Uma coisa é certa todos nós, um dia vamos morrer. Mas será que existem alguns sinais da morte segundo o Espiritismo? Será que a pessoa sente quando vai morrer?
Apesar de parecer muito mórbido o fato é que se estamos vivos significa que um dia morreremos, e a forma como isto acontecerá não sabemos ao certo.
Embora, exista um planejamento no mundo espiritual antes de reencarnarmos e neste planejamento esta incluído o dia e a forma de como voltaremos para o lar espiritual, não guardamos o que de fato irá acontecer.
Aliás isto é muito bom, pois seria muito difícil e até mesmo muito irresponsável da nossa parte se soubéssemos com exatidão o momento do desencarne.
Ou seja, poderíamos viver de forma inconsequente e deixaríamos de aproveitar a experiência que nos foi concedida.
Quais são os sinais de morte, de acordo com o espiritismo?
Apenas algumas pouquíssimas pessoas, sabem ao certo de que forma e quando vão morrer, na verdade não existe morte no espiritismo, existe o desencarne e o retorno para o nosso verdadeiro lar.
Afinal, somos todos espíritos experimentando e aprendo com a possibilidade da encarnação, com dívidas, acertos, missões e resgates a serem feitos.
Mas, afinal quais são os sinais de morte de acordo com o espiritismo?
Quando estão doentes
As pessoas quando passam um período muito grande acamados e com doenças que são terminais. Tendem a ter a sua espiritualidade mais aguçada, uma vez que o desligamento será feito em breve.
Por isso, é “normal” e muito comum ouvir estas pessoas dizerem que viram parentes que já desencarnaram e que estão lhe visitando.
Ou ainda, lembrar de forma mais clara as “viagens” que fazem ao mundo espiritual. Ou os encontros que realizam durante estas viagens e falas de diálogos que se mantém na mente. Enfim, elas estão sendo preparadas para o momento final aqui na Terra.
Portanto, para estas pessoas existe, ainda que de uma forma suave a indicação de que é chagada a hora de voltar para casa.
Recomendamos
Morte por acidente
De acordo com alguns relatos psicografados de algumas pessoas, esta costuma ser uma morte onde o indivíduo não percebe que morreu.
Isso é, ele vê o acidente, se vê no meio da acidente, mas esta ali parado ao lado do corpo ou na cena enquanto o socorro chega. Ele não entende porque o declaram morto se ainda sente tudo, inclusive as dores, o frio ou o calor do momento.
Como resultado, passam a seguir o corpo para todos os lados que ele for sem entender ao certo o que está acontecendo. E isso, acreditem é muito mais comum do que podem imaginar.
Em outras palavras, para alguns casos mais sérios o espírito não aceita o desencarne e passa a vagar pela Terra! Convivendo com seus familiares sem entender porque eles não prestam mais atenção ao que ele diz.
Ás vezes se revoltam com esta situação e passam a vibrar raiva. Porém, o recolhimento deste espírito se torna mais difícil, por isso os centros espiritas trabalham muito com o encaminhamento destes irmãos.
É provável, que um destes espíritos tenha acordado no dia da sua morte com uma sensação estranha de “talvez fosse melhor eu não sair hoje”, ou alguma coisa que o valha de forma parecida, mas ainda assim foram, pois eram obrigados.
Podem ainda terem comentando com alguém que não tinha bons pressentimentos com relação ao que estava para fazer, mas ainda assim o fez, uma viagem de avião por exemplo.
Porém, não podemos nunca generalizar estes sentimentos ou sensações uma vez que podem ser alertas ou apenas empecilhos colocados por espíritos que não desejam o nosso bem e que sabem que aquele ato que estamos prestes a realizar nos trará mais luz ou luz para quem precisa.
Portanto se houver algum sinal, será particular e fará muito sentindo a pessoa que o teve.
Mas que fique claro, ninguém desencarna antes ou depois do que foi planejado e acertado com a espiritualidade.
Quando temos a sensação de que se vai morrer, é sinal de morte, no espiritismo?
Com o intuito de esclarecer alguns pontos, precisaríamos antes entender qual seria esta sensação. Isto pois muitas vezes achamos que vamos morrer por diversos motivos mas é apenas uma força de expressão.
Ou ainda, uma sensação que não é nossa e sim de quem esta perto de nós, e me refiro aqui aos espíritos desencarnados, que acabam por passar alguns de seus sentimentos para nós.
Assim sendo, acabamos por afinidade de faixa vibracional entendendo que aquela sensação é nossa e que estamos a beira da morte.
Primeiramente vamos entender a nossa condição de espíritos, se somos espíritos já vivemos outras vidas e guardamos em nosso subconsciente algumas “vagas lembranças ou sensações” de outras vidas.
Por isso, as fobias e os medos existem sem nenhum sentido aparente. Sentimos medo agora de coisas que vivemos e nos fez mal em outras vidas e não necessariamente nesta.
Por exemplo, pessoas que tem medo de aranhas, elas podem nunca terem sido “picadas” por uma aranha nesta vida que vivem no presente, mas o foram em outras vidas e isso pode até ter causado a morte.
Com efeito de uma má lembrança do passado, elas hoje temem as aranhas. Porém, sem saber ao certo porque mas guardam a sensação de que elas representam a morte.
Da mesma forma pessoas que morreram afogadas no mar por exemplo, estas tem muita dificuldade de entrar no mar, não sabem explicar o motivo mas se mantem longe do mar.
Ficou claro?
De fato, existem alguns sentimentos ou sensações que já vivemos em outras vidas que podem nos sugerir o momento da morte.
Entretanto é preciso ter muito cuidado com isso, pois já vivemos muitas outras vidas e por certo já passamos por muitas experiências inclusive as que nos levaram a morte.
O que não quer dizer que será do mesmo jeito agora, até pode ser, mas em nosso planejamento de vida firmado na espiritualidade, podemos ter aceito desafios como superação de alguns medos.
O que não quer dizer que todos eles são indícios de morte.
Recomendamos
O medo da morte de ente queridos é indicação de morte?
Ninguém quer perder uma pessoa querida, todos nós tememos pela saúde de nossos pais, cônjuges, filhos, irmãos e de amigos queridos.
Por isso sempre que alguém do nosso convívio próximo fica doente, tememos pelo fim, mas temer não significa que é o fim.
Ás vezes o medo acaba por fantasiar em nossas mentes coisas que não vão acontecer, mas o medo faz com que acreditemos em certas coisas.
Por isso o melhor a ser feito é confiar na espiritualidade e em seus planejamos, mesmo que estas pessoas venham a morrer não teremos o que fazer para evitar.
Estamos todos aqui para cumprir a nossa parte do acordo, uns mais difíceis outros mais fáceis, mas todos nós temos um propósito aqui na Terra.
Sentimos medo como qualquer ser humano sente, mas precisamos acreditar e confiar na espiritualidade e na única verdade de que um dia iremos morrer.
Mas até que este dia chegue, aproveite cada um deles como se fosse de verdade o último.
Chico Xavier foi o maior médium do Brasil, ele sim foi sabia quando iria desencarnar, ele disse que só iria desencarnar no dia em que o Brasil estaria em festa, e desencarnou em 30 de junho de 2002 quando o Brasil vencia a Alemanha e nos garantiu o titulo de pentacampeão.
Leia também:
- Colocar o Nome da Pessoa na Pimenta: 3 Simpatias Poderosas!
- Pessoas que dão choque no espiritismo
- Encontro de almas: Como encontrar a alma gêmea no espiritismo?
Eu não sinto nada a respeito do dia em que ser a a minha morte, só espero que nos planos feitos por Deus eu possa ajudar meus filhos a se encaminharam, pra mim já seria maravilhoso.
Ando sentindo mto.medo da morte , sensação que vou morrer a qualquer momento ando mto.angustiada. tenho.medo até de dormir
Eu sinto que vou morrer, um sentimento bom e não ruim. Não sinto medo da morte mas sei que vou morrer. Não sei explicar direito porque nem eu entendo esse sentimento.
Ultimamente tenho vivido intensamente….coisas que não fazia por medo..vergonha.; estou fazendo ! Do nada comecei a fazer muitas coisas que não planeje ou havia imaginado fazer…E estou com o sentimento que irei morrer. Estou certa disto ?
Desde o começo desse ano, estou com a sensação, que vou desencarnar até o último dia de Dezembro de 2022 , não estou com medo e nem ansiosa ao contrário mesmo tendo essa sensação o ano todo estou em paz.