9 Sintomas de Mediunidade de Incorporação: Iniciante e Involuntária

9 Sintomas de Mediunidade de Incorporação: Iniciante e Involuntária

Existem vários sintomas de mediunidade de incorporação, tanto iniciante como involuntária.

Antes de mais nada é bom falarmos sobre a mediunidade em si, segundo o Kardecismo somos todos médiuns em graus e níveis diferentes, que de alguma forma conseguem se comunicar com o mundo espiritual.

Dessa forma teremos alguns tipos diferentes de mediunidade:

  • Psicografia: quando o médium recebe informações através de um guia e é capaz de escrever uma carta ou até mesmo um livro.
  • Clarividência: quando o médium é capaz de ver os espíritos desencarnados
  • Sensitivos: são médiuns que trabalham com sua intuição, não conseguem ver os espíritos mas os sente.
  • Incorporação: quando um médium “empresta” seu corpo para um outro espírito trabalhar, usando a voz, a visão e os movimentos deste corpo.

Teremos ainda outros tipos de mediunidade, mas estas são as mais recorrentes e podem acontecer com maior facilidade.

9 Sintomas de mediunidade de incorporação na Umbanda

Sintomas de mediunidade de incorporação na Umbanda

Na Umbanda a mediunidade mais utilizada e vivida é a de incorporação, os médiuns se preparam para receber em seus corpos entidades espirituais que irão realizar os trabalhos, sejam eles de passe de limpeza, de abertura de caminho, proteção, enfim.

No início quando a Umbanda surgiu isso em 1908, tudo era muito novo para todos, e a incorporação precisava ser feita de forma inconsciente, ou seja, o médium ” não sabia o que esta fazendo, deixando o seu corpo ser animado por uma entidade de Caboclo, Preto Velho, etc…

Dessa maneira não havia interferência do médium e a entidade poderia trabalhar de forma mais livre, lembrando apenas que a incorporação não é a entrada de um outro espírito em um corpo é apenas a aproximação deste espírito.

Depois de muito tempo a incorporação passou a ser semi-inconsciente, o que garantia a liberdade da entidade e permitia que o médium pudesse aprender durante os trabalhos.

Hoje a incorporação acontece de forma consciente, dificilmente encontramos em algum terreiro um médium que é totalmente inconsciente, ele será totalmente consciente ou parcialmente .

1. Arrepios no Corpo

Quando uma pessoa é médium e ai não importa que tipo de mediunidade, sempre que ela esta em uma casa de Umbanda ou de Candomblé, ela sente arrepios, que podem ser no corpo todo.

Este é um sinal de mediunidade, mas não necessariamente de incorporação.

2. Tonturas

Também podem acontecer tonturas quando se esta em um terreiro, o que indica movimentação de energia. É perfeitamente normal você sentir essas tonturas, portanto não é motivo de grande preocupação.

3. Formigamento

Falamos em um outro artigo sobre formigamento, mas apenas relembrando quando o formigamento acontece é porque esta acontecendo uma troca de energias.

4. Alteração na temperatura

Um outro sinal de troca de energia é quando a pessoa sente muito calor ou muito frio, o calor geralmente se dá na face e pescoço, mesmo em tempo de frio.

5. Bocejos

Este tipo de sinal é mais comum quando estamos em um centro kardecista, quem boceja está sempre doando energia para outras pessoas. É também algo normal, sendo que não existem grandes motivos de preocupação.

6. Tremores

Os tremores no corpo são involuntários, você não consegue se manter em pé e firme, seu corpo treme muito e logo em seguida acontece a incorporação ou apenas a aproximação da entidade.

7. Boca seca

É muito complicado falar sobre os sinais ou sintomas da incorporação, porque para cada médium será de forma diferente, não existe uma regra.

Algumas pessoas vão sentir um secura na boca assim que os trabalhos começam, e a boca fica seca mesmo tomando água.

8. Dor de cabeça

Alguns médiuns podem sentir no início dos trabalhos uma leve dor de cabeça, que passará assim que ele finalizar os trabalhos daquela noite.

9. Sensação de paz

Por último, mas não menos importante, temos uma excelente sensação de paz física e espiritual.

A incorporação é um tipo de mediunidade que exige muito do médium, pode-se incorporar se for preciso mais de uma entidade em um mesmo trabalho, para alguns existe uma sensação de paz antes da incorporação.

Não apenas quando se vai incorporar, mas a sensação perdura depois que a entidade for embora.

Já sabemos todos os sintomas, porém ainda tenho algo muito importante a revelar sobre este assunto. Então, recomendo vivamente que continue lendo este artigo mesmo abaixo!

Qual é a sensação durante o passe? O que se sente?

Qual é a sensação durante o passe

Algumas pessoas não sentem nada, estão tão fechadas e desacreditadas na espiritualidade que não são capazes de sentir coisa alguma.

Mas algumas sentem um arrepio pelo corpo, uma sensação de alívio, a impressão que se tem para alguns, é que lhe foi retirado um enorme peso das costas.

É possível realizar uma incorporação involuntária?

Incorporação involuntária

Vou entender este involuntário dentro de um terreiro de Umbanda ou Candomblé, e não fora de um chão sagrado e protegido.

Dito isso, sim pode acontecer uma incorporação involuntária, uma pessoa que foi para o terreiro apenas receber um passe e acaba incorporando uma entidade naquele momento, porém esta manifestação não ocorreu sem a permissão da espiritualidade e do médium em questão.

O involuntário aqui poderia ser representado como incorporação pontual, mas que com certeza esta pessoa é médium de incorporação.

Como funciona a incorporação dormindo?

Incorporação enquanto dormimos

O sonambulismo é uma forma de mediunidade, onde a pessoa fala, ri ou chora enquanto esta dormindo, mas existe o desdobramento.

Ocorre quando vamos dormir o espírito se desprende do corpo e vai atuar na espiritualidade, ou não, pode ser que ele fique apenas pairando sobre o corpo que esta na cama.

Porém, se este espírito estiver preparado e disposto ele ira atuar na espiritualidade, aprendendo mais ou trabalhando no recolhimento de outros espíritos.

Como saber se sou ekedi ou rodante?

Ekedi e rodante

A única forma de saber será trabalhando nos terreiros, ekedi é um termo usado no Candomblé, na Umbanda eles são chamados de cambones, ou cambonos.

São filhos da casa que ajudam aos médiuns que tão atendimento, eles estão sempre por perto para ajudar com um cigarro, uma bebida, para escrever um banho ou orientação passadas pela entidade para o consulente.

Muitos médiuns começaram na Umbanda como cambone, poucos foram os que chegarão para trabalhar com consultas.

Com toda certeza eu poderia dizer que 99,99% dos médiuns foram cambones antes de incorporar e dar atendimento.

E este período é muito importante para a pessoa, pois se aprende muito com as entidades e com o passar do tempo ela saberá se é rodante ou não.

E então, conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas? Espero bem que sim, pois os sintomas de mediunidade de incorporação são bem importantes! Qualquer dúvida adicional que tenha, não hesite em deixar um comentário neste artigo.

Nada é imposto pela espiritualidade, a missão na Umbanda foi aceita mesmo antes de reencarnar, sorte daqueles que entendem e começam o seu trabalho mais cedo.

Leia também: