terra e começar o seu trabalho.
Como incorporar Preto Velho
Sei que já disse isso algumas vezes me perdoem mas preciso repetir, nem todo Preto Velho, é preto ou velho, ou seja, eles vem curvados, andando devagar por uma questão de arquétipo, um Preto Velho pode vir e ficar em pé apoiado em sua bengala.
Mas, no geral eles chegam curvados para frente, andam de forma lenta e sentam em seus banquinhos para iniciar os atendimentos.
Como incorporar Ze Pilintra
Já o Seu Zé Pilintra vem dançando, gosta muito de dançar e esfregar as mãos, seu andar é rápido e suas consultas costumam demorar um pouco mais, pois Seu Zé gosta muito de falar e dar conselhos.
Como fazer a incorporação de Iemanjá na Umbanda
Mãe Iemanjá é um Orixá, sendo assim ela não fala, apenas dança e em alguns casos canta uma canção que parece um lamento, alguns dizem que ela esta chorando por nós.
Em sua incorporação ela pode ficar em pé ou sentada, vai depender da qualidade Dela. As que ficam em pé costumam dançar e fazem um movimento com as mãos como se estivesse agitando as águas do mar, para limpar energeticamente o ambiente e as pessoas.
Recomendamos
Como fazer para incorporar mais rápido?

Embora haja médiuns que incorporem com maior facilidade, não existe um processo que possa ser ensinado para todos e que faça com que a incorporação seja mais rápida.
Um filho da casa só pode incorporar depois que os pais da casa já estão incorporados, ou quando o pai da casa pede para um filho incorporar antes dele.
Depois que os pais já estão incorporados, os filhos podem incorporar também, e isso pode levar um tempo maior ou menor de acordo com a concentração do médium.
Porém, se a incorporação demorar muito para acontecer, a entidade do Pai de Santo ajuda a incorporar chamando pelo guia de trabalho do médium e fazendo uso do Adja (sineta de metal).
Como incorporar pela primeira vez? 5 Cuidados a ter!

Por mais que se fale sobre o assunto, não existe uma forma única de incorporação seja pela primeira vez ou não, a primeira vez pode deixar o médium confuso, tomado por uma energia que lhe é familiar, mas que ainda não sabe como lidar com ela.
Além disso, o médium mais experiente pode receber um caboclo diferente do que costuma trabalhar e para ele será também como uma primeira vez.
Mas existem alguns cuidados que precisamos ter.
1. Cuidado com as energias
No início por não saber diferenciar uma energia da outra, alguns médiuns acabam por permitir a incorporação de espíritos zombeteiros, que desejam apenas tumultuar os trabalhos.
Esses espíritos tentam enganar você e apenas a/o fazem perder tempo. Para além disso, esses espíritos podem prejudicar verdadeiramente você, sendo que os deve “mandar embora” o mais rapidamente possível.
2. Cuidado para não cair
Alguns médiuns tomados por uma energia de Pombo Gira ou de Cigana, pode querer dançar e rodar muito no terreiro e os cambones precisam estar atentos para que o médium não caia ou se machuque.
Pode parecer uma coisa simples e banal, mas a verdade é que pode ser bem perigoso. Então, não subestime isso.
3. Cuidado com o misticismo
Muitos são os médiuns que se perdem no misticismo, ou seja, fingem estar incorporados quando na verdade não estão, isto se deve a falta de respeito com a espiritualidade, no geral sem criar uma regra, estes médiuns urram muito, bradam com os seus ” caboclos” de forma mais alta, tudo para chamar a atenção.
4. Seja honesto
Não finja ser o que não é. Não diga que esta incorporado apenas por dizer e para se “exibir“. Se sua mediunidade é de incorporação sua hora vai chegar, não se comprometa com a mentira, pois ela pode nunca mais te deixar.
Em alguns terreiros que não estão firmes e com uma corrente mediúnica enfraquecida, permitem a incorporação de quimbas no lugar do Exus de Lei. e estes quiumbas se divertem com a fé alheia.
5.Humildade
Este poderia ser o único alerta a se fazer para um médium de incorporação na Umbanda ou Candomblé, cuidado com a vaidade, não existe um guia e nem Orixá mais forte que o outro, ou melhor que o outro ou que realiza mais que o outro.
Toda entidade de trabalho tem suas forças e magias, cada uma atua onde precisa atuar e se o trabalho precisar de ajuda de outras linhas a entidade vai pedir.
O seu guia não é o melhor e mais forte do terreiro, não se permita ser guiado pela vaidade. Acredite, esta dica é das mais importantes que deve aprender com este artigo.
Recomendamos
A primeira incorporação na Umbanda pode ser perigosa?

Não. Não existe nenhum perigo na incorporação, existem cuidados com os mencionados acima, mas perigo não.
Se pudermos classificar um perigo eu diria que o da vaidade, que afasta o médium de seus trabalhos e atraem espíritos de baixa evolução.
Dessa forma, comprometem todo um processo de reencarnação e ajustes de contas.
E se eu ainda puder dar um conselho seria: Quando você médium de incorporação começar a achar que suas entidades são as melhores de todos os terreiros que já frequentou, esta na hora de sair da Umbanda e buscar por uma outra religião.
Para terminar, temos um excelente vídeo que fala sobre incorporação de cima a baixo. É um passo a passo completo com todas as dicas que precisa saber. Então, antes de sair, recomendo vivamente que assista:
E então, consegui esclarecer todas as suas dúvidas sobre as incorporações na Umbanda? Espero verdadeiramente que sim. Qualquer dúvida adicional que tenha, peço que deixe um comentário neste mesmo artigo!
Um médium de Umbanda pode entrar em qualquer lugar sem cair, isso porque quem nos protege esta sempre atento com os nossos passos.
Leia também:
- Vampiros de Energia: 7 Pessoas que Sugam Energia no Espiritismo
- Ataques Espirituais Durante o Sono: TUDO que precisa saber!
- Devo Tampar o Umbigo com Esparadrapo na Umbanda? 7 Razões!
- Quem é Seu Guia Espiritual? Como Descobrir Seu Guia Espiritual na Umbanda
Deixe o seu relato