Nas religiões de matriz afrodescendentes é muito comum o uso de colores para proteção. Porém, qual será o significado de usar colar de búzios na Umbanda? Vou passar a explicar tudo o que precisa saber ao longo deste artigo.
Antes de mais nada, é bom que se entenda o uso destes “colares”, que na Umbanda chamamos de “fio de conta” ou guias, eles têm como finalidade representar a entidade de trabalho, assim como os Orixás de cabeça do filho de santo.
O seu uso não é obrigatório! Porém, todos que frequentam a Umbanda ou Candomblé, ainda que não sejam trabalhadores da casa, pedem para usar uma guia de proteção.
Como não existe uma codificação para a religião, ou seja, não existe nada por escrito que deva ser seguido por todas as casas de Umbanda ou Candomblé. Cada casa trabalha estas guias nas cores e da forma como acham melhor.
O uso do colar de búzios nas casas de Umbanda

O uso destes colares varia de casa para casa e de entidade para entidade. Para que você entenda melhor:
- Ogum na Umbanda usa a cor vermelha;
- Já no Candomblé Ogum pode usar azul escuro e verde;
- Mamãe Oxum que na Umbanda é azul escuro ou rosa e no Candomblé é amarelo;
- Por isso dependendo da casa que se frequenta as cores e formatos podem variar.
Um outro exemplo que difere de casa para casa é o uso da guia de esquerda em todas as giras ou trabalhos, mesmo que o trabalho seja para as linhas da direita, a guia da esquerda que representa Exus e Pombo Giras pode ser usada junto com todas as outras guias.
Mas como eu disse anteriormente, cada casa trabalha na sua forma! Como foi orientado pelo chefe espiritual da casa, e os filho seguem as orientações sem questionamento porque não cabe, e nem existe o que questionar.
O Candomblé usa mais búzios do que a Umbanda. A Umbanda costuma usar em seu contra Egun (é uma trança de palha com ou sem búzios que serve para afastar eguns ou espíritos sofredores), ou quando a guia ou colar é específico.
Na Umbanda usamos mais as contas, ou guias feitas de pedras ou de vidro, depende do que o filho de santo sentir no momento em que for fazer a sua guia e isso é muito particular para cada um.
No geral não existe uma determinação da entidade como obrigatoriedade. Porém, existe uma sugestão do que deve ser feito, mas quero falar sobre isso ainda um pouco mais adiante.
O que é um colar de búzios e para que é usado na Umbanda?

Na Umbanda, como dito acima, não temos o hábito de usar búzios em nossas guias os fios de conta, usamos esporadicamente quando é pedido por alguma entidade para um trabalho de proteção ou cura especial, mas no geral usamos apenas as contas que podem ser missangas, sementes, pedras ou vidros.
Entretanto para o Candomblé o significado assim como os usos diferem. Para os candomblecistas que não trabalham com a incorporação de entidades de trabalho, e apenas incorporam seus Orixás os búzios podem representar seus Orixás.
Além disso as consultas para os consulentes são feitas a partir do jogo de búzios, e para cada caída uma resposta, leva-se sempre em conta os búzios abertos e fechados para se ter uma resposta sobre o assunto questionado.
O que é o colar de búzios
O colar de búzios, fisicamente falando, é uma corda específica onde os búzios são colocados.
Eles podem ser colocados com missangas entres um búzio e outro ou apenas nós, podemos ainda fazer este colar com palha se for pedido.
Mas, a escolha do material assim como a escolha dos búzios é sempre feita pelo filho e em algumas casas pelo dirigente! E em alguns casos apenas algumas pessoas da religião podem confeccionar as guias ou colares, os filhos de santo não tem autorização para fazer.
Porque se usa o colar de búzios na Umbanda
Na Umbanda dificilmente veremos um filho de santo usar um colar de búzios. Porém, se isso acontecer é porque existe um fundamento que pode estar ligado ao Orixá Pai ou Mãe de cabeça deste filho ou por uma questão de doença.
Pai Obaluayê usa o aze (capacete de palha da costa ou filah que é um capuz também feito com palha da costa), carrega em sua mão o xaxará que é um feixe de palmeira enfeitado com búzios.
E ainda a sua utilização pode se dar por meio do uso do contra egun que usamos sempre na quaresma, onde entendemos que existe um número maior de espíritos vagando pela terra e que podem nos atrapalhar em nossas jornadas.
Recomendamos
Qual o significado do colar de búzios na Umbanda?

Apesar de não ser de uso de todos é até mesmo não ser um uso comum, quem usa foi a pedido de alguma entidade para um fim especifico.
Aliás o uso no contra egun que geralmente amarramos no braço, pode ou não ter búzios, o que não diminui a sua eficácia ou serventia. O uso dos búzios passa a ser uma preferência, mas quem usa tem seus motivos, que veremos a seguir.
1. Proteção
Todo fio de conta, guia ou colocares, têm como principal função a proteção de quem usa, seja a pedido da entidade, pelo dirigente ou pelo próprio filho de santo que quer ter uma guia para se proteger.
Gostaria de falar sobre isso, sem retirar o mérito de quem acredita e até mesmo do poder que estas guias podem oferecer.
Quando um filho de santo usa uma guia, no geral ela representa uma força e com base nesta força o próprio filho cria uma área de proteção para si próprio.
Mas isso não quer dizer que a espiritualidade do embaixo, ou que tem uma vibração de nível mais baixo! Não tenha medo destas guias, pois eles reconhecem nelas a força impregnada por quem usa.
Ou seja, se usar apenas por usar, não haverá nenhum sentido de proteção, é preciso imantar, impregnar o objeto com sua intenção de proteção.
2. Saúde
Os búzios estão associados, assim como a pipoca ao nossa Pai Obaluayê, Orixá das doenças e das curas, quer sejam espirituais ou materiais.
Um filho ou um consulente pode ser orientado a usar sempre ou por um período para manter sua saúde em equilíbrio.
3. Objeto de magia
Algumas guias podem levar alguns búzios, e não ser feita toda de búzios, isso porque ele pode representar um objeto de magia da entidade que solicitou, ou ainda este filho ou pessoa tem uma ligação em sua egrégora de Pai Omulu ou Pai Obaluayê.
4. Objeto que representa a entidade
Neste caso aqui ele esta mais para a representação da entidade do que para qualquer outra finalidade. Não que não tenha a finalidade de proteger e guardar quem usa, mas o uso do búzio aqui é para dizer que aquele filho ou pessoa é amparado e cuidado por esta ou aquela entidade.
5. Para assentamentos
É muito comum na Umbanda e no Candomblé a realização de assentamentos ou firmezas para nossas guardiões, Exus, Pombo Giras e Orixás de cabeça, e um dos elementos que pode ser pedido é o búzio, não para uso pessoal, mas para completar o assentamento e representar saúde ou sorte.
Recomendamos
Pulseira de concha búzios significado: qual o seu significado?

Os filhos de Mãe Iemanjá são os que mais usam conchas e às vezes búzios, como uma forma de representar sua Mãe de cabeça, mas isso não é uma regra, na verdade o uso se da de forma muito particular.
Eu por exemplo, sou filha de Iemanjá e não carrego comigo nenhuma concha ou búzio. Porém, tenho em minha casa no meu pequeno altar de conchas e pedras para fortalecer as energias do ambiente com a força da natureza.
Porém, volto a dizer o uso das conchas e búzios é muito particular. Não é todo mundo que consegue andar com estes adereços sem se incomodar, assim como existem pessoas que não conseguem viver sem eles.
Houve uma época que usar búzios era moda e as pessoas usavam apenas para se enfeitar e sem nenhum sentido espiritual ou religioso.
Existe algum benefício em usar um colar ou pulseira de búzios na Umbanda?

Apesar de não ser este o assunto, eu vou precisar entrar nele para poder explicar depois os benefícios do colar de búzios ou de qualquer outro objeto usado na Umbanda ou Candomblé.
Quando falamos de um objeto de poder, estamos falando sobre amuletos ou patuás que nos dão sorte ou no mínimo afastam o azar.
Pois bem, quando usamos uma pedra como a Hematita, quem tem o poder de desintegrar as energias negativas e criar um escudo de proteção espiritual, além de fortalecer nossa coragem e despertar o amor próprio ótima para combater o diminuir a timidez e ainda que esta relacionada ao Exu, se usarmos apenas por usar sem que antes ela seja limpa e imantada ou programada para este fim, será apenas uma pedra.
Percebem?
O mesmo acontece com tudo que carregamos e acreditamos que fará alguma diferença positiva ou negativa em nossas vidas.
Se você estiver hoje caminhando e achar um terço, você pode ter duas opiniões distintas:
- Uma que este terço foi colocado no seu caminho para lhe trazer sorte e proteção;
- E uma outra opinião de que ele pode ser indicio de azar, e que você não deve nem passar perto dele.
O que quero dizer com isso?
Que poder de uma pedra, ou de uma conta ou ainda de um colar de búzios, esta no poder que damos a ele, e não puramente dele próprio, este poder vem da imantação e programação que realizamos ao tê-lo conosco.
Assim sendo, nenhum objeto é capaz de lhe oferecer o que você não acredita, por isso se for usar uma pulseira ou colar de búzios, tenha em mente o que espera dele, e o programe para isso, se ele não puder ser benzido por uma entidade, lave-o com água e sal para retirar as energias negativas que podem estar com ele devido a manipulação por outras pessoas.
E a partir dai passe a achar que este colar vai te trazer proteção e saúde e assim será.
Qualquer pessoa pode usar estes colares?

Sim, qualquer pessoa que queira usar pode usar.
Entretanto, como dito anteriormente se sua finalidade vai além de ornamentar o corpo. Procure antes de usar benzer em um terreiro de Umbanda ou Candomblé ou lavar com água e sal e programá-lo para o seu fim.
Existem pessoas que só de ver um búzio já acredita no azar ou na sorte. Para estas pessoas o poder da mente é muito maior do que o objeto em sim, e ela vai atrair exatamente o que pensa.
Eu por exemplo não gosto de caveiras, nada que tenha caveiras me atrai, mas eu não atribuo a elas nenhum mal! É apenas um gosto, como também não gosto de usar pulseiras. Prefiro usar linhas coloridas nos pulsos que para mim representam as sete linhas de Umbanda.
Então, se você gosta de usar búzios e para além disso acredita que ele pode ter ajudar em vários sentidos da sua vida, use e use com segurança e confiança.
Conclusão
Quando falamos de fé, coragem, saúde, de atração de coisas boas ou não, geralmente atribuímos a falta de tudo isso à algum objeto que temos em casa ou que deveríamos ter.
Mas na verdade atraímos o que pensamos e não são os objetos em si que o fazem, é claro que existem coisas que não devemos ter em casa por conta da carga muito negativa de muitas pessoas, como terra do cemitério por exemplo.
Quem teria em sua casa terra de cemitério se não fosse apenas para fazer o mal?
E precisamos combinar, que esta terra já esta contaminada com muita energia negativa dos espíritos encarnados e dos desencarnados e por mais que sejamos positivos não conseguiremos mudar esta vibração.
Porém, para as bruxas a terra de cemitério é excelente para alguns feitiços voltados para o bem.
Pois bem, se quer ter um colar ou pulseira de búzios e acredita que ele te trará sorte e saúde, tenha, e não precisa ser a mais cara, ou a mais rica, pode ser uma palha da costa trançada com búzios, na quantidade em que você desejar.
A espiritualidade é muito simples e sem nenhum valor material. Quem valoriza o material somos nós que achamos que quanto mais rica e bonita for a pulseira ou o colar, maior será a proteção e amparo da espiritualidade. Pense no simples e viva no simples!
Leia também:
- Significado Espiritual da Figa: 5 Poderes Deste Amuleto da Sorte
- Pó do Sumiço Funciona? Aprenda a Como Usar Para Afastar Alguém
- Significado Espiritual do Olho Grego: Cristãos e Umbanda
Deixe o seu relato