O que significa sentir um zumbindo no ouvido no Espiritismo? Vamos mostrar 3 causas espirituais e a solução para esse problema! Porém, antes precisamos descartar algumas possibilidades que são físicas.
Por exemplo, este zumbindo pode ser resultado de um problema no ouvido, devido a uma infecção, ou acúmulo de cera, ou ainda um problema genético.
Aliás, devido ao grande numero de variações e tipos de sons, fica muito difícil identificar o que de fato esta acontecendo.
Podemos ouvir repetidamente:
- Sons como um apito;
- Um chiado muito forte;
- O som de uma cachoeira;
- Ter a sensação de ter uma panela de pressão ligada o tempo todo;
- Ou ainda o barulho do próprio coração nos ouvidos.
Além disso, podemos ouvir ainda alguns estalos ou cliques. Porém tudo isso é muito particular e poderíamos dizer que um zumbindo no ouvido é uma percepção auditiva fantasma, pois só que passa por ela, a sente.
Esta não é uma sensação das melhores. Esta condição incomoda muito e pode tirar uma pessoa do equilíbrio e causando algumas perturbações já que o ” barulho” é constante.
Por isso, se descartamos os problemas físicos, e ainda assim o zumbindo continuar, podemos sim associar a espiritualidade. Afinal a espiritualidade usa de vários meios para se comunicar ou para chamar a nossa atenção quando for preciso.
A mediunidade de clariaudiência, que é a mediunidade que permite ao médium ouvir a espiritualidade, pode dar início com zumbidos nos ouvidos, que só a pessoa ouve e percebe.
Mas, vejamos neste artigo o que pode causar este desconforto no ouvido, e porque eles acontecem.
O que significa o zumbido no ouvido, segundo o espiritismo?
Embora, todos nós sejamos médiuns em níveis diferentes de aprendizado, algumas pessoas vão usar sua mediunidade para ajudar outras pessoas, enquanto outras não têm esta “obrigação“, mas nem por isso deixam de ser médiuns.
Entretanto, para algumas pessoas as “manifestações” de mediunidade para o trabalho começam ainda muito cedo. Entre elas estão os zumbidos nos ouvidos!
Mas não apenas este tipo de manifestação pode se apresentar. Na verdade o médium terá “liberado” os órgãos que precisará para usar da melhor forma as suas faculdades.
Na espiritualidade
Quando usamos o termo espíritas estamos sempre nos referindo ao Espiritismo de Allan Kardec, este termo pertence a esta religião, onde a incorporação não é uma pratica constante.
Por isso, quando um aprendiz esta no início de seus estudos ele pode aflorar a mediunidade de audição ou clariaudiência, e com isso seus ouvidos serão ” testados” o tempo todo ou uma parte deste tempo.
Portanto, para estas pessoas passa ser normal, mas não confortável ouvir chiados, estalos, zumbidos, falas longe e ainda sem sentido, apenas um som de vozes, às vezes de mais de uma ao mesmo tempo, este é um exercício para saber diferenciar o que esta encarnado dos que estão desencarnados.
Aliás, qualquer início de mediunidade é confuso para o médium que inicia. Em alguns casos o processo nunca é absorvido como um todo, já que nunca deixamos de evoluir em todos os sentidos.
Na Umbanda
A Umbanda têm como mediunidade principal a incorporação e esta se dá de várias formas. Porém, acho muito importante registrar que nenhuma incorporação é igual a outra, mesmo quando estamos falando do mesmo médium.
Em outras palavras, um médium que incorpora Caboclo, Preto Velho e Exu por exemplo, terá a incorporação de forma diferente para cada uma das entidades, pois a vibração de cada uma delas é diferente.
Portanto, para alguns médiuns a sensação será de formigamento no topo da cabeça ou em outras partes do corpo. Já alguns vão sentir um tremor que pode iniciar nos pés ou nas mãos.
Ou seja, a sensibilidade do médium e a vibração da entidade será representada de uma forma única, no momento da incorporação.
Embora, como dito anteriormente a Umbanda trabalhe com a incorporação, existe sim outros tipos de mediunidade que vão aflorando com o passar do tempo, e ouvir a entidade é uma delas.
Por isso, pode acontecer que antes ou durante a incorporação o médium sinta um zumbido no ouvido, preparando assim o canal para a comunicação com as entidades de trabalho ou com qualquer outros espírito desencarnado e sofredor que veio buscar ajuda.
Na medicina
Na medicina poderemos ter vários fatores que levam uma pessoa a ouvir zumbidos, ou qualquer outro tipo de som.
Com o passar dos anos a audição, assim como todos os outros sentidos, torna-se falho e as pessoas começam a perder a sua capacidade de audição, e o início dessa perda pode começar com um zumbido, ou abafamento nos ouvidos.
Outras pessoas perdem a audição ainda mais cedo, devido algum tipo de lesão nos ouvidos, como uma doença infecciosa, um acidente, e passam a conviver com alguns sons que incomodam muito nos ouvidos.
Se for esse o caso, deve procurar a ajuda de um profissional. O zumbido não desaparecerá por completo, mas vai deixar de incomodar tanto.
Recomendamos
3 Causas espirituais de sentir zumbido no ouvido
Antes de mais nada, quero aqui reforçar o que venho falando em meus artigos sobre espiritualidade. Somos energia e estamos rodeados de energia o tempo todo. Estas energias produzem uma frequência que é perceptível de várias formas.
A mais comum de todas elas, é a sensação de esgotamento no corpo, como se algo ou alguém roubasse as nossas energias, e com isso nos sentimos fracos, e na maioria dos casos irritados.
Porém, existe uma percepção que vai além da energética em nossos corpos, podemos ouvir estas frequências de energia e elas podem ser sutis ou mais agressivas ou que vai depender de alguns fatores, ambientes, nível de aprendizado em que a pessoa se encontra e a necessidade.
1. Mediunidade
Poderíamos resumir todas as causas em apenas uma e esta seria a mediunidade.
Quando uma pessoa começa a ouvir uma frequência de sons além de todas as outras pessoas, é porque a sua mediunidade de clariaudiência esta sendo trabalhada e ” aberta” para futuros trabalhos.
Nem todo mundo tem esta capacidade, mas as que têm sente muito medo no início, por não saber o que esta acontecendo.
Existem pessoas que simplesmente pedem para acabar com essa capacidade. Isso é possível e pode mesmo funcionar!
2. Desenvolvimento espiritual
Um zumbido nos ouvidos pode indicar o início de um desenvolvimento espiritual, sem que este esteja ligado diretamente à alguma religião.
Algumas pessoas sonham, são intuídas, outras escrevem sem saber o porque estão escrevendo e outras são capazes de ouvir a espiritualidade com os ouvidos do corpo e não por intuição.
Portanto, este pode ser o primeiro sinal de desenvolvimento espiritual que será seguido de outros mecanismos e capacidades para se conectar com o mundo espiritual.
3. Percepção
Pode parecer repetitivo e acredito que em alguns momentos se tornará, porém quando começamos a perceber os sons da espiritualidade, ainda que sejam em um primeiro momento apenas um zumbido ou desconforto, é um sinal de que precisamos prestar atenção em tudo, principalmente no tom destas frequências.
A sensação pode ser boa ou não. Tudo vai depender da qualidade da mensagem, mas sobretudo da qualidade da sua percepção, de não deixar que a comunicação seja prejudicada por opiniões ou sentimentos próprios, este com certeza é um enorme exercício.
A diferença entre sentir o ouvido direito apitando e o esquerdo
Existe entre nós, os seres humanos, uma concepção que é cultural que tudo que vier do lado esquerdo é ruim e quando vem do lado direito são positivas.
Não saberia precisar exatamente quando isso começou, mas parece que tudo que é da esquerda é ruim, e isso não é uma verdade! Afinal o nosso coração esta do lado esquerdo do corpo, e este órgão simboliza o amor, o afeto, os sentimentos, mas enfim.
Eu poderia aqui seguir esta linha de pensamento já que é cultural, mas prefiro seguir com a minha verdade, lembrando sempre que a minha verdade pode não ser a sua.
Ouvido direito
Qualquer mensagem recebida pela espiritualidade é percebida da forma como precisa ser.
Quero dizer que quando precisamos ver alguma coisa, esta se desenha em nossas mentes. Quando precisamos ouvir, ouviremos por qualquer um dos ouvidos, no geral o que tem uma melhor capacidade de audição.
Assim sendo, se o seu ouvido do lado direito for o melhor, o que tem uma audição mais apurada a mensagem será percebida por este lado, e o lado não tem ou guarda nenhuma relação com a positividade ou negatividade da mensagem recebida.
Ouvido esquerdo
Apenas continuando, não existe um lado em que a mensagem ou o zumbido seja ruim, o esquerdo e direito. O ruim e bom é uma convenção dada por nós a tudo, sempre elegendo o lado esquerdo ruim.
Por isso, não se preocupe com qual lado você tem o zumbido ou recebe a mensagem! O importante é captar a mensagem de forma correta e saber o que fazer com aquelas informações ou percepções, independente do lado em que ela se manifesta.
Recomendamos
É normal sentir o ouvido zumbindo, no espiritismo?
Todos nós em algum momento de nossas vida teremos um zumbido nos ouvidos, sem que isso seja uma manifestação espiritual.
A mediunidade de clariaudiência, não é comum mas também não é considerada rara. Muitos médiuns são capazes de ouvir espíritos desencarnados e consequentemente os conselhos e orientações da espiritualidade.
Então, eu diria que é normal para quem esta em um processo de desenvolvimento mediúnico e tem esta capacidade, ouvir mais zumbidos ou sons que a maioria não consegue ouvir.
Muitas pessoas ocupadas com os afazeres do dia a dia e as necessidades “básicas” de sobrevivência, abrem mão da espiritualidade como se fosse realmente possível viver sem ela, e não dão a devida atenção aos indícios de uma mediunidade que precisa ser trabalhada.
Porém, para a nossa sorte a espiritualidade entende o momento de cada um de nós. Então, quando estivermos preparados para entender e atuar, o zumbido passará por chamamentos! Às vezes com frases completas e em outras com apenas uma ou duas palavras que vão servir de referencia para o que deve ser feito.
Como acabar com o zumbido nos ouvidos (é possível?)
Precisamos dividir esta pergunta em dois momentos, físico e espiritual.
Se o zumbido no ouvido é um problema físico como resultado de uma infecção, ou da perda de audição por idade ou por uma lesão , o médico deve ser procurado para saber se existe uma cura, ou tratamento para diminuir ou até mesmo acabar com este zumbido, que passa a ser um grande incomodo.
Porém se o zumbido for de ordem espiritual, podemos pensar em duas coisas, a primeira delas é trabalhar a nossa espiritualidade e mediunidade para que estes zumbidos se tornem menores e que sejam sempre um sinal de que a espiritualidade precisa se comunicar.
Existem situações em que a pessoa nasce com este dom! Porém, não o quer desenvolver e pede para a espiritualidade bloquear ou retirar esta capacidade. Então, como não somos obrigados a nada, o nosso pedido é atendido e o zumbido deixa de existir.
Portanto, em resposta a pergunta inicial se é possível acabar com estes zumbidos a resposta será depende como visto acima.
Conclusão
A mediunidade é para muitos um fardo, um peso, e para outros um sonho e desejo, vejo muito isso acontecer no terreiro de Umbanda em que eu trabalho.
Muitas pessoas gostariam de ser médiuns atuantes de incorporação e não são porque não faz parte da sua programação de vida, outros no entanto tem como missão e não querem atuar.
Somos na verdade insatisfeitos o tempo todo com o que temos e com o que gostaríamos de ter, e a espiritualidade entende perfeitamente este processo pelo qual passamos, principalmente sobre as nossas descobertas pessoais.
Por isso, se não estivermos prontos para assumir tamanha responsabilidade, não seremos obrigados a assumir! Porém, em um momento de nossas vidas, seja nessa ou nas próximas precisaremos cumprir com a nossa parte do acordo.
Estes dias em um trabalho de Exu, uma Pombo Gira da casa, a Senhora Maria Mulambo disse para quem estivesse ali para ouvir, que o nosso trabalho, o povo que veste branco e coloca o pé no chão, é de doar amor, fazer caridade e ajudar a todos que nos procuram, sejam eles merecedores ou não do que vieram buscar.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o zumbido no ouvido, no espiritismo, temos um vídeo que pode ajudar. Então, assista a ele mesmo abaixo:
Não podemos julgar o que eles merecem, pois não faz parte das nossas funções. Apenas ajudamos com amor e pedimos ao Pai Maior que aja de acordo com o merecimento de cada um, inclusive o nosso.
Leia também:
- Devo Tampar o Umbigo com Esparadrapo na Umbanda? 7 Razões!
- Sentir a presença de alguém enquanto dorme
- Arrepio na perna esquerda e direita: Qual o significado espiritual?
- Calafrios e arrepios no espiritismo: constantes e do nada
Comecei a me abrir mais para espiritualidade… depois disso comecei a certos momentos ter zumbido forte do nada…
Entrei na rede social de uma pessoa que me fez mal e na hora me deu zumbido muitooo forte do lado direito…
Esta acontecendo algumas vezes mas nos ultimos meses
Desde que comecei a conhecer melhor… precisava de ajuda…
Comecei a estudar participar do espiritismo há 12 anos mas já 3 comecei com esse barulho no ouvido mais a noite. Deu uma parada e agora voltou com tudo
Irritante. Coincidentemente não desenvolvi nada mediunicamente. Estou estacionada.
Eu comecei a ter esses zumbidos, quando decidi a buscar autoconhecimento e conhecimentos sobre espiritualidade e psiquê humana. Desde então, sempre tenho isso a noite e também ao acordar.
Eu sinto barulho no meu ouvido esquerdo parecendo um microfone e fiquei muito assustada Porque ontem foi nos dois ouvido. O que será? Era alguma mensagem que era para ser transmitida para mim Obrigada!
Boa noite, ah um ano e meio atraz sonhei com uma preta velha me benzendo com água e arruda, e após me benzer ela retirou uma guia do pescoço eh colocou no meu, senti uma paz tao grande q não sei explicar, passando alguns meses passei ah ouvir um zumbido como um apito nos ouvidos mais com frequência maior no esquerdo! Alguns meses depois sonhei com uma pombo gira, fui pesquisar na Internet eh me deparei com uma muito parecida com a do meu sonho, até o vestido era o mesmo Rosa Caveira! Precisei passar por uma consulta. Onde a pessoa me falou para tomar cuidado por que Preto Velho era muito protetor, mais algo falangeiro eh q o zumbido no ouvido era Exu oh povo da rua querendo se comunicar! Eh nunca pisei em um Terreiro mais des de que sonhei com a preta velha, comprei uma guia, firmei eh a uso como guia de proteção 🙏🏻