Hoje vou falar sobre a Espada de Santa Bárbara e para que ela serve na Umbanda. Esta planta, confundida com a Espada de Ogum, é bem mais importante do que imagina! Então, vou dedicar o dia de hoje para escrever este artigo para você sobre ela.
Santa Bárbara na Umbanda é a nossa Mãe Iansã devido ao sincretismo religioso no começo da religião do Candomblé aqui no Brasil.
Aliás o Candomblé só existe aqui no Brasil, na África o que existe é o Culto de Nação. Cada vilarejo pertence a um Orixá e todas daquele vilarejo são filhos do mesmo Orixá.
Quando houve o triste episódio da escravidão, os negros vieram de vários lugares da África e cada grupo cultuava um Orixá. Por serem proibidos de praticarem a sua fé, foram obrigados a criar o sincretismo com os santos da igreja católica.
Os orixás e a sua importância nesta planta
Os escravos, para poderem cultuar a todos os Orixás, eles fizeram a junção de todos. Ou seja, o vilarejo de Pai Ogum, se juntou ao vilarejo de Mamãe Oxum que por sua vez juntou-se ao de Pai Oxóssi, e ai nasceu o Candomblé, a Umbanda é uma outra história.
Por isso, ainda hoje existe o sincretismo que é muito difícil de se desfazer. Apesar que isso não tem muita importância, pois quem é umbandista ou candomblecista sabe que Mãe Iansã é a Santa Bárbara na igreja católica, e isso não muda o que Mãe Iansã representa para nós.
Portanto a espada ( planta) que usamos para Mãe Iansã pode ser vinculada a Santa Bárbara sem que haja algum problema ou diferença.
Muito parecida com a espada de Pai Ogum, a espada de Santa Bárbara tem como diferenciação as bordas das folhas que tem um tom amarelo. Algumas pessoas se confundem por conta da semelhança que uma tem com a outra.
Diferente da lança de Pai Ogum que é comprida e arredondada, e que algumas pessoas acham ser a lança de Mãe Iansã, mas no final das contas elas servem para a mesma coisa, ou seja, proteção e limpeza.
Porém, caso o pedido para um trabalho seja para lança de Pai Ogum não leve espada de Mãe Iansã, pois se foi pedido por um é porque existe uma finalidade diferente para o uso.
Entretanto, se em um trabalho de Umbanda for preciso usar uma espada (planta) para descarrego de pessoas ou do próprio ambiente, poderá ser qualquer uma que estiver ou tiver na casa.
Mas vejamos neste artigo quais os significados da Espada de Santa Bárbara, ou de Mãe Iansã.
Significado espiritual da Espada de Santa Bárbara
A espada de Santa Bárbara tem suas pontas afiadas, mas que não são capazes de cortar a pele. Porém, podem cortar relacionamentos se estiverem dentro de casa.
No Feng Shui elas são usadas do lado de fora da casa para proteger e dar sustentação contra as más energias! Aliás, toda planta tem um poder maior ou menor de reter e às vezes anular as energias negativas, e a espada de Santa Bárbara é uma delas.
Por isso, prefira colocá-las do lado de fora da casa e se possível do lado esquerdo de quem entra. Isso ajuda muito a segurar a negatividade do lado de fora.
Plantas que no geral tem pontas “afiadas” ou que são toxicas como é o caso do comigo ninguém pode, devem ficar do lado de fora da casa para não desequilibrar o ambiente, uma vez que seu formato e natureza sugerem desequilíbrio. Porém, isso não quer dizer de maneira nenhuma que são plantas ruins, apenas devem ficar do lado de fora da casa.
Não confunda isso, elas tem o seu papel de limpeza como as outras. A única diferença é que a Espada de Santa Bárbara deve ficar do lado de fora de casa, nada mais.
Para além disso, isto é apenas uma recomendação (que aconselho vivamente que siga). Então, não tenha medo nem receio da planta, acredite que não precisa.
Recomendamos
Para que serve a Espada de Santa Bárbara na Umbanda?
Na Umbanda usamos muito mais a espada de São Jorge ou como conhecemos de Pai Ogum do que a espada de Mãe Iansã. Porém, as duas servem para a mesma situação, descarrego de um filho ou de alguém da assistência.
Para além disso, ela pode e deve ser usada em banhos que fazemos de proteção com estas ervas. Estes banhos servem para nos proteger e ajudar contra energias negativas e os inimigos.
DICA: Quando um filho esta carregado com uma energia negativa a entidade, que não precisa ser necessariamente Pai Ogum, pega algumas espadas e passa no corpo do filho e as bate no chão logo em seguida. Isso para que o mal que esteja com ele seja impregnado nas folhas e depois desfeito.
Por isso, que todo terreiro de Umbanda ou barracão de Candomblé tem espadas de São Jorge e de Santa Bárbara plantadas em vasos ou canteiros. Estas plantas são muito úteis para nos ajudarem todos os dias.
Existe um tipo de limpeza de ambiente que chamamos de bater folha:
- Usamos as espadas de São Jorge e às vezes junto com as espadas de Santa Bárbara, fora algumas outras folhas e batemos nas paredes;
- Batemos também no teto e não chão;
- Continuamos batendo repetidamente limpar aquela casa ou ambiente das energias negativas impregnadas nas paredes.
Porém este “bater folhas” não é comum. Usamos a defumação para limpeza de casas e ambientes, porque bater folha dá muito trabalho e faz muita “sujeira“, mas se for necessário faremos.
Diferença entre Espada de São Jorge e Espada de Santa Bárbara
Energeticamente falando não existe nenhuma grande diferença. A diferença está em suas folhas:
- Enquanto a espada de São Jorge é toda verde e com pequenos rajados de amarelo ou em algumas espécies um verde mais claro;
- As de Santa Bárbara são verdes porém suas bordas são amarelas.
Além disso existe ainda a lança de Pai Ogum que é mais longa e arredonda, assim como existe também a lança de Mãe Iansã.
Embora sejam plantas de proteção, que atuam limpando energias de ambientes e pessoas, o ideal é tê-las sempre do lado de fora da casa. E, preferencialmente, do lado esquerdo de quem entra! Isso para que possa conter a energia antes de entrar em sua casa.
É comum vê-las em ambientes comerciais logo na entrada plantadas em grandes vasos, mas às vezes encontramos em jarras com água e apenas uma ou duas espadas.
8 Benefícios de ter a Espada de Santa Bárbara
Ter plantas em casa é sempre muito bom e promove sempre um bem estar devido ao frescor e sua cor verde! Às vezes com algumas pequenas variações de tonalidades.
Difícil encontrar uma pessoa que não se sinta bem em meio as plantas, ou encontrar uma casa ou apartamento que não tenha um tipo de planta se quer.
Contudo, as mais comuns de se encontrar depois das samambaias, são as espadas de São Jorge ou Santa Bárbara, por alguns benefícios que estas plantas nos traz.
1. Proteção
O primeiro maior beneficio desta planta é a proteção! Ela protege os ambientes e as pessoas de energias negativas.
Esta planta não permite que as energias entre em sua casa ou incomode as pessoas que vivem ali. Basta deixar ela da parte de fora da sua casa, preferencialmente do lado esquerdo da entrada. É algo simples, mas eficaz, que pode fazer para usar ela para proteger você.
2. Limpeza
Se um ambiente estiver carregado demais com energias ruins, é sempre bom ter uma espada de Santa Bárbara ou de São Jorge em casa. Isto, para que elas limpem o ambiente absorvendo as energias ruins e equilibrando com as energias boas.
3. Descarrego
Não existe planta melhor para se fazer um descarrego!
- Seja com o bater folhas que falamos um pouco mais acima neste mesmo artigo;
- Seja para limpar o filho passando as espadas pelo corpo, seja tomando banho de descarrego.
Excelente para isso, a planta absorve tanto as energias que pode até se romper.
4. Durabilidade
Esta é uma planta que vive muito e não precisa de muitos cuidados. Por isso que a encontramos com tanta facilidade em vários locais por onde frequentamos, ela consegue sobreviver apenas em um copo com água.
5. Harmonia
Depois que a espada de Santa Bárbara faz a limpeza das energias ruins de um ambiente, logo após ela promove a harmonia das energias das pessoas que vivem naquele ambiente, o efeito não é imediato, mas poderá ser sentido ao longo do dia.
6. Equilíbrio das energias
Embora não seja impossível, dificilmente encontraremos um lugar onde tem um vaso com espada de São Jorge ou Santa Bárbara plantado que esta ou ficará em desequilíbrio, isso porque a planta retira as energias ruins e impede que as boas se dissipem.
7. Combate inveja
Por mais simples que sejamos, sempre existirá alguém que sente inveja de nós, por razões que não sabemos, por isso não custa ter um vaso de espada de Santa Bárbara em casa ou de São Jorge, são ótimas para combater a inveja e o mal olhado.
8. Atrair dinheiro
Se você tem um comercio e precisa atrair mais dinheiro, coloque em um vaso com lança de Pai Ogum na porta da entrada para atrair dinheiro e prosperidade.
Recomendamos
Devo ter a Espada de Santa Bárbara dentro ou fora de casa?
A espada de Santa Bárbara assim como a de Pai Ogum, devem ficar do lado de fora da casa, de preferência do lado esquerdo de quem entra, pode ser em um vaso ou no canteiro se você tiver.
Dentro de casa
Dentro de casa não é bom ter, por ser espada corta os relacionamentos e pode provocar algum tipo de discórdia.
Porém, se você tiver um comércio coloque uma lança de Pai Ogum na porta para atrair a prosperidade, o ideal é começar sempre com números ímpares e depois você pode ir aumentando a quantidade de espadas.
Fora de casa
Fora de casa a espada de Santa Bárbara ou de São Jorge deve ser colocada na entrada da casa do lado esquerdo de quem entra, para que a inveja, o mal olhado e as energias ruins não entrem em sua casa.
Como usar a Espada de Santa Bárbara para atrair positividade
Sem dúvida ter uma espada de Santa Bárbara em casa, já é um sinal de proteção e amparo, quando nos sentimos protegidos atraiamos as coisas boas, pois nos tornamos mais positivos.
Mas se quiser melhorar esta positividade, direcione a planta para a positividade, direcione para a felicidade, para o equilíbrio e se puder coloque no vaso um cristal ou um quartzo rosa, isso fará com que sua espada de Santa Bárbara ganhe mais poder.
Um dia podemos falar sobre as plantas de poder, mas apenas para resumir, são plantas que destinamos a nos dar proteção, sustentação, amparo, equilíbrio e paz.
São plantas imantadas em noites onde a lua é a que mais gostamos ou nos sentimos mais atraídos, estas noites a planta deve ser direcionada para o fim desejado e deve ser mantida em um local onde receba a luz do lua em noite de lua.
Mas, qualquer dia poderemos falar sobre elas, e não precisa ser apenas as espadas de Santa Bárbara ou de São Jorge, qualquer planta que você se identifique e queira potencializar.
Conclusão
Toda planta tem seus benefícios, alguns mais fortes talvez pela difusão de sua existência, por todos conhecerem, outras apesar de ainda ter seus benefícios são mais desconhecidas e pouco utilizadas com a finalidade de ajudar.
A espada de Santa Bárbara é reconhecida até na igreja católica e podemos encontrá-la plantada nos jardins da igreja, ainda que sejam somente para ” decorar” o ambiente, ainda assim elas cumprem o seu papel como harmonizadora e protetora do local e das pessoas.
Para nós da Umbanda ou do Candomblé, a importância ainda é maior pois sabemos o que ela faz energeticamente e o que pode fazer contra as energias ruins e negativas.
Os banhos feitos com esta erva são excelentes para descarregar energias pesadas que por ventura estejam impregnadas no espírito de alguém, sem nos esquecermos da limpeza que promove no ambiente, quer seja apenas estando lá ou no bater de folhas.
Nós umbandistas prestamos muita atenção as plantas e seus poderes de cura tanto física como energética, o Feng Shui também tem esta preocupação em harmonizar ambientes e equilibrar energias com o uso das plantas.
Aliás, até mesmo as pessoas que não acreditam no poder das plantas sempre tem em casa uma ou mais com a finalidade de deixar a casa mais bonita, o que elas não sabem é que a casa fica sim mais bonita porque não existe mais o acumulo de energias ruins.
Mas enfim, estamos todos ainda aprendendo a lidar e aproveitar o que a natureza tem nos dado a vida toda, e de forma abundante sem nos cobrar nada por isso, nós é que estamos em dívida com a natureza e esta dívida não poderá ser paga tão cedo, tamanho o estrago que nós fizemos com o planeta.
Leia também:
- Costela de Adão: Significado Espiritual e 7 Benefícios da Planta
- Significado Espiritual da Planta Zamioculca – 8 Benefícios de a Ter
- Porque a planta Comigo Ninguém Pode chora e murcha?
- Significado da Flor de Lótus na Umbanda e Tatuagem: 9 Mensagens
Deixe o seu relato