Muitas pessoas não entendem se há diferença entre a alma e o espírito. Assim, diversas questões e dúvidas podem surgir a partir daí.
Mas, afinal, existe essa diferença? A resposta pode parecer confusa, mas com a devida explicação será possível compreender tudo isso.
Sim, alma e espírito podem ser usados como sinônimos para o espiritismo. Logo, não é um erro trocar uma por outra.
Mas, analisando tudo a fundo, é possível encontrar a definição de cada uma das palavras. Essas definições são ligeiramente diferentes, marcando as distinções entre alma e espírito.
A alma é vista como o espírito encarnado, ou seja, o espírito que se liga a um corpo para que as pessoas vivam. Já o espírito é aquilo que habita o plano espiritual, não estando necessariamente ligado a um corpo.
Todavia, como dito, o espiritismo faz uso desses termos como sinônimos. Afinal, por mais que haja algum grau de diferença, as palavras se substituem com maestria.
Para o grande mestre Allan Kardec, por exemplo, as diferenças entre esses termos dependem mais da aplicação particular que cada pessoa dá a eles.
A seguir, acompanhe mais sobre as distinções entre alma e espírito segundo o espiritismo. Confira como se dão essas diferenças.
O que é alma?

A alma é aquilo que habita o corpo encarnado. Portanto, é o que nos comanda em nível espiritual. Para o espiritismo, a alma é o que se liga ao corpo físico quando retornamos a esse plano.
Para que seja possível entender de modo mais simples, é interessante pensar as coisas por outro ângulo. Desse modo, é positivo imaginar que a alma depende de um corpo para que possa atuar.
Esse comportamento é diferente daquele visto pelo espírito, que existe independentemente de um corpo físico.
Em todo caso, como explicado, o espiritismo aceita que alma e espírito podem ser usados como sinônimos sem problemas.
Essas micro definições são muito mais específicas e, na prática, não mudam muito a visão espírita da vida.
O que é espírito?

O espírito é a alma que não se prende a um corpo. Portanto, é algo que está apenas no plano espiritual e que não depende de um corpo.
São coisas complementares, que existem ao mesmo tempo para as pessoas. O espírito, seguindo essa definição, não se encarna. Logo, é algo que tem a ver apenas com o plano no qual não estamos atualmente.
É claro que existem opiniões divergentes em relação a tudo isso. Para Allan Kardec, por exemplo, apenas uma língua perfeita seria capaz de mostrar com maestria essa diferença.
Para o grande mestre do espiritismo, portanto, alma e espírito variam de definição de acordo com o uso particular de cada um. Mas, na prática do dia a dia, se relacionam como sinônimos.
Segundo o espiritismo, a alma e o espírito são diferentes?

O espiritismo entende, sim, que alma e espírito possuem diferenças. Trata-se de algo sutil, que demanda um certo esforço mental para que seja compreendido. A alma está no corpo de cada um, mas o espírito não.
O espírito vive no plano superior, sem contato direto com o corpo das pessoas. Já a alma, por outro lado, depende do corpo físico para que possa ter uma razão de existir.
Para a visão espírita acerca do mundo, essas diferenças são as principais. Mas, no dia a dia dessa corrente religiosa, ambos os termos se substituem.
Embora a teoria espírita aponte diferenças sutis, o dia a dia indica que alma e espírito são sinônimos para os praticantes dessa crença.
7 diferenças entre a alma e o espírito segundo o espiritismo

Há, sim, diferenças entre a alma e o espírito. Desse modo, é necessário compreender o todo sobre o espiritismo para mergulhar de cabeça nesse cenário.
Pois, na realidade, há também muitas pessoas que fazem uso das palavras como verdadeiros sinônimos.
Desse jeito, você deve ter um pouco de atenção para compreender tudo o que cerca essas definições.
O principal ponto de diferenciação é que a alma está presa ao corpo. O espírito, por outro lado, está no plano superior e não se encontra limitado pelo corpo físico.
Mas, a seguir, você verá outros detalhes que tornam alma e espírito diferentes. Confira, portanto, como enxergar as diferenças entre essas das partes da espiritualidade.
1) Onde habitam
O principal ponto de diferenciação entre ambos é onde habitam. A alma está no corpo da pessoa, sendo limitada por esse corpo. O espírito, todavia, está no plano superior e tem mais liberdade de movimentação.
Isso não impede que a alma, por vezes, saia do corpo por alguma razão. Em todo caso, é mais raro que isso aconteça.
O local onde a alma está, portanto, é diferente do ambiente no qual se encontra o espírito. É essa diferenciação que torna tudo tão único quanto a esses dois elementos da espiritualidade.
Com mais conhecimento sobre esse mundo, assim, você poderá entender mais sobre o espiritismo e sobre si mesmo.
2) Papel de cada um
A alma e o espírito são muito importantes para uma pessoa. Todavia, é necessário que você entenda o papel de cada um.
O espírito vive no mundo dos espíritos, no plano acima das pessoas. Portanto, não tem um papel central em todas as decisões de curto prazo.
Já a alma, por outro lado, está dentro do corpo de cada pessoa. Desse modo, a alma tem um poder de interferência maior nas decisões diárias.
Essa diferença entre as funções de cada parte da sua espiritualidade ajuda a compreender o todo. A partir daí, você entenderá melhor o porquê de tomar certas decisões ou de fazer certas coisas.
3) Um gera o outro
O que era a alma antes de entrar em um corpo? Era espírito. Afinal, estava no plano espiritual apenas esperando pela reencarnação.
Portanto, o espírito gera a alma. Assim, quando nasce o bebê, já existe uma alma naquele corpo tão pequeno.
Mas, antes disso, a alma estava no plano superior, caracterizando-se como espírito. Compreender tudo isso pode parecer complicado.
Até porque, há um certo nível de confusão em relação a tudo isso. É por esse motivo que você tem de fazer o possível para compreender as distinções entre alma e corpo.
Por mais que sejam quase imperceptíveis em alguns aspectos, há diferenciações importantes. Logo, conhecer tudo isso te ajudará a ser mais forte.
4) Causa e efeito
A alma é vista pelo espiritismo como o efeito e não como a causa. Portanto, não é o princípio básico da espiritualidade.
Esse, por sua vez, é o espírito. Central para as diferentes encarnações de uma pessoa, o espírito está no centro de tudo.
Essa é a base da sua espiritualidade. Por conseguinte, é preciso analisar todo esse cenário com o máximo de atenção.
Pois há muitas semelhanças e, na prática, você deve atentar aos detalhes que marcam as diferenças. Um deles é o fato de a alma ser uma resposta, um efeito da natureza espiritual.
Por outro lado, o espírito é a causa, aquilo que gera todo o restante. Como é possível ver, essa distinção é poderosa.
5) Dificuldade em definir o espírito
A alma é relativamente simples de definir. Afinal, é aquilo que habita o corpo e que comanda esse corpo em termos espirituais.
Por outro lado, o espírito é mais complexo. Assim, entende-se que é complicado definir o espírito com a língua dos homens no mundo físico.
Para uma boa definição do que é o espírito, seria necessário uma linguagem perfeita. Porém, nenhum tipo de língua consegue alcançar a perfeição.
Por conta disso, problemas podem surgir no momento de entender o que é o espírito. Essa é mais uma diferenciação importante.
6) Alma é temporária, espírito é eterno
A alma é algo temporário. Portanto, apenas faz o seu papel enquanto a pessoa está viva. Mas, quando morre, essa alma retorna ao plano espiritual e vira espírito outra vez.
É por isso que muitos encaram a alma como algo que passa com o tempo. Não se trata de uma coisa eterna, mas de algo realmente temporário.
Desse modo, é necessário analisar a alma como sendo um momento da espiritualidade humana. Mas momentos passam e, assim, apenas o espírito fica para o longo prazo.
7) Há mais controle sobre a alma
Você controla mais a sua alma que o seu espírito. Na realidade, é assim para todas as pessoas que vivem nesse mundo.
O espírito é menos dependente de você. Portanto, há maiores chances de interferir no modo de ser da alma.
Quando você se conecta ao lado espiritual, na realidade está tentando compreender os caminhos da alma para melhorá-los.
Por sua vez, o espírito é mais inacessível. Em meio a tudo isso, resta a você agir com sabedoria nesse aspecto.
Palavras finais
A alma e o espírito podem ser pouco diferentes entre si. Em todo caso, cabe a você agir com o máximo de dedicação a compreender tudo isso.
As definições de ambos se entrelaçam intensamente. Por isso, é necessário analisar o todo com muita calma.
Agora que já sabe o que diferencia a alma do espírito, você poderá tomar melhores decisões em sua vida espiritual.
Leia também:
- Encontro de almas: Como encontrar a alma gêmea no espiritismo?
- Como Afastar Maus Espíritos do Quarto? 5 Maneiras!
- Quanto Tempo um Espírito Demora Para se Comunicar?
- Como a Alma Sai do Corpo Após a Morte? Explicado
Deixe o seu relato