Como a Alma Sai do Corpo Após a Morte? Explicado

Como a Alma Sai do Corpo Após a Morte? Explicado

Hoje voi explicar para você como a alma conseguir sair do corpo após a morte e até mesmo o que acontece com a nossa alma no momento do falecimento.

Sem sombra de dúvidas, um dos assuntos que mais intrigam os seres humanos é justamente o mistério da vida e o que acontece depois que ela acaba.

Com isso, muitas pessoas têm curiosidade em saber como a alma sai do corpo após a morte. 

Sabemos que este é um tema bastante complexo e até mesmo delicado, justamente por trazer à tona sentimentos estranhos, como por exemplo, o medo.

No entanto, ao mesmo tempo este assunto tem o poder de despertar a nossa atenção, justamente pelo ar de mistério que ele trás consigo.

Além disso, este processo de desencarne pode ser um pouco complicado para algumas pessoas, de maneira que estudar um pouco e conhecer mais sobre a morte pode ser algo que ajude a trazer mais calma e compreensão para o espírito após o falecimento.

Sendo assim, a seguir esclarecemos algumas dúvidas sobre o assunto e falaremos mais sobre como a alma sai do corpo após a morte.

Quanto tempo demora para a alma sair do corpo após a morte?

A alma após a morte do corpo

Sabemos que a morte é um assunto complexo, de maneira que saber o que acontece depois dela é ainda mais complicado.

Além disso, é fato que muitas pessoas possuem um grande receio em relação a esse tema, justamente por temerem o que pode vir a acontecer com a sua alma depois de seu falecimento. 

Essa medo pode ser em decorrência de uma série de fatores, de maneira que os mais comuns são:

  • Medo de a alma ficar perdida após o falecimento;
  • Receio de ficar preso àquele corpo ou à matéria para sempre;
  • Medo de sentir alguma dor ou sofrimento pertinentes ao corpo físico, mesmo após o falecimento.

Tudo isso pode ser explicado por diversas questões, inclusive a falta de conhecimento sobre o assunto.

Com isso, estudar sobre o tema faz com que você obtenha esclarecimento sobre e ainda consegue diminuir as chances que uma dessas situações venha a ocorrer com a sua alma futuramente.

Tudo depende…

De qualquer forma, a resposta para a pergunta inicial é justamente depende.

Cada alma levará um determinado tempo para que possa se desprender de seu corpo físico a depender do seu nível de evolução e desapego em relação a sua vida na Terra. 

Porém, neste caso é necessário salientar que neste caso a alma em questão não habitará aquele corpo físico da forma convencional, mas sim ficará ligado a ele por outras questões.

Isso porque todo o processo de desligamento se dá logo após a morte.

Há ainda algumas religiões que trazem que nossa alma possui ao todo três níveis, denominados de Neshamá, Ruach e Nefesh.

Os dois primeiros são considerados os mais elevados e por isso se desprendem logo após o falecimento.

Já quando se trata do nível mais baixo, chamado Nefesh, o tempo necessário para desligamento pode variar um pouco, de maneira que em alguns casos pode demorar quase um ano para que esse processo possa ser devidamente finalizado.

O que acontece com a nossa alma no momento da morte?

O rumo da alma após a morte

Antes de tudo é preciso compreender que a morte não é um processo terminal, onde após tudo o que conhecemos é finalizado. Este evento é apenas um marco para uma passagem de ciclo, onde deixamos de ser matéria e voltamos a nossa essência. 

Isso pode ser facilmente justificado pelo fato de que para o espiritismo a nossa alma permanece viva, porém habitando e atuando em um outro plano de existência, diferente do que conhecemos aqui.

Porém, é necessário compreender que podem haver diferentes desfechos para o nosso espírito.

Tudo vai depender de como vivemos a nossa vida na terra.

Assim, pode ocorrer de espíritos mais apegados às coisas materiais ou menos evoluídos fiquem presos ao seu corpo, como já abordamos anteriormente.

Já pessoas que buscam um maior nível de conhecimento sobre o que realmente importa na vida, tiveram como objetivo ajudar o próximo de maneira genuína e seguiram em busca de seu propósito adequadamente, possuem uma maior chance de experimentarem um desencarne mais tranquilo no que diz respeito ao desligamento de sua alma.

Nestes casos, é comum que esses espíritos passem por um processo mais rápido de desligamento.

Esses espíritos vem a receber auxílio de imediato, por intermédio de espíritos amigos ou de entes queridos que já faleceram. 

Há ainda aqueles que necessitam de um tempo para que possam se recuperar adequadamente.

Precisam de tempo para aceitar melhor o seu falecimento! E, por isso, permanecem durante algum tempo adormecidos em colônias de tratamento para que possam se recuperar.

Após, cada um virá a se desenvolver em sua missão, seja no plano espiritual ou novamente na Terra através do processo conhecido como reencarnação. O caminho a ser tomado irá depender da missão que esta alma em questão possui.

A nossa alma fica vagando após a morte?

Alma divagando na espiritualidade

Já discutimos anteriormente que a nossa alma pode experimentar diferentes situações a depender das circunstâncias de nossas atitudes terrenas e também pós-morte.

Com isso, podemos sim dizer que em alguns casos a nossa alma pode ficar vagando pela Terra

Segundo as religiões que se baseiam em conceitos do espiritismo, esta circunstância pode vir a ocorrer por dois motivos diferentes. O primeiro deles diz respeito ao indivíduo que não consegue aceitar a sua morte. 

Essa falta de aceitação pode se dar por vários fatores, seja por acreditar que deixou coisas sem resolução para trás, por acreditar que deveria ou poderia viver por mais algum tempo ou até mesmo por apego a um bem material ou pessoa em específico. 

Também podem ocorrer situações onde os falecidos não conseguem se manter conscientes sobre o que aconteceu. Então, por isso ficam perdidos durante todo esse processo.

De qualquer forma, é preciso alertar que há alguns riscos de se manter por muito tempo nesta dimensão após a morte.

Isso porque, esta situação acaba prejudicando fortemente a passagem para o plano espiritual, de maneira que quanto maior for o tempo aqui, maior será a dificuldade para ir para a outra dimensão.

Com isso, o espírito em questão ficará verdadeiramente perdido, de maneira que ao não conseguir encontrar a sua própria luz.

Infelizmente, virá a encostar em um humano vivo, de maneira a tentar se aproveitar da sua energia, de alguma forma, podendo se tornar um verdadeiro obsessor.

Como ocorre o processo de desligamento do corpo físico?

Desligando o corpo

Como dissemos anteriormente, o processo de desencarne e desligamento do corpo físico é um processo um pouco complexo e até mesmo demorado. Ainda assim, muitas pessoas ficam curiosas sobre o que ocorre de fato neste momento. 

Sabemos que o nosso corpo está intimamente ligado ao nosso espírito, uma vez que enquanto vivemos no plano terrestre, podemos experimentar diversas situações e emoções que flutuam entre esses dois meios. 

Com isso, podemos dizer que existem verdadeiros laços que mantêm a nossa alma fortemente conectada ao nosso corpo.

Dessa maneira, no momento do falecimento é necessário que essa ligação seja de fato desfeita, de maneira que o espírito possa enfim estar livre. 

Dessa maneira, ele poderá se desapegar não somente de sua vida terrena, mas de tudo o que já não pertence mais ao plano espiritual e assim, contemplar plenamente de um outro conceito ou dimensão.

Podemos experimentar alguma sensação após a morte do corpo físico?

Sentindo o corpo após a morte

Muitas pessoas possuem grande curiosidade sobre o que pode acontecer depois da morte.

Com isso, é muito comum surgir a dúvida sobre a possibilidade de experimentar alguma sensação mesmo após a morte física. 

Por se tratar de um tema e de um processo muito complexo, há muitas coisas que não podem ser afirmadas, já que assim como a vida, a morte também é um verdadeiro mistério em muitos aspectos.

O que se sabe sobre o assunto, é que sensações físicas, como o toque, por exemplo, não podem ser experimentadas por um espírito após o seu falecimento.

No entanto, sentimentos, que também podem ser denominados como emoções, podem sim ser vivenciados

Isso porque essas emoções estão profundamente relacionadas a nossa alma, permanecendo com ela mesmo depois do processo de desencarne ser finalizado.

Sendo assim, devemos cuidar também de nossos sentimentos em vida, para que após a nossa morte possamos continuar cultivando-os em nosso espírito.

Palavras Finais

Como vimos ao longo deste artigo, o desencarne é um processo complexo e que não pode ser ainda totalmente compreendido por nós, seres humanos.

Com isso, continuaremos a ter dúvidas, não só sobre como a alma sai do corpo após a morte, mas também sobre como lidar com todo esse processo.

Apesar disso, esta continua sendo uma certeza para todos nós que estamos aqui na Terra e por esse motivo, deve ser objeto de estudo, para que possamos ter um maior grau de compreensão, não só sobre esse assunto, mas também outros que estão intimamente relacionados a ele. 

Dessa forma, continue acompanhando os nossos estudos sobre o desencarne e desfrute da beleza de se conectar mais com a espiritualidade e também com os principais mistérios que circundam as nossas vidas.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.