Como Conversar com Minha Pomba Gira ou Exu? Respondido

Como Conversar com Minha Pomba Gira

Como posso conversar com a minha Pomba Gira ou o meu Exu e ser devidamente ouvido e atendido? Decidi escrever este artigo para esclarecer todas as dúvidas que possa ter. Tenho muitos anos dentro da Umbanda, portanto pode ter a certeza que já muita gente me fez esta pergunta e que sei perfeitamente a resposta.

Será que existe um meio de falar com as nossas entidades e receber sua ajuda e seus conselhos ?

Todos os médiuns de incorporação tem uma forma de falar com seus guias. No geral usam a fala mesmo, fazem perguntas em silêncio ou em voz alta sobre vários assuntos e esperam que a resposta venha.

Entretanto, a resposta não necessariamente chega logo após a pergunta.

Pode levar alguns dias e:

  • Pode acontecer através dos sonhos;
  • Se revela através da intuição;
  • De alguma situação que foi mostrada por eles;
  • Entre outras.

Cada um receberá a resposta da forma que for mais fácil para entende-la.

Embora seja certo que receberemos a resposta, não sabemos quando e como ela chegará. Então, se você for um médium de incorporação, mas também tem a vidência ou clarividência, é capaz que você os veja e ouça a resposta da sua pergunta no momento em que a faz. Porém, apenas nesses casos.

Aliás, tudo ira depender da conexão que tem com suas entidades de trabalho e das faculdades mediúnicas que possui.

A obtenção de respostas negativas: cuidado!

Conversas negativas com Pomba Gira

A maioria, acaba por intuir as respostas, e aqui precisamos ter muito cuidado com o tom e conteúdo da resposta!

Isso porque por mais que a situação esteja ruim, ou por mais dificuldade que se tenha, a mensagem nunca virá de forma negativa. Ela sempre terá um tom de esperança até que tudo possa passar.

Por isso, se fizer uma pergunta para as suas entidades e tiver como resposta uma mensagem negativa, ignore, pois não são seus guias espirituais que estão falando e sim algum quiumba ( espíritos que fazem o mal, mas sabem o que é o bem e o mal) ,que quer que você acredite que ele é sua entidade.

Portanto teremos algumas opções para conversar com a nossa Pombo Gira ou, Exu ou, ainda as outras entidades com quem trabalhamos.

  • Pela fala;
  • Por meio dos sonhos;
  • Por intuição;
  • Através de outras faculdades mediúnicas;
  • Por meio do trabalho de incorporação, onde sempre é possível falar com eles.

Mas ainda existe um outro meio, que é a incorporação de uma entidade de outro médium que recebe e que passa para você alguma mensagem deixada pelo seus guias, que podem ser as Pombo Giras ou Exus.

Quem é Pomba Gira?

Pomba Gira

As Pombo Giras assim como os Exus são guardiões do bem que trabalham para a Lei Maior, ou seja, trabalham para o bem e nunca para o mal.

São os espíritos que guardam as nossas casas e caminhos.

Quando vamos realizar um trabalho em um terreiro, ou seja, uma gira, estes guardiões se colocam na porta da casa para evitar que o mal entre.

Para além disso, se algum espírito do mal ou zombeteiro entrou é porque teve a permissão de Exu ou Pombo Gira para que ele seja resgatado e levado para seu lugar de merecimento.

Além disso, são as Pombo Giras que nos dão estímulo, vontade e movimentação para conseguirmos o que desejamos.

Quando falamos em desejo, quase todos associam estes desejos ao sexo, o que não é uma verdade, o desejo aqui pode também ser sexual, mas é também o desejo de viver de sentir desejo pela vida, pelo estudo, pela pratica do bem, pela mudança de situações já desgastadas.

Pode ser perigosa?

Nunca! em momento algum uma Pombo Gira de verdade pode ser perigosa.

Ela pode ser justa, pode não suportar falsidades, mentiras e traições, mas nunca em nenhum momento ela será perigosa.

Talvez esta classificação de perigosa se de ao fato do local e ponto de força em que ela atua, talvez as de cemitérios sejam as mais temidas, mas isso é apenas uma percepção e vinculação do cemitério ao poder.

Mas que independente do local ou ponto de força, não podemos esquecer que elas trabalham para a Lei Maior e que o mal não pertence a elas.

Me sinto muito incomodada quando ouço alguém dizer que a Pombo Gira fez ela “perder” alguma coisa… Ou ainda as que são mais extravagantes dizerem que são assim pois carregam suas Pombo Giras de frente.

Dizem isso como se a Pombo Gira fosse uma prostituta, como se fosse uma mulher fútil e sem nenhum compromisso além o da sedução.

O que não é uma verdade, estes comportamentos são do ser humano e não de uma entidade de Luz como é o caso das Pombo Giras.

Pode me prejudicar?

Não.

Até porque não haveria motivos para isso, ainda que você tenha feito muito mal a alguém, quem vai te prejudicar será você mesmo e não uma entidade de Luz. Pelo contrário, ela vai procurar te ajudar em tudo que ela puder e que a Lei permitir.

A espiritualidade não prejudica ninguém! Pelo contrário, ela esta sempre nos ajudando em nossas fraquezas, tristezas e nas dores que carregamos nos trazendo sempre a paz e o alivio em vários momentos.

Quem faz o mal é o ser humano! Quem é perigoso é o ser humano! É o ser humano que acredita que com o mal poderá conseguir o que deseja, até consegue se usar um quiumba (espíritos que fazem o mal, mas sabem o que é o bem e o mal) para trabalhar para ele, mas qual será o preço final disso?

Com toda certeza esta conta será cobrada e terá que ser paga um dia. Então, se você pensa em usar o poder de uma entidade para fazer o mal, esqueça.

Quem é um Exu?

Exu na Umbanda

Exu, assim como a Pombo Gira é um guardião, que guarda nossos caminhos, nossas casas, que trabalham para o bem e sob a Lei Maior.

Não são espíritos do mal como algumas pessoas ainda insistem em acreditar. Eles não tem rabos, nem chifres ou são vermelhos. Esta é uma concepção do demônio que a igreja católica tem, e que associa ao Exu por não conhecer e entender bem esta força ou esta entidade.

Portanto, quando estamos falando de Exu estamos falando de espíritos que trabalham para a Luz e para o Bem, que não são demônios ou diabos.

Não praticam o mal de forma alguma. Pelo contrário, estão sempre guardando nossos caminhos para que tenhamos segurança e proteção.

Pedimos sempre para que Exu nos guarde e nos livre dos inimigos, que abra os nossos caminhos para o trabalho, para saúde, etc, pedimos por sua proteção e amparo.

Pode ser perigoso?

Nunca, Exu não é perigoso em momento algum.

Precisamos ter cuidado e receio com os quiumbas, ( espíritos que fazem o mal, mas sabem o que é o bem e o mal), que se apresentam como Exus e se passam por Exus, estes são espíritos do mal que podem nos fazer mal.

E como saber quando estou falando com um ou com o outro?

Através da fala, dos gestos e dos pedidos que aceita fazer e as coisas que pede em troca. No geral aceitam qualquer tipo de trabalho desde que sejam pagos para isto, e o pagamento pode ser apenas um cigarro ou uma bebida.

Exu não precisa falar palavrão quando esta em terra. Ele não precisa fumar ou beber e ainda não fica rosnando. Afinal, ele é um guardião que trabalha para a Lei Maior.

Pode me prejudicar?

Exu de Lei não, pois ele trabalha para a Lei Maior como executor de ordens, ele só pode fazer o que for ordenado por Deus através até de outros Orixás .

Sendo assim, como nem Deus e nenhum dos Orixás faz ou deseja o mal, então não será o Exu que ira te prejudicar.

Quem faz o mal e se prejudica sempre, é o próprio ser humano.

Como posso conversar com minha Pomba Gira?

Como posso conversar com minha Pomba Gira

Sempre que precisar conversar com uma entidade com a qual trabalha ou não, basta mentalizar a conversa, podemos usar algumas coisas para materializar o momento e concentrar as energias.

Por isso, se achar que o ideal seria acender uma vela antes de iniciar, faça.

Se achar que deve além da vela ter uma rosa, tenha.

O que importa na verdade, é estabelecer com a entidade um canal para que esta comunicação aconteça.

Lembrando sempre que usar velas, flores, ou qualquer outro elemento é apenas uma forma de manter a mente focada no que se esta fazendo e pedindo.

Sua pergunta pode ser feita em voz alta ou mentalmente e a resposta poderá vir já no momento como intuição ou horas ou dias depois, em sonho, intuição, ou uma situação que viverá que mostrará a resposta do que perguntou.

O importante nesta comunicação é entender quando a resposta chega por situações ou por intuições, porque quando são faladas é sempre mais fácil de entender.

É tão simples quanto isso, não existe segredo nem magia oculta. Então, simplesmente faça isso, acenda uma vela branca e fale com Pomba Gira. Peça para ela o que deseja, fale dos seus problemas, dos inimigos e de tudo o que entristece você.

Peça ajuda a ela, com a vela acesa, e acredite que a presença dela está na sua frente. É algo simples, mas que realmente funciona. Então, não deixe de tentar conversar com a sua Pomba Gira sempre que precisar da sua ajuda espiritual.

Como conversar com o meu Exu?

Falando com Exu

Com os Exus não é diferente, eu poderia copiar e colocar o texto que escrevi acima, pois ele serve para a comunicação com qualquer entidade.

As nossas entidades de trabalho ou a espiritualidade como um todo, nem precisa ouvir de nós nossas necessidades, eles sempre sabem e agem na medida da nossa urgência e merecimento.

Mas é sempre bom poder falar com eles, para que possamos ouvir exatamente aquilo que nos afeta, quando ouvimos a nós mesmos acabamos por entender melhor o que vivemos, ou o que estamos pedindo.

Posso conversar com minha Pomba Gira ou Exu a qualquer hora?

Horas para comunicar com entidades

Sim, sempre que precisar.

Não importa onde estiver você pode conversar com suas entidades, eu falo com todas o tempo todo, estou sempre pedindo por algo ou agradecendo alguma coisa.

Algumas pessoas acreditam que o fato de falar com um Exu ou Pombo Gira dentro de casa, ou na rua, ou ainda em qualquer outro lugar, pode caracterizar como um pedido de incorporação ou ainda que aquele espírito não sairá nunca mais de sua casa.

Eu de verdade adoraria ter estes guardiões aqui em casa o tempo todo, mas sei que eles têm muitas coisas para resolver e não podem ficar o tempo todo aqui na minha casa me guardando.

Como sei que a Pomba Gira me está ouvindo?

Conversa com Pomba Gira

Não existe uma forma de saber se ela esta te ouvindo ou não, a não ser que você tenha a mediunidade da clarividência onde se vê e fala com espíritos o tempo todo. Fora isso precisará confiar na espiritualidade que não nos desampara em momento algum.

Às vezes em alguns casos recebemos a resposta do que perguntamos o do que falamos de uma outra forma além da fala, que pode ser por meio de uma situação ou uma palavra lida ou ouvida de uma outra fonte.

Segundo o kardecismo, a espiritualidade encontra as formas de se comunicar com a gente. Então, quando precisamos de uma ajuda ela pode vir por meio de uma outra pessoa.

A verdade é que não terá certeza de que foi ouvido naquele momento. Tal como disse, vai precisar confiar na espiritualidade, e eu diria que nenhuma pergunta ou apelo fica sem resposta.

A concretização do pedido, é uma das formas de resposta e certeza que a espiritualidade ouviu o que falamos.

Conclusão

Para quem não tem a mediunidade de clarividência, acreditar na existência de espíritos é sempre mais difícil e complicada, pois ainda enquanto seres humanos que somos, precisamos de provas que valide a existência do mundo espiritual.

Algumas pessoas partem do princípio que se não estão vendo é porque não existe. Porém, se pensarmos assim poderíamos então afirmar que o ar que respiramos não existe uma vez que não conseguimos vê-lo.

O fato de não conseguir ver o mundo espiritual não quer dizer que ele não exista, ou que não faça parte de nossas vidas o tempo todo.

Com toda certeza estamos sempre sendo monitorados e guardados pela espiritualidade.

O ser humano tende a pensar sempre no que ele pediu e não aconteceu, por falta de merecimento ou do tempo que pode não ser o mais acertado, mas esquece também de agradecer de quantos perigos ou situações difíceis foi poupado.

E por não ver o que lhe for retirado do caminho, o que era de ruim, acaba acreditando que não existe um mundo espiritual atuante o tempo todo.

É preciso ter mais fé e acreditar mais no que se pede! Confie que você esta sendo ouvido e amparado em suas necessidades que, como disse, pode não ser da forma que quer, mas sempre será da forma que precisa ser.

E então, já sabe como pode conversar com a sua Pomba Gira ou Exu? Tal como viu, é mais fácil do que parece. Sendo assim, não desperdice a sua oportunidade e tenha uma conversa com ela agora mesmo!

Leia também: