O espiritismo tem explicações para muitos dos eventos que acontecem com uma pessoa. Assim, pode ajudar a compreender o mundo à sua volta.
Um grande exemplo disso é a chamada gravidez anembrionária, um acontecimento muito negativo na vida da mulher.
Esse fenômeno se dá quando o óvulo chega ao útero e não se desenvolve como embrião. Portanto, por mais que esteja ali presente, não haverá o desenvolvimento do feto.
Esse momento pode ser terrível para as mulheres, já que até mesmo os testes de gravidez chegam a dar positivo.
Portanto, a gravidez anembrionária pode causar danos emocionais e espirituais para uma pessoa. Todavia, o espiritismo ajuda a entender as causas que levam a tudo isso
Na realidade, a explicação para a gravidez anembrionária é de simples entendimento. O espírito que viria tomar o corpo do bebê, no último momento, simplesmente desistiu da sua missão.
Os motivos para a desistência podem ser muitos, mas o fato é que essa alma já não deseja mais vir ao mundo. Diante disso, a gravidez não evolui. Esse fenômeno está longe de ser algo raro, na verdade.
Afinal, acontece com cerca de 15% das mulheres que engravidam. A seguir, conheça mais sobre a explicação espírita para a gravidez anembrionária.
Acerca da gravidez anembrionária
A gravidez anembrionária é algo muito negativo para a mulher. Assim, trata-se de um evento que acontece com cerca de 15% de todas as grávidas.
Nesse tipo de gravidez, o óvulo chega ao útero e se instala por lá. Todavia, não se desenvolve como embrião. Com isso, gera-se um saco gestacional vazio.
É por isso que o nome da gravidez é anembrionária, pois o embrião inexiste. O espiritismo compreende esse fenômeno como uma mudança de última hora.
Desse modo, por mais que possa machucar os sentimentos de quem espera o bebê, é algo necessário. Por alguma razão, o espírito que viria ao mundo desistiu da reencarnação.
A partir daí, não foi possível prosseguir com a gravidez. Os motivos para essa desistência podem ser variados. O mais importante mesmo é entender que isso é um livramento.
Dessa maneira, a sua alma poderá ficar mais leve quando você entender que existe uma razão espiritual por trás da gravidez anembrionária.
A explicação da gravidez anembrionária no espiritismo
A explicação espírita para a gravidez anembrionária é simples. Assim, os espíritas possuem o entendimento de que esse momento se deu por uma mudança de última hora.
A alma que estava pronta para assumir o corpo do bebê que viria ao mundo, por alguma razão, desistiu da reencarnação.
Desse modo, essa alteração repentina fez com que a gravidez não fosse adiante. A desistência pode acontecer por conta do medo de todos os desafios que viriam nessa nova vida.
Ou, então, devido à necessidade dessa alma de evoluir mais antes de retornar ao mundo. A gravidez anembrionária, portanto, acontece como uma resposta a essa desistência de última hora.
O espiritismo, diante de tudo isso, enxerga esse evento como um livramento para todos os envolvidos.
Se a alma não queria voltar ao mundo físico, não estava pronta para tal. Logo, é preciso aceitar que seria pior caso a gravidez prosseguisse.
Pode ser duro aceitar tudo isso, mas o fenômeno se dá, por vezes, como algo positivo. Desse jeito, trate de tentar entender melhor a gravidez anembrionária.
1) Desafios pesados demais
Os desafios de uma vida podem ser muito pesados. O espiritismo entende que cada um tem uma missão nesse mundo.
Portanto, é preciso estar à altura da sua missão. No caso da gravidez anembrionária, essa alma que viria ao mundo pode ter ficado com medo.
Por se julgar como incapaz de cumprir a missão, não conseguiu prosseguir com a reencarnação. De fato, há espíritos que não estão prontos para retornar ao mundo físico.
Em diversos casos, são almas que precisam de mais desenvolvimento antes de voltar. Nesse sentido, é saudável que você tente enxergar a gravidez anembrionária por outro ângulo.
Por mais que possa ser um momento terrível, às vezes pode ser a melhor opção. Saiba que nada nessa vida acontece por acaso.
Há uma linha mestra por trás de tudo aquilo que se desenrola em sua vida. Mesmo que não saiba a razão real, a gravidez anembrionária pode ter aparecido como uma salvação.
2) Imaturidade do espírito
O espírito que viria assumir o corpo do bebê poderia estar ainda imaturo. Desse modo, não foi possível concretizar a gravidez e prosseguir com o crescimento do feto.
A gravidez anembrionária surgiu, nesse caso, como um meio seguro de acabar com essa nova vida que estava por chegar.
O espiritismo entende que esse pode ser um momento pesado na vida do casal. Entretanto, sabe também que há caminhos a serem seguidos no nosso mundo.
As pessoas devem prosseguir em uma direção já definida, cumprindo a missão que possuem nesse universo. No caso da gravidez anembrionária, esse rompimento abrupto pode pegar qualquer um de surpresa.
Afinal, até mesmo o teste de gravidez dá positivo. De qualquer maneira, a gravidez interrompida desse modo pode ser uma espécie de livramento.
Tente entender isso por todos os ângulos, compreendendo melhor o panorama. Apenas a partir daí você poderá construir uma visão ampla sobre o tema.
3) Adiamento
Pode ser que essa alma que viria para o bebê apenas tenha adiado a sua chegada. Afinal, a gravidez poderá acontecer em outros momentos.
Quando o espírito sente que ainda não está pronto, esses acontecimentos podem se dar. Logo, a gravidez anembrionária pode vir como uma forma de interromper a reencarnação.
Depois de semanas, meses ou anos, portanto, essa alma poderá vir ao mundo outra vez. Os caminhos do universo são únicos e desconhecidos para as pessoas.
Portanto, não há como definir o que é melhor ou pior para você sem analisar o todo. A gravidez anembrionária pode ser pesada, sobretudo para a mulher, mas por vezes é necessária.
Em outro momento espiritual, da alma que está por vir e dessa futura mamãe, as coisas poderão dar certo.
Desse modo, o adiamento da chegada do nenê acontece como resposta natural a tudo isso. Trata-se, de fato, de uma coisa que pode ser positiva aos olhos espirituais.
4) Planos de Deus
Os planos divinos são tortuosos. Nem sempre as coisas acontecem de acordo com aquilo que você deseja, portanto.
No caso da gravidez anembrionária, pode ser que esse seja o plano necessário para a sua vida. O curso natural as coisas, assim, acabaria por levar a mulher até esse momento.
Não se sabe ao certo o que o Senhor espera ao criar esse desafio. Todavia, com certeza existe uma razão mais forte por trás.
Se muitos encaram a gravidez anembrionária como o fim do mundo, o espiritismo vê como ensinamento. Quando for capaz de compreender isso, a sua vida poderá ser mais leve.
Desse jeito, as coisas serão mais tranquilas em sua jornada. Talvez você fosse uma pessoa fadada, de fato, a passar pela gravidez anembrionária.
Algum ensinamento surgiu daí e algum tipo de mensagem foi captada pela sua alma. Tenha paciência para que, no momento certo, a sua vida entre nos trilhos novamente.
5) Provação muito pesada para o casal
Talvez a provação de ter um bebê fosse pesada demais para o casal. Se for o caso, a gravidez anembrionária aparece como algo natural em meio a tudo isso. Afinal, adia a gestação e, por conseguinte, a provação.
Esse teste da vida ficará para outro momento. Em razão disso, você poderá entrar nos trilhos em termos espirituais novamente.
Há fardos que são pesados demais para que uma pessoa carregue. No caso da gravidez anembrionária, esse pode ser um aviso em tal sentido.
O fim da gestação vem como um meio de adiar alguns planos em sua vida. No futuro, quando houver mais força espiritual, as coisas poderão dar certo.
O espiritismo, portanto, enxerga a gravidez anembrionária como algo natural e que transmite um recado importante.
Eu tive uma gravidez anembrionária: é mau sinal espiritual?
Se você teve uma gravidez desse tipo, saiba que houve uma razão para isso. Não quer dizer que seja um mau sinal espiritual, na realidade.
A vida é feita de provações e de diferentes momentos espirituais. Naquele momento você não estava pronta para engravidar e dar à luz.
Entretanto, no futuro talvez seja possível fazer isso. A gravidez anembrionária aparece como um momento de rompimento.
Desse jeito, surge como um sinal de que foi necessário mudar os planos. Não veja esse cenário como um aviso de problemas espirituais.
Palavras finais
A gravidez anembrionária, de fato, pode ser complicada. Para as mulheres, representa um desafio importante e a luta contra problemas graves.
Mas não aceite esse momento como algo negativo. Na realidade, tente aceitar que o universo tinha outros planos para agora.
No futuro, porém, você talvez possa ter um filho. A gravidez anembrionária pode ter adiado o sonho, mas não é algo definitivo.
Em outro momento da espiritualidade, as coisas poderão dar certo. Logo, aceite que o espiritismo tem um jeito especial de lidar com tudo isso.
Agora que já conhece os caminhos espirituais por trás da gravidez anembrionária, você poderá até mesmo ajudar os outros a passar por isso.
Leia também:
- 9 Significados Evangélicos de Sonhar que Está Grávida
- O que significa quando alguém sonha que você está grávida?
- 5 Simpatias dos 3 Dentes de Alho Para Engravidar Agora
- Visitas Antes da Reencarnação: Os Filhos Escolhem os Pais?
Quanta abobrinha