Significado da Vela Rosa na Espiritualidade de Umbanda

Significado da Vela Rosa na Espiritualidade de Umbanda

Ao acender uma vela estamos abrindo um portal vibratório, mas qual será o significado da vela rosa na espiritualidade de Umbanda?

Antes de mais nada, é bom que saibamos qual o papel da vela na religiões afro brasileiras como a Umbanda e o Candomblé.

A vela é usada para ativar os campos de vibração de quem as representa. Por isso as cores são divididas entre os Orixás e entidades de trabalho para facilitar a conexão.

Apesar de já sabermos que a vela branca pode ser usada para qualquer Orixá ou entidade de trabalho, pois é uma vela coringa.

Contudo cada vela acessa em nosso congá representa uma força e um portal de vibração! Quando firmamos uma e não importa a cor ,estamos pedindo por forças e sustentação para os trabalhos daquela noite.

Quando acendemos em casa estamos no geral pedindo por proteção e ajuda para uma entidade em especial, e este é o momento em que se materializam os pedidos. A vela acesa por si só será apenas uma fonte de luz e calor.

Mas quando ativada mentalmente passa a vibrar junto com as forças invocadas naquele momento. Trazendo então a solução para os problemas (se já for o caso), mas se ainda não podemos ser atendidos receberemos no mínimo a paz o conforto e a certeza de que tem “alguém” olhando por nós.

Qual é o significado da vela cor de rosa no mundo espiritual?

Significado da vela cor de rosa no mundo espiritual

A princípio a cor rosa deriva do vermelho com o branco por isso podemos pensar nas qualidades destas duas cores.

Ou seja, a paz que a cor rosa oferece vem do branco, assim como o amor que ela também nos traz vem do vermelho, mas não apenas isso.

Em suma o rosa nos traz, paz, amor ao próximo, romance, eleva as vibrações, favorece o contato com o mundo espiritual, afasta energias negativas e promove a fraternidade.

Não existe variações entre claro ou escuro.

Portanto quando acendemos uma vela rosa estamos ativando as forças da paz, da elevação espiritual, do amor puro aquele que não guarda nenhum interesse sexual.

O que significa a vela rosa na Umbanda?

Velas cor de rosa na Umbanda

Na Umbanda a cor rosa é destinada aos Ibejis, ou Cosme e Damião ou ainda as Crianças.

Não apenas para os Ibejis, como também podemos usá-la para Mamãe Oxum que aceita o rosa por se tratar de uma vibração de amor ao próximo.

Contudo, seu uso é mais frequente nos trabalhos dos Ibejis onde além da vela cor de rosa acendemos uma azul clara para representar os dois polos ou os dois sexos, masculino e feminino.

No congá esta cor vibra inocência, alegria, paz, amor puro, ingenuidade.

Mas não se engane com a força desta linha os Ibejis desfazem vários trabalhos pesados, sempre ouço os Pais de Santo dizerem que trabalho feito por um Ibeji ou um Ere só Eles ( os Eres) é quem podem desfazer.

Além disso e são responsáveis por despertar a criança que existe em cada um de nós, por trazer alegria, prazer e ingenuidade de que tanto precisamos em alguns dias.

5 Benefícios de acender 1 vela cor de rosa

Porque devemos acender velas rosas

Acender uma vela com um propósito já é um grande benefício, quando pedimos com o coração já estamos sendo atendidos ainda que o que pedimos não seja realizado.

Por isso não é a vela em si que faz o “milagre”, é a força dos pensamentos de quem pede, é o amor de quem pede que realiza.

Quando for acender uma vela e não importa qual a cor ou para qual Orixá ou entidade, faça com sentimento, seja sincero, coloque em seus pedidos todas as suas forças e abra este portal com a espiritualidade.

Só precisamos ter em mente que só seremos atendidos no que de fato precisamos ou merecemos, nada acontecerá antes do tempo.

1) Paz

O primeiro benefício de acender esta vela é a atração de paz.

O portal vibratório que abrimos ao acender uma vela de cor rosa nos traz paz. Isso porque esta cor carrega em si a paz e o amor espiritual, ou seja, se sua intenção era pedir a paz, agora a terá.

2) Amor ao próximo

Se precisa entender e aceitar mais o outro e esta encontrando uma certa dificuldade com isso, acenda uma vela rosa e peça pela compreensão, pela aceitação do outro com todos os seus erros, entendendo que você também carrega os seus erros.

Pode parecer um benefício diferente, mas é muito importante para a nossa vida.

3) Afasta energias negativas

Aqui reconhecemos bem a influencia da cor vermelha na composição do rosa. Quando pedimos para afastar energias negativas estamos pedindo para as crianças da Umbanda, mas o vermelho pode atrair as forças de Pai Ogum, senhor das demandas.

Mas que fique claro, não estamos ativando as forças de Pai Ogum com uma vela rosa! Porém, ela pode se fazer presente e afastar as energias negativas de nossas vidas.

4) Alegria

Uma vez que a vela cor de rosa representa os Ibejis, as crianças ou Eres como quiser, podemos pedir por alegria. Ás vezes estamos tão envolvidos em nossos afazeres do dia a dia que esquecemos que precisamos de alegria.

Acenda uma vela rosa e mentalize alegria, risos, felicidade pura e simples, sem precisar vincular este ato a qualquer conquista, permita-se apenas ser feliz e sentir a alegria.

5) Conforto

Por fim, mas sem esgotar o assunto, a vela cor de rosa nos traz conforto.

Quando aberto o portal desta energia que vem da cor rosa sentimos a paz, o amor espiritual e com isso o conforto! É como se estivéssemos sendo “cuidados” de muito perto por uma força que não a enxergamos mas que podemos sentir.

Este conforto, poderia ser comparado ao aconchego de um carinho e atenção que recebíamos quando nos machucávamos quando éramos crianças e nossos pais corriam para nos socorrer.

Assim é com a espiritualidade, que esta sempre pronta para nos ajudar e socorrer quando pedimos com sinceridade e verdade.

O significado na espiritualidade da vela rosa é muito positivo e o mesmo acontece na Umbanda. Então, fique ciente que esta vela é boa, positiva e atrai coisas boas para a nossa vida.

Portanto, você pode e deve usar ela sempre que possível de modo a melhorar a sua vida!

Quando acendemos uma vela, estamos antes acedendo um caminho de luz para nós mesmos, os Orixás não precisam de Luz Eles já a têm, nós é que precisamos de muita luz em nossos caminhos, por isso ao acender uma vela coloque seus pensamentos e coração no que esta fazendo, peça por sabedoria e bondade, peça por saúde e vontade, o resto lhe será somado.

Leia também: