Significado Espiritual do Cacto: 7 Mensagens da Espiritualidade

Significado Espiritual do Cacto: 7 Mensagens da Espiritualidade

O significado espiritual do cacto é bastante positivo, sendo que temos boas mensagens espirituais para lhe transmitir. Então, se quer saber o que esta planta representa, continue lendo mesmo abaixo.

Hoje muito usado em decorações de ambientes, principalmente os mais rústicos, são ótimos pois têm uma capacidade de reter água por muito tempo o que faz com que consigam viver em locais mais secos.

Além de não precisarem de água o tempo todo, usam suas folhas como espinhos o que as protegem de predadores.

Aliás, estes fatores fazem do cactos um símbolo de superação e resistência, já que consegue sobreviver em qualquer lugar devido a sua capacidade de adaptar-se.

Qual é o significado espiritual do cacto?

Significado espiritual do cacto

Talvez por ter uma aparência não muito agradável devido aos espinhos, o cacto tem uma mensagem muito positiva.

Quando falamos de uma cultura milenar como o Feng shui, o cacto é considerado um guardião e protetor do lar ou do ambiente onde esta.

Atua como purificador, negativando energias ruins e reestabelecendo energias positivas, sem que com isso ele sofra em sua estrutura como é o caso de algumas outras plantas.

Por exemplo um pé de pimenta pode secar rapidamente se estiver em contato com energias negativas. Porém, isso já não acontece com o cacto talvez devido a sua aparência.

Significado de ter um cacto dentro de casa

Os cacto só não são mais utilizados como purificadores energéticos devido a sua aparência espinhosa, mas os espinhos nada mais são do que a proteção da própria planta para que sobreviva.

Por isso tê-la em casa é sinal de proteção, persistência, energia positiva e vitalidade.

Significado do cacto no casamento

O cacto deve ser usado não apenas na decoração do casamento, mas sim como presente para os noivos, já que sua simbologia representa adaptação, sobrevivência, pode significar ainda uma união duradoura, firme e persistente, capaz de passar por qualquer adversidade e se adaptar a qualquer situação.

Receber um cacto como presente

A pessoa que lhe deu este cacto quer lhe presentear com sorte, força, persistência, coragem para passar por toda e qualquer adversidade e que seja capaz de se adaptar a qualquer situação sem perder a vitalidade.

Além é claro de transmutar as energias de ruins para boas.

Significado do cacto no amor

A mensagem que deve ser percebida e recebida quando se ganha um cacto do namorado ou de algum pretendente é: que ele quer que o amor entre vocês seja forte, firme , sem amarras e que não tenha medo de se expor.

Um relacionamento com raiz firme e capaz de suportar muitas adversidades.

7 mensagens dos cactos na espiritualidade

Cactos no mundo espiritual

O cacto é uma planta muito resistente e poderia sem sombra de dúvidas ser a representação da resistência em diversas situações.

É uma planta que não precisa de muito para viver e sobrevive a lugares áridos e secos, e ainda é capaz de armazenar água o que pode ajudar alguém a matar a sede quando perdida em um ambiente assim.

Por isso a primeira mensagem não poderia ser outra.

1. Resistência

Esta plana resiste muito bem a lugares secos, áridos e quentes. Conseguem se adaptar apesar da exposição ao sol manter água não só para ela própria como para quem precisar beber da sua água.

2. Força

Uma planta que representa força em sua estrutura que não é frágil, protege-se com os espinhos e com isto afastam seus predadores.

3. Guardiões Espirituais

O cacto é um excelente guardião espiritual, tem a capacidade de reter e eliminar energia negativa e fazer a reposição com a positiva, ela não apenas retém como elimina as energias que poderiam prejudicar a sua casa ou ambiente onde esta.

4. Afasta a inveja

Apesar de parecer a mesma coisa, energias negativas e invejas são situações distintas, enquanto uma é uma característica de quem a possui a outra é um sentimento, uma emoção que gera um desequilíbrio em nossas vidas.

Aliás a inveja é a pior ” macumba” que pode existir, pois não se tem nada que acabe com ela.

5. Protetores

O cacto nos protege de energias e sentimentos ruins produzidos às vezes por nós mesmos, casas onde existem pessoas doentes é bom manter vasos de cactos nas janelas ou nos ambientes onde estas pessoas ficam.

A transmutação realizada pela planta pode ajudar no humor e bem estar de quem esta doente.

6. Consoladores

Mesmo que não se perceba o cacto tem o poder de gerar esperança, ele combate e eliminam os sentimentos de solidão ou de estar ou sentir-se abandonado, basta que eles fiquem a vista em locais onde possam ser vistos sempre.

7. Avisa quando precisa ser trocado

Quando um cacto morre, e me refiro a morte não por “afogamento”, porque os cactos precisam de água apenas duas vezes por semana e a água deve ser colocada na raiz e nunca nas folhas, é sinal de que ele já cumpriu seu papel como guardião, transmutador, consolador daquele ambiente.

Assim sendo, esta na hora de colocar um outro no lugar.

O significado espiritual da flor do cacto

Flor de cacto

Enquanto o cacto representa a força, a resistência, a adaptação rápida em qualquer situação, a sua flor representa a sabedoria.

Quando um cacto da flor em sua casa é um sinal de prosperidade, sabedoria e perseverança, estes são símbolos fáceis de se unirem ao cacto, já que é uma plana no mínimo persistente.

A flor do cacto, diz ainda que existe uma capacidade muito grande das pessoas daquela casa ou ambiente, de enfrentarem seus desafios e vencê-los.

Não existe sentimento de solidão e usando mais uma vez a simbologia, se uma flor linda conseguiu nascer de uma planta ” grosseira” e cheia de espinhos, não há motivos para não acreditar que as coisas estão certas como estão e que caminham sempre para o melhor.

Tal como viu, o significado espiritual do cacto e da sua flor é bastante positivo. Então, tente sempre manter um por perto, seja dentro ou fora de casa. É sempre algo bom e que apenas lhe vai trazer bons benefícios.

A natureza e a espiritualidade não nos deixam um só minuto sem proteção e ajuda, estamos sempre sendo amparados de uma forma ou de outra, seja através de um animal ou através de uma planta.

Leia também: