11 Significados Espirituais da Tatuagem de Dragão. Devo fazê-la?

11 Significados Espirituais da Tatuagem de Dragão. Devo fazê-la?

Antes de fazer a tatuagem de um dragão devia conhecer o significado espiritual deste animal. Falo isso, pois através da sua tatuagem vai aproveitar todos os seus poderes no espiritismo!

É muito natural que, aio começar a fazer tatuagens, as pessoas não queiram mais parar. Esse é o processo natural. Afinal, decorar o corpo com símbolos, palavras e imagens em geral pode ser bastante divertido. 

Assim, em algum momento desse caminho haverá a necessidade de entender qual o significado de certa tatuagem. Uma das mais comuns é a tatuagem de dragão, que aparece de muitas formas. 

Ainda que as variações sejam muitas e que realmente mudem um pouco o significado da tattoo, a verdade é que o sentido geral desse desenho é o mesmo.

De tal maneira, a tatuagem de dragão possui um significado de sabedoria, boa sorte e, sobretudo, boa vontade. Algo muito diferente daquilo que você pensava, certo? 

Isso porque as pessoas costumam associar a tatuagem de dragão a características como força, maldade e outros mais negativas. Todavia, a verdade é que essa tattoo representa algo único e não possui o significado que muitos imaginam.

Qual é o significado espiritual da tatuagem de dragão?

Significado espiritual da tatuagem de dragão

A tatuagem de dragão possui significado de sabedoria, boa sorte e boa vontade. Na Ásia, sobretudo, o dragão é visto de forma positiva e representa coisas boas.

É claro que esse sentido pode variar, pois nem sempre o ser mitológico é associado a belas características. 

Mas a verdade é que, em geral e sobretudo na China, os três atributos citados são mais relacionados ao dragão. Saindo um pouco da cultura chinesa, a tatuagem de dragão pode ter outros significados

No Japão, por exemplo, o desenho possui sentido de equilíbrio na vida. Já para a cultura dos celtas, a tatuagem de dragão é um sinal de força e poder, algo que faz parte do imaginário de grande parte das pessoas. Em todo caso, como é possível ver, o significado da tatuagem de dragão varia de acordo com a cultura analisada.

Significado da tatuagem de dragão em diferentes partes do corpo

Tatuagem de dragão e seu significado

A depender do local do corpo em que está a tatuagem de dragão, pode-se ter diferentes sentidos e significados. Dessa maneira, o mais comum é que o desenho possa representar diferentes coisas de acordo com a área do corpo

É muito comum ter a tatuagem de dragão no peito, no caso dos homens, e na coxa, no caso das mulheres. O sentido espiritual das variações da área corporal a receber a tattoo indica, em geral, se é positivo ou não ter a tatuagem de dragão nesse local. 

Em todo caso, veja a seguir algumas partes do corpo mais comuns para receber a tatuagem em questão e o que representa o desenho em cada uma delas.

Tatuagem de dragão no peito

Tatuagem de dragão no peito
Tatuagem de dragão no peito

A tatuagem de dragão no peito representa força para lutar. Por estar logo de frente, antecipando-se a tudo o que se dá em sua vida, a tatuagem de dragão mostra que o indivíduo é bravo e corajoso. Esse é um bom sinal, sobretudo para quem se encanta com todos os significados das tatuagens. 

No sentido espiritual, principalmente, a tatuagem de dragão no peito tende a ser vista como uma forma de proteger o corpo de maus espíritos e de quem pode lhe fazer o mal de uma forma geral. 

Assim, ao dar de cara com o dragão estampado em seu peito, haverá menores chances de sucesso por parte do mau espírito.

Tatuagem de dragão na coxa

Tatuagem de dragão na coxa
Tatuagem de dragão na coxa

A tatuagem de dragão na coxa simboliza o poder feminino, no caso das mulheres. E, para os homens, mostra a capacidade de reação frente aos problemas da vida. 

Em todo caso, o mais comum mesmo é que as mulheres façam uso dessa tattoo nessa parte do corpo. Logo, o símbolo é realmente de empoderamento feminino. O desenho exibe toda a força das mulheres para lutar por aquilo em que acreditam. 

Como as mulheres tendem a ter coxas mais volumosas do que os homens, a tatuagem de dragão costuma cair muito bem para essa parte inferior do corpo. Por conseguinte, os resultados tendem a ser muito bons.

Tatuagem de dragão no braço

Tatuagem de dragão no braço
Tatuagem de dragão no braço

A tatuagem de dragão no braço é também muito popular em todo o mundo.

Essa tattoo costuma ser um grande símbolo de sobriedade e segurança quando colocada nessa parte do corpo. Isso porque está nos braços, parte do corpo que as pessoas usam para segurar-se e manter a estabilidade. 

Os braços possuem muita força, embora em muitos casos as pessoas considerem que apenas as pernas têm essa força. Assim, a tatuagem de dragão no braço indica que a sua alma está buscando por segurança, o que tende a ser algo positivo.

Tatuagem de dragão na costela

Tatuagem de dragão na costela

A tatuagem de dragão na costela mostra traços da sua personalidade associados à sedução. Assim, em geral as pessoas que colocam a imagem do dragão estampada na costela têm um grande poder de sedução. Isso mostra uma grande capacidade de convencer os outros daquilo que você deseja. 

Por conseguinte, a tatuagem de dragão na costela é um sinal de liberdade do corpo e do espírito, com uma mente que também se volta para o futuro com muitos anseios. Trata-se de um símbolo muito associado a sinais de liberdade e poder de sedução de uma pessoa.

Tatuagem de dragão no pescoço

Tatuagem de dragão no pescoço
Tatuagem de dragão no pescoço

A tatuagem de dragão no pescoço representa ousadia. Você é uma pessoa muito inovadora, que tende a ser pioneira em diversos aspectos. Esse é um bom sinal, sobretudo considerando o quanto o símbolo do dragão remete a coisas boas. 

Em meio a esse sentimento de ousadia que ronda a sua vida, a força do dragão aliada à sabedoria do ser mitológico coloca você como um espírito fechado a problemas. 

Limitações não fazem parte do dicionário da sua alma. Assim, o futuro reserva boas coisas para quem arrisca e usa a tatuagem de dragão no pescoço.

Tatuagem de dragão nas costas

Tatuagem de dragão nas costas
Tatuagem de dragão nas costas

Já a tatuagem de dragão nas costas representa proteção contra inimigos ocultos. Isso porque, ao estar em uma área cega para o ser humano, acaba por proteger contra espíritos que fazem o mal de forma sorrateira. 

A tatuagem de dragão de dragão nas costas, assim, costuma ser muito usada por diversas pessoas de culturas diferentes. É muito comum, por exemplo, ver esse tipo de tattoo na Ásia.

11 Significados e mensagens da tatuagem de dragão

Significado espiritual do dragão e sua tatuagem

A tatuagem de dragão possui, de acordo com a cultura estudada, diferentes sentidos. Esse ser da mitologia pode ser associado a coisas como sabedoria, boa sorte, equilíbrio e até mesmo força.

Mas, além desses significados, há ainda outras culturas que enxergam coisas diferentes na tatuagem de dragão. 

Para saber mais sobre cada tipo de definição que é dada a esse tipo de tattoo, é preciso mergulhar de cabeça no mundo dos dragões. Símbolo muito popular para as tatuagens, será muito útil para você saber o que representa o desenho de um dragão.

1) Medo

Na cultura ocidental, o dragão costuma ser visto como um ser que gera medo nas pessoas. O cenário é muito diferente daquele visto em países como China e Japão, que colocam o ser como algo positivo. 

Por conseguinte, o mais comum é que a tatuagem de dragão seja tratada como algo negativo para os ocidentais. A depender de como é feito o desenho, na realidade, muitas culturas o julgam como símbolo de mau agouro. 

Para os católicos, por exemplo, o dragão representa as forças do mal que deve ser combatidas de forma agressiva. De qualquer maneira, a verdade é que a tatuagem de dragão não tende a ser tão bem vista pelos ocidentais.

2) Força

Para os celtas, o dragão é um símbolo de muita força de coragem. Grande, agressivo e sem medo do perigo, esse ser mitológico representa tudo o que um celta gostaria de ser. 

Assim, embora seja relacionado à força, para essa cultura o dragão representa coisas boas. Logo, a tatuagem de dragão também é vista com bons olhos, pois consegue agrupar todas essas características em um único desenho. 

Logo, embora para a cultura ocidental o dragão não seja visto de forma positiva, a verdade é que esse entendimento varia de acordo com as ideias mais populares de cada parte do mundo.

3) Sabedoria

Para os chineses, o dragão é algo muito positivo. Contudo, diferentemente dos celtas, na China esse ser da mitologia é visto como inteligente. 

Logo, a tatuagem de dragão é símbolo de boa sorte, de boa vontade e de sabedoria. Por conseguinte, é natural que pequenas tatuagens de dragão, em locais discretos, sejam vistas com bons olhos. 

Ademais, muitas pessoas desejam ter uma imagem de um dragão por perto, o que faz com que as casas chinesas tenham muitas simbologias associadas a esse ser. No fim das contas, portanto, a tatuagem de dragão é algo muito positivo para os chineses.

4) Equilíbrio

Para os japoneses, o dragão representa equilíbrio. Mesmo gigantesco, o animal consegue se manter de pé para lutar contra tudo e todos

Ademais, no Japão há a ideia de que o dragão só ataca quando agredido, sendo um ser de paz na maior parte do tempo. Assim, a tatuagem de dragão é tida como um sinal de vida equilibrada. 

Quem possui imagens de dragão pelo corpo tende a não receber julgamentos negativos, sobretudo ao conhecer a origem desse ser mitológico e tudo o que representa para a cultura japonesa. Por conta disso, o dragão faz parte de todo arcabouço cultura do Japão.

5) Liberdade

O dragão sempre foi visto como um ser que vive sozinho. Distante de outros seres que habitam ao seu redor, a imagem do dragão é de autossuficiência

Assim, a liberdade costuma ser um pressuposto para quem deseja tatuar o dragão. Em muitos casos, essa sensação de liberdade transmitida pela tatuagem de dragão consegue transcender culturas e falar muito a respeito da pessoa que possui a tattoo. 

Logo, optar pela tatuagem de dragão na tentativa de simbolizar a sua busca por liberdade é algo interessante e muito positivo. Apenas trate de fazer uma tattoo que consiga reunir todos esses atributos em uma só imagem, de forma a não gerar mau entendimento por parte dos outros.

6) Proteção

No sudeste asiático, principalmente, o dragão é símbolo de proteção. Há uma série de países nessa parte do mundo que enxerga o ser mitológico como um elo com a segurança. 

Isso se deve a muitas lendas locais, que tratavam os dragões como defensores de pequenas vilas e aldeias. Em todo caso, a verdade é que o símbolo do dragão possui muita força nessa parte do mundo como imagem de proteção

Há, inclusive, pessoas que só saem de casa com algum tipo de item que tenha um dragão estampado. Assim, a tatuagem de dragão é também uma imagem relacionada à proteção.

7) Coragem

Para os católicos e também para algumas religiões de matriz africana, o dragão é símbolo de coragem. Ou melhor, matar o dragão é um símbolo de coragem. Esse foi um dos feitos de São Jorge, um dos santos mais populares do Brasil. 

Para a cultura ocidental, matar um dragão é um sinal de coragem e de dignidade. Há lendas de cavaleiros que matavam o dragão para ficar com a princesa, por exemplo, mostrando-se dignos da senhorita

Assim, a tatuagem de dragão representa também todo esse símbolo de coragem para enfrentar os problemas da vida. Para os ocidentais, sobretudo, o sentido é esse.

8) Alma limpa

A tatuagem de dragão tem sentido de alma limpa. Para muitas pessoas, espiritualmente o dragão representa que a alma está livre de pesos e de problemas. 

Assim, a imagem do ser mitológico remete a coisas como liberdade, bondade e muitas outras características positivas. Logo, em diversas partes do mundo o dragão possui esse sentido mais positivo e voltado para a espiritualidade. 

É importante ressaltar ainda que, para algumas culturas, o dragão chega a ser um protetor da alma. Isso faz com que a tatuagem de dragão possua também esse sentido mais positivo.

9) Prosperidade

Para os árabes, o dragão é um sinal de prosperidade. Muitos relacionados ao comércio, os integrantes dessa cultura enxergam o dragão como um símbolo de coisas boas que estão por vir.

Por mais que os árabes não apreciem tatuagens, a verdade é que você ainda pode pegar esse conceito e transportar para a tattoo que pretende fazer. 

O dragão representa a prosperidade por jamais se abater perante os inimigos, sempre buscando uma maneira de sair ileso dos problemas que o rondam. Por conta disso, a tatuagem de dragão pode também ter o sentido de abertura para um mundo mais próspero.

10) O poder da natureza

Seja no ocidente ou no oriente, a verdade é que o dragão é um ser muito poderoso em qualquer cultura. Assim, o dragão costuma se relacionar de maneira muito viva com a natureza, simbolizando o poder do ambiente natural. 

Nem sempre é fácil compreender toda a força que possui a natureza, até mesmo porque as pessoas fazem parte dela sem sequer se dar conta disso. Mas, na prática, o ambiente que nos cerca é rico em poder

E a tatuagem de dragão simboliza tudo isso, sobretudo quando o ser está cuspindo fogo ou provocando uma forte chuva. Portanto, esse é outro sentido muito comum para a tatuagem de dragão.

11) Honra e glória

Apesar de muito atacado por alguns, o dragão representa honra e glória para a maior parte do mundo. Considerando que o ser da mitologia possui uma grande relevância na Ásia, pode-se dizer que o dragão é querido por boa parte do mundo. 

Assim nas lendas mais populares nesse continente, dar de cara com um dragão e não ser atacado era sinal de honra e glória. 

Isso significava que você era puro de alma. Nesse sentido, a tatuagem de dragão também adora um simbolismo de pureza. Logo, ter a tattoo representa toda a honra e toda a glória que você pretende alcançar em sua vida.

Significado de tatuagens mais complexas

Dragão oriental

A tatuagem de dragão pode adotar algumas variações mais complexas. Dessa maneira, o sentido da tattoo pode variar de acordo com aquilo que a pessoa coloca como complemento. 

Esse é o caso da tatuagem de dragão imperial, por exemplo, que se relaciona fortemente com a honra. Já a tatuagem de dragão chinês está mais lidada à sabedoria. 

Portanto, como é possível ver, o sentido do desenho pode mudar muito de acordo com aquilo que você coloca ao redor da imagem. Veja a seguir algumas variações da tatuagem de dragão, com diferentes complementos.

Tatuagem de dragão oriental

A tatuagem de dragão oriental está muito ligada à honra. O cargo de imperador sempre foi uma posição se muita honraria para os asiáticos, fazendo com que tudo ao redor do imperador tivesse um tom de positividade

Logo, a tatuagem de dragão representa honra, beleza, elegância e muita positividade. Essa é uma das melhores variações para a tattoo de dragão, pois guarda consigo um tom de nobreza. 

Por conseguinte, é uma belíssima alternativa para quem deseja estampar em seu corpo a bela imagem do dragão. Agora que você já conhece o seu sentido, torna-se ainda melhor ter a tatuagem de dragão imperial.

Tatuagem de dragão japonês

O dragão do Japão é tido como símbolo de equilíbrio e estabilidade. Assim, nesse país o dragão é tratado como algo muito positivo, já que representa características que todas as pessoas deveriam ter – e que os japoneses valorizam muito. 

O dragão japonês mostra que na vida é necessário saber encontrar a dose certa de cada coisa. Até mesmo a água, quando ingerida em excesso, pode causar a morte.

Portanto, o melhor a fazer é buscar a estabilidade em meio às dificuldades e desafios da vida. Se você conseguir manter essa estabilidade, estará mais perto de alcançar o sucesso. E a tatuagem de dragão japonês representa isso.

Tatuagem de dragão chinês

Já a tatuagem de dragão chinês mostra sabedoria. Na China, o dragão é tido como um grande símbolo de coisas boas. Acima de tudo, esse ser mitológico representa a sabedoria e inteligência. 

Portanto, ter um dragão por perto, seja em qual forma for, tende a ser um bom sinal. Além da sabedoria, a tatuagem de dragão ainda indica boa vontade e boa sorte para os chineses

Embora o país seja muito conservador e não chegue a ter muitas pessoas tatuadas, a verdade é que o dragão é, de longe, o símbolo mais comum para os chineses que ousam fazer uma tattoo.

E, sendo em um local discreto, o símbolo tende a ser bem visto pela população chinesa. Assim, a tatuagem de dragão chinês indica boas vibrações.

Tatuagem de cabeça de dragão

A tatuagem de cabeça de dragão é um sinal de racionalidade. Dessa maneira, a tattoo em questão indica que a razão predomina sobre a força bruta. Nesse sentido, em geral a tatuagem de cabeça de dragão tende a ser usada por quem deseja valorizar o poder do intelecto. 

Por mais que nem sempre pareça à primeira vista, as tatuagens de dragão possuem muitos sentidos diferentes e uma grande profundidade de significados. Nesse caso em específico, muitos jovens intelectuais do continente asiático fazem uso da tattoo de cabeça de dragão como uma forma de simbolizar sua capacidade de raciocínio.

Uma tatuagem de um dragão é algo positivo?

Tatuagens de dragão são boas espiritualmente?

A tatuagem de dragão é algo muito positivo para a maior parte das culturas. Na Ásia, sobretudo no Japão e na China, esse símbolo representa coisas boas para o futuro.

Sabedoria, estabilidade, boa sorte e outros itens positivos fazem parte da vida de quem coloca símbolos de dragão por perto. 

Já para o ocidente, a tatuagem de dragão é vista como um sinal menos positivo, possuindo interpretações mais voltadas para a religião que encaram o dragão como maligno.

Por conseguinte, a tatuagem de dragão pode ser positiva ou negativa a depender da cultura espiritual analisada.

Palavras finais

Sabe-se que a tatuagem de dragão possui um sentido positivo por um lado, embora negativo para outras culturas. No fim das contas, a verdade é que o sentimento em relação a esse tattoo depende inteiramente de você. 

É você quem tem o poder de decidir se a tatuagem de dragão é a ideal para o seu estilo de vida ou não.

Ademais, o local da tatuagem de dragão pode dizer muito sobre a personalidade da pessoa. Muito simbólica, essa tatuagem está presente em todo o mundo e tem o seu lado charmoso.

E então, já sabe tudo o que precisa em relação a esta tatuagem? Tenho a certeza que sim! Porém, caso ainda restem algumas dúvidas, peço apenas que deixe um comentário mesmo abaixo.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.