O espiritismo possui caminhos únicos a seguir. Desse modo, para compreender a força dessa crença, você deve entendê-la por inteiro. Um exemplo é o chamado ectoplasma.
Mas, afinal, o que exatamente é isso? O ectoplasma é a energia que sai dos médiuns durante uma conexão com o plano superior. Portanto, é uma vibração que emana do espírito dessas pessoas especiais.
Quando estão em um momento de ligação com o mundo das almas, há muita intensidade na conexão. Desse jeito, o ectoplasma aparece como uma forma de externalizar tudo isso.
Ao colocar essa substância espiritual para fora, o médium pode suportar passar pelo momento de ligação especial. Em casos mais raros, a pessoa pode até mesmo sangrar pelo nariz ou tremer muito.
As reações variam de acordo com o espírito de cada médium. Todavia, o ectoplasma está sempre presente nessas conexões poderosas com o outro mundo.
Esse fluido cósmico é algo natural para esses instantes e deve ser visto como tal. A seguir, aprenda mais sobre a força que vem do ectoplasma.
Veja como esse produto natural da ligação com o plano superior se forma e se faz. Assim, você poderá compreender um pouco melhor a força do espiritismo.
O que é a energia ectoplasma?
O ectoplasma é uma energia especial que vem quando há a ligação entre o médium e o plano superior. Essas pessoas especiais são muito sensitivas.
Portanto, conseguem se ligar ao mundo das almas em momentos específicos. Alguns fazem a conexão quando querem, sendo esses os mais experientes.
Já os sensitivos mais imaturos podem se conectar ao mundo das almas sem tanto controle. O certo é que, em ambos os casos, o ectoplasma vem como um produto natural desse momento.
Essa energia emana dos médiuns e faz com que seja possível suportar essa troca de energias. Chamado de fluido cósmico ou fluido do universo, é algo comum em sensações de mediunidade.
Assim, de fato é possível ver a pessoa colocando um material para fora dos seus poros. O mesmo vale para quem não é médium, mas se submete a uma sessão intensa de ligação com o mundo espiritual.
Por vezes, tudo emana do nariz. Em outros momentos, o ectoplasma vem da boca. Mas o certo é que essa liberação de energia é natural.
O ectoplasma na Umbanda
Na Umbanda, o ectoplasma também pode aparecer.
Embora menos comum que nas sessões espíritas, o ectoplasma pode surgir em certos momentos da Umbanda.
Isso porque a religião também trata de questões espirituais complexas e se envolve muito fortemente com tudo isso.
Como efeito de uma conexão com o seu orixá de cabeça, portanto, o ectoplasma pode vir. Essa substância aparece como uma forma de colocar para fora aquilo que está sentindo no momento.
Assim, será possível suportar a ligação poderosa com um universo que não é o seu. Em momentos especiais, portanto, a ectoplasma pode surgir na Umbanda. De qualquer maneira, saiba que isso não é tão comum.
Quem é capaz de produzir a energia ectoplasma?
Os médiuns e pessoas muito sensitivas podem gerar a energia ectoplasma. E, em momentos especiais, as pessoas menos espiritualizadas também produzem essa vibração diferenciada.
Em todo caso, o mais normal é que apenas os médiuns sejam capazes de produzir o ectoplasma de modo consistente.
Isso porque essas pessoas lidam com a espiritualidade de modo diferente. Muito sensitivas, conseguem se conectar com o mundo das almas de um jeito poderoso.
Logo, o ectoplasma acaba por ser produzido e fazer com que a alma do médium coloque para fora algo intenso.
Na realidade, o ectoplasma é uma forma de externalizar tudo aquilo que está em seu espírito. Portanto, termina por fazer com que seja possível se conectar de verdade ao lado espiritual.
Embora alguns pensem que é um problema gerar essa energia diferenciada, a verdade é que não. Não há nada de errado no ectoplasma.
Como posso produzir ectoplasma?
Para produzir ectoplasma, você deve se conectar ao universo espiritual. Portanto, apenas a partir daí será possível gerar essa energia diferente.
Tenha em mente que apenas as pessoas que se ligam ao plano superior de maneira poderosa geram o ectoplasma.
Afinal, trata-se de um produto do desgaste da alma ao se conectar com o poder do mundo dos espíritos. Para uma pessoa comum, a conexão intensa com o plano superior é algo distante.
Logo, não há sensitividade o bastante para realizar esse contato. Dentro desse cenário, os médiuns costumam ter mais facilidade para criar o ectoplasma.
Se você não é médium, é provável que apenas seja capaz de gerar essa energia com a ajuda de uma outra pessoa.
Ademais, não é o objetivo de ninguém produzir ectoplasma. Entretanto, essa é uma reação natural para aqueles que se conectam ao mundo das almas de um jeito intenso.
Como utilizar o ectoplasma a nosso favor?
O ectoplasma é um produto natural de quem se conecta com o outro plano. Para quem não conhece a fundo o espiritismo, pode ser motivo de medo.
Todavia, o ectoplasma é algo positivo. Isso porque externaliza o que a pessoa sente ao se ligar a uma outra dimensão.
Ao entrar em contato intenso com o mundo das almas, o corpo reage de um jeito diferente. Em meio a tudo isso, vem o ectoplasma. Para utilizar essa energia ao seu favor, você deve apenas permitir que ela flua pelo seu corpo.
Desse jeito, deixará com que a vibração diferente seja uma válvula de escape para a sua espiritualidade. Tenha em mente que a conexão com o sagrado e com o plano superior pode desgastar o espírito.
Ter um meio de liberar esses sentimentos, como é o caso do ectoplasma, ajudará muito. Portanto, essa energia está sempre ao seu favor.
5 benefícios e usos do ectoplasma no espiritismo
O ectoplasma é muito especial. Portanto, não pode ser deixado de lado no momento de estudar o poder do espiritismo.
Essa energia especial vem com a conexão com o plano das almas. Desse modo, o seu corpo físico reage gerando o ectoplasma.
O principal benefício de criar essa matéria especial é alcançar o equilíbrio ao se conectar à espiritualidade. Afinal, o ectoplasma ajuda a fazer com que a alma e o corpo não entrem em estado de colapso.
Além disso, todavia, há outros benefícios em fazer uso desse fluido. Há quem veja essa substância como o fim de algo ruim pelo qual passou.
Quem gera o ectoplasma, portanto, limpa o seu espírito das maldades do mundo. Logo, a alma fica mais pura. A seguir, veja mais sobre esse e outros benefícios do ectoplasma.
1) Limpeza
O ectoplasma promove a limpeza da alma. De modo natural, faz com que o espírito passe por um momento diferenciado de purificação.
Desse jeito, as coisas entram em ordem em seu lado espiritual. O ectoplasma tem o poder de abrir os seus caminhos de um jeito intenso quando se trata da alma.
Isso porque é a representação do mal que deixa a sua alma. Essa substância produzida é uma maneira de enxergar todas as maldades saindo do seu corpo e do seu espírito.
Um dos grandes benefícios de colocar essa vibração para fora, logo, é a chance de limpar a si mesmo.
Por mais que possa gerar algum medo, produzir ectoplasma é uma coisa boa. Fazer uma faxina no seu espírito é uma das consequências.
2) Equilíbrio
Um dos grandes benefícios do ectoplasma é o equilíbrio que gera. Desse modo, é uma substância produzida como meio de manter a estabilidade do espírito.
Ao gerar o ectoplasma, você segue estável em termos espirituais. De forma natural, passa pelos problemas que o cercam e se aproxima da sua melhor versão.
Se manter como uma pessoa equilibrada mesmo ao se conectar às forças superiores, portanto, pode ser mais fácil com o ectoplasma.
A ligação com o plano dos mortos pode ser desafiadora. Há pessoas que passam por essa situação e não conseguem se manter fortes.
Mas, para quem gera o ectoplasma, há um momento de externalização das vibrações. Como efeito disso, o equilíbrio poderá ser alcançado naturalmente.
3) Cura
A produção de ectoplasma tem o poder da cura. Isso mesmo, esse é um meio de se conectar com o universo espiritual para acabar com um mal que ataca sua alma.
Com a geração de ectoplasma, é possível colocar de lado os problemas. As questões que atacam a sua espiritualidade, portanto, serão expulsas do corpo e da alma.
A cura por meio da produção de ectoplasma serve para diversos fins. Desse jeito, pode ser usada para acabar com doenças que têm origem física.
Mas, ao mesmo tempo, essa estratégia também encaixa para a cura de problemas de saúde de cunho espiritual.
Embora não seja fácil de realizar, portanto, o ritual da produção de ectoplasma faz com que a vida espiritual entre nos eixos.
4) Paz
A produção de ectoplasma é um meio de atrair a paz. Para almas que passam por problemas, essas cerimônias podem ser recomendadas. Afinal, farão com que o equilíbrio seja estabelecido em sua vida.
Com o ectoplasma saindo do corpo, más energias poderão acompanhar essa substância. Por conseguinte, a chance de encontrar a paz será mais elevada.
Tenha em mente que um espírito fortalecido pode passar por problemas e superar obstáculos. Logo, trate de aceitar que é preciso buscar a calmaria da alma.
Gerar ectoplasma faz com que seja possível ter uma alma mais calma, com mais energias leves à sua volta. Desse jeito, a paz poderá fazer parte do seu dia a dia novamente.
Diante de todo esse cenário, busque pessoas especializadas em espiritismo para fazer os rituais de extração de ectoplasma.
Isso porque nem todos são capacitados para a realização desse tipo de procedimento. Portanto, tenha cuidado.
5) Fortalecimento espiritual
No fim das contas, o ectoplasma produzido ajuda a fortalecer a alma. Portanto, é algo que torna o espírito mais leve. Diante dos males do mundo, é uma coisa boa.
Desse modo, você ode usar esse tipo de cerimonial como meio de crescer na vida. Se houver dedicação da sua parte, a geração de ectoplasma se dará conforme espera.
Por conseguinte, haverá como deixar para trás uma vida espiritual de problemas e imperfeições. Ter a alma fraca é uma das piores coisas pelas quais uma pessoa pode passar.
Por conseguinte, o fortalecimento do espírito ajudará a fazer com que se sobreponha às maldades do universo. O ritual de extração de ectoplasma, assim, serve como um processo capaz de dar forças a você.
De forma natural, fortalece o seu espírito e permite que a sua alma seja mais poderosa. Agora que sabe disso, você poderá entender mais sobre o papel do ectoplasma no espiritismo.
A energia ectoplasma é positiva?
A energia ectoplasma, em si, é positiva. Isso porque carrega diversos benefícios consigo. Um deles é transportar as maldades do seu interior para o mundo externo.
Essa energia consegue fazer com que a alma entre em ordem. Ademais, o ectoplasma produzido faz com as coisas possam ser mais tranquilas para você quando se trata de conexão com o mundo superior.
Ao entrar em contato com o plano no qual ficam as almas dos mortos, você poderá desgastar o lado espiritual.
Portanto, essa substância produzida funciona como um meio de equilibrar as coisas. Ao colocar tudo isso para fora, você estará mais perto do desenvolvimento espiritual e poderá ser mais forte.
Logo, o ectoplasma tem um significado que é positivo na maior parte dos casos. Sabendo disso, você poderá usar a substância rara ao seu favor.
Palavras finais
A produção de ectoplasma é algo complexo. Desse modo, não pode ser feita por qualquer um a qualquer momento.
Em todo caso, é um meio de se livrar das más energias. Ademais, o ectoplasma ainda pode fazer com que ganhe forças para suportar a ligação com a espiritualidade.
A cura, além disso, faz parte dos benefícios dessa substância. É por isso que o ectoplasma tem tanta força e que recebe tantos estudos por parte de quem se propõe a conhecer o espiritismo.
Agora que já conhece o poder do ectoplasma, você sabe um pouco mais sobre a vida espírita. Logo, poderá compreender melhor esse mundo.
Leia também:
- A Terapia Holística é Espiritismo? É pecado fazer? Explicado
- Significado das Doenças Segundo o Espiritismo: Pele, Visão e Mais
- O que Significa Ouvir Vozes no Espiritismo? Tudo revelado
- 5 Significados de Bolhas no Copo de Água: no Espiritismo
Deixe o seu relato