Mesa Branca no Espiritismo e Umbanda: Para Que Serve? Explicado

Mesa Branca no Espiritismo e Umbanda: Para Que Serve? Explicado

O espiritismo possui uma série de rituais únicos. Dessa maneira, faz uso das energias que estão ao nosso redor para criar uma conexão entre o mundo dos mortos e o universo dos vivos. 

O espiritismo, portanto, apenas tentar passar mensagens de um lado para o outro, ajudando as pessoas a compreenderem mais sobre a vida. Ao mesmo tempo, pode ajudar os espíritos a entenderem para onde desejam ir e como fazer o processo de evolução. 

Há almas pecadoras, por exemplo, que podem vagar por anos a fio antes de encontrar alguém capaz de ajudar. Esses espíritos são muitas vezes chamados de obsessores, pois podem tentar entrar no corpo das pessoas. 

É esse sentido que surge um dos rituais mais famosos do espiritismo, a mesa branca. A mesa branca é o processo que faz uso da mediunidade com base nos conceitos ensinados por Jesus Cristo. 

Desse modo, a mesa branca tenta fazer o bem e ajudar aquelas almas que passam por um momento negativo. Espíritos obsessores, por exemplo, tendem a ser ajudados por esse ritual. 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a mesa branca e sobre o espiritismo, veja mais sobre o assunto abaixo. Lembre-se de que o poder do espiritismo é enorme e, ao se comunicar com o outro mundo, pode-se descobrir muito sobre a vida humana.

O significado do termo mesa branca

Significado da mesa branca

O termo mesa branca significa, na realidade, o uso da mediunidade seguindo os conceitos ensinados por Jesus Cristo. Essa é uma reunião entre médiuns, coma intenção de ajudar as almas que possam ter problemas. 

Os espíritos pecadores, por exemplo, tendem a ser muito ajudados pelo ritual da mesa branca. De fato, os médiuns reúnem-se ao redor de uma mesa branca. É sobre essa mesa que colocam oferendas e os pedidos que possuem aos espíritos. 

O branco representa a pureza para o espiritismo, então é um modo de criar um cenário de positividade para as almas que se aproximam. Esse ritual costuma ser realizado apenas por médiuns mais experientes, que já possuem mais tempo de conexão com espíritos. 

Pois a carga de um ritual de mesa branca por ser alta, fazendo com que nem todos os médiuns estejam preparados para tal. No fim das contas, essa é uma grande maneira de ajudar os espíritos que atravessam momentos negativos, ajudando a recolocá-los no caminho do bem. 

Os resultados de um processo de mesa branca tendem a ser muito eficazes, liberando diversos espíritos para um pós-morte mais tranquilo.

Afinal, o momento vivido na Terra é passageiro, mas a vida continua no plano espiritual e deve ser vivida com dignidade e leveza.

O que é a mesa branca no espiritismo?

Mesa branca no espiritismo

No espiritismo, o ritual da mesa branca reúne diversos médiuns ao redor de uma mesa branca. Desse modo, os profissionais da mediunidade usam os conceitos ensinados por Cristo para ajudar as almas que passam por dificuldades. 

É um trabalho muito belo, que costuma render frutos muito positivos. A mesa branca trata de reunir os elementos que movem o mundo, fazendo com que as energias boas possam se acoplar à mesa. 

Assim, cria-se uma rede de comunicação com guias espirituais e torna-se possível chegar às almas que passam por desafios. Velas e incensos podem fazer parte da mesa branca, além de oferendas. 

Esse é um modo de criar o cenário ideal para receber os espíritos obsessores, que tendem a não tolerar muita coisa no começo do contato. Ademais, pode-se utilizar ainda imagens e cristais sobre a mesa branca. 

Tudo isso para criar o cenário ideal em termos de energias, fazendo com que seja possível atingir um estado de pureza e leveza. Um local que faz o ritual da mesa branca não precisa, necessariamente, ser um centro espírita

Pode ser a casa de alguém, por exemplo. Desde que o ambiente seja tranquilo, o ritual da mesa branca pode acontecer. Limpeza espiritual e desmanche de trabalhos também pode ser feitos no ritual de mesa branca.

Para que serve a mesa branca no espiritismo?

Finalidade da mesa branca

No espiritismo, a mesa branca pode ter diferentes utilidades.

O mais comum é que esse ritual seja usado para fazer com que as almas pecadoras possam encontrar o seu caminho. Assim, cria-se um cenário ideal para que os espíritos obsessores possam finalmente encontrar a trilha do bem

Mas o ritual da mesa branca também serve para fazer limpezas espirituais em quem passa por problemas desse tipo ou mesmo para acabar com algum trabalho feito contra uma pessoa. Logo, esse é um ritual que possui diversas utilidades e que pode servir a várias intenções. 

Mesmo as consultas ao mundo dos mortos pode ser realizada em um ritual de mesa branca, desde que o médium tenha experiência para tal. No fim das contas, por conseguinte, fica claro que esse processo é amplo e que pode ser usado para diferentes objetivos

A mesa branca, ao reunir tanto poder com médiuns fortes, cria o cenário ideal para ajudar no sentido espiritual. Seja para colaborar com as pessoas ou mesmo com os espíritos.

Esta mesa é usada na Umbanda ou espiritismo?

Usando a mesa branca na Umbanda

Sim, a mesa branca também costuma ser usada na Umbanda. Esse é um procedimento muito comum, na realidade.

Justamente por realizar uma conexão com o outro mundo, é um meio bastante popular entre os seguidores da Umbanda. 

Nessa religião, a mesa branca é muito usada para dialogar com entidades. Em geral, são realizados pedidos a essas entidades. É muito comum que, ao fazer os pedidos, seja dado algo como oferenda ou presente para o espírito ao qual está pedindo. 

Afinal, a Umbanda trabalha bastante com as trocas como uma ferramenta de alcançar os objetivos que possuem. Na Umbanda, usa-se também as pessoas mais experientes do local e que possuem mais familiaridade com todo esse procedimento da mesa branca

Isso porque é algo que demanda muita energia e que, naturalmente, não pode ser feito por qualquer um.  Convidados são raros nesse tipo de ritual, na verdade. 

Desse modo, cria-se o ambiente perfeito para que a mesa branca possa acontecer. Logo, será possível se conectar às forças do universo e finalmente conquistar o que é tão desejado.

O que se pode fazer na mesa branca?

Ritual de purificação

A mesa branca pode ser usada para várias finalidades. Dessa maneira, não é usada apenas para um objetivo. É isso que transforma esse processo em algo tão complexo, que exige tanto para acontecer do jeito correto. 

As possibilidades são muitas. Mas o certo mesmo é que a mesa branca, quando realizada corretamente, pode alcançar todas as metas que tem

Uma das coisas que se pode faze no ritual é colocar os espíritos pecadores em uma trajetória de positividade, por exemplo.

Essa é uma maneira de fazer com que essas almas possam chegar a um novo nível de maturidade espiritual, evoluindo e acessando outro patamar. 

Além disso, a mesa branca ainda pode ser usada para limpar a alma de uma pessoa, retirando todo o mal que existe naquele espírito. Isso é algo comum para quem possui muitas energias ruins por perto. 

Acabar com trabalhos específicos que foram realizados contra você também é uma possibilidade da mesa branca. Outra coisa que acontece bastante é o uso do ritual no sentido de realizar consultas ao mundo dos mortos. 

Seja lá qual for o objetivo, o certo mesmo é que a mesa branca necessita de muito poder por parte dos médiuns. Logo, é algo que não pode ser feito por qualquer pessoa.

1) Limpeza espiritual

A limpeza espiritual é uma das coisas mais comuns de fazer na mesa branca. Essa é uma forma de lidar com as pessoas que possuem muitas energias negativas em sua alma. Portanto, o processo faz com que a pessoa em questão possa se livrar de todo esse peso que está carregando. 

Ao mesmo tempo, o ritual da mesa branca também tem relevância pelo fato de ser importante para abrir os caminhos para uma vida melhor. A partir do momento em que a limpeza do espírito é realizada, você pode entrar em um novo mundo. 

Os males do seu passado deixarão de ser um problema. Por conseguinte, você criará um cenário no qual será capaz de avançar em todos os aspectos da vida. 

Lembre-se de que existe conexão entre sua alma e seu modo de viver no mundo físico. Ao colocar essa relação em um estado de equilíbrio, as coisas boas podem acontecer

Antes disso, você terá dificuldades. Nesse cenário, o ritual da mesa branca é essencial para o progresso.

2) Proteção aos espíritos pecadores

Os espíritos pecadores são almas perdidas, que vagam pelo mundo sem saber o que fazer ou para onde ir. Esses são espíritos que ficam entre o universo dos vivos e o mundo dos mortos

Sem aceitar que já deixaram esse plano, se tornam um problema para algumas pessoas. Em alguns casos, podem passar para espíritos obsessores, que tentam invadir o corpo das pessoas. 

O ritual da mesa branca, portanto, proteger os espíritos pecadores e tenta ciar um caminho de paz para essas almas. É um procedimento que visa melhorar o estado no qual se encontram esses espíritos, conectando-se a eles para melhorar a maneira como vivem. 

Esse uso da mesa branca, especificamente, exige muito por parte de quem está se conectando aos espíritos. Portanto, deve ser algo realizado apenas por médiuns que possuem experiência no assunto.

3) Consultas espirituais

Existe ainda a possibilidade de realizar consultas espirituais. Essas consultas são feitas com espíritos que já não se encontram no mundo físico.

Dessa maneira, a intenção é conectar alguém que está vivo com uma pessoa falecida. Essa é uma maneira eficaz de fazer com que familiares possam dialogar após a morte ou mesmo com que casais separados pela vida possam se comunicar.

Por conseguinte, é um uso muito nobre da mesa branca.

A mesa branca ainda é usada?

Mesa branca

O ritual da mesa branca é muito famoso e muito popular. Seja no espiritismo ou na Umbanda, esse processo ainda é muito utilizado.

A mesa branca pode ser utilizada para diversas finalidades e possui uma série de benefícios. Portanto, se usada do jeito correto, pode render bons frutos.

Palavras finais

A mesa branca é algo muito poderoso. Nesse sentido, é um processo que pode conectar o mundo dos vivos ao universo dos mortos. Logo, é bastante utilizado de vários modos.

Para fazer o ritual, é necessário contar com a presença de um médium ou de outra pessoa que possua muita experiência no mundo dos espíritos.

Assim, será possível criar uma linha de comunicação eficiente e realmente abrir caminho para o objetivo do ritual. Seja na Umbanda ou no espiritismo, a mesa branca tem o seu lugar de destaque.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.