Domingo é Dia de Qual Orixá na Umbanda? Respondido!

Domingo é Dia de Qual Orixá na Umbanda?

Cada religião possui o seu próprio modo de analisar o mundo. Desse modo, cada uma das correntes religiosas encara as situações do dia a dia de maneira diferente. Neste caso, Domingo é dia de qual Orixá na Umbanda?

O certo é que há a necessidade de respeitar todas essas visões, que compõem um traço cultural importante. 

Uma das religiões mais populares do Brasil, por exemplo, é a Umbanda. Mas você sabe quais são os orixás que a Umbanda comemora no domingo? Sim, pois se trata de mais de uma entidade. 

Assim como os católicos dão muita importância ao domingo, esse dia também é visto de maneira diferenciada por quem está na Umbanda. Logo, é um momento interessante para fazer com que haja comemorações especiais a orixás específicos. 

Acompanhe a seguir um pouco mais sobre tudo isso e conheça mais sobre a cultura da Umbanda. Certamente há muito a aprender sobre essa religião tão rica em detalhes e espiritualidade.

Domingo é dia de qual orixá na Umbanda?

Nanã na Umbanda

Afinal, domingo é dia de qual orixá na Umbanda? Esse é um questionamento mais comum do que parece. Na Umbanda, cada dia da semana é destinado a um orixá distinto. 

Ou mesmo a mais de uma entidade. O certo é que essa divisão acontece de modo muito simplificado. O domingo, de modo específico, está relacionado aos orixás Nanã e Omulú. 

Essas são duas das entidades mais poderosas da Umbanda, embora algumas pessoas não as conheçam. Nanã é conhecida como uma entidade especial relacionada às origens do homem nesse mundo. 

Trata-se de um orixá do gênero feminino, dando destaque à sua grande relação com a água. Por mais que não seja a entidade protetora das águas, Nanã possui habilidade com essa parte do mundo. 

Logo, águas paradas, pântanos e locais desse tipo recebem a proteção de Nanã. Sua relação com o barro é algo diferenciado, fazendo questão de misturar águe e terra para criar o homem. 

Ademais, o outro orixá que recebe destaque no domingo é Omulú. Para a Umbanda, essa entidade consegue reunir todos os poderes de cura do mundo. 

Esse é considerado o orixá médico do universo, aquele capaz de acabar com as doenças e dores de todos. Por outro lado, esse orixá também possui em suas mãos o poder de amaldiçoar pessoas com doenças graves e perigosas. 

Sobretudo em se tratando de epidemias ou pandemias, Omulú tende a estar no centro desse processo. Assim, o domingo da Umbanda trata de ambos os orixás.

Domingo também é dia do Preto Velho?

Preto Velho na Umbanda
Preto Velha (Imagem de Terra)

Sim, domingo também é um dia de homenagens ao Preto Velho ou aos Pretos Velhos. Mas vale ressaltar que não se trata de um orixá e, sim, de uma linha de entidades.

Em todo caso, do domingo costuma haver menções ao Preto Velho. Esse é um símbolo muito poderoso para a Umbanda, na verdade.

Conheça a oração a Omulú

Omúlu possui o dom da cura. Na Umbanda, essa é a entidade ligada aos poderes de restauração da saúde. 

Trata-se de um orixá forte, capaz de acabar com as doenças ou dores de uma pessoa. Mas, ao mesmo tempo, é também uma entidade que pode amaldiçoar o mundo com doenças graves. 

Portanto, é muito importante prezar pela boa relação com Omulú. Diante de todo o seu poder, a oração a essa entidade acaba por pedir por mais saúde e qualidade de vida.

Um ponto da oração diz:

“Saravá Omulú, atotô, Meu Pai! Guia minha saúde e me dê forças para sair das enfermidades físicas e de espírito. Senhor da terra e da justiça, trazei alívio aos que vivem ao meu redor”.

Desse modo, esse é um pedido de coração, de corpo e alma, feito ao orixá. Por mais que não seja capaz de resumir todo o poder de Omulú, a coração ajuda a entender sua capacidade de proteção.

Em outro momento da prece, é possível ler:

“Meu Médico, que a tua cura seja superior e nos faça cessar o choro e o sofrimento”.

Logo, o cenário mostra que Omulú detém as doenças do mundo em suas mãos.

Conheça a oração a Nanã

A oração a Nanã é muito relacionada a pedidos por iluminação. Assim, a Umbanda acredita que essa entidade tem o poder de fazer com que as águas que movem a sua vida possam se tranquilizar. 

Desse modo, tudo ao seu redor poderá entrar em um caminho de positividade. Nanã tem o dom de ajudar as pessoas e está muito ligada às origens da humanidade nesse mundo

Como entidade do gênero feminino, naturalmente possui uma relação única com a proteção das pessoas. A oração para Nanã, desse modo, é muito bela. 

Uma parte dessa prece diz:

“Eu oro a Nanã e lhe sou grata pelas graças que me foram dadas. Guie e ilumine meu caminho, dê-me tranquilidade e proteja os que me cercam e os que estão comigo mesmo que em outro plano, na vida eterna”.

Já em outra parte da oração, é possível ver mais um pouco sobre o poder de Nanã para a Umbanda:

“Nanã, minha mãe, minha guia, criadora da vida, das águas tranquilas, da sabedoria, dê-me discernimento e justiça de coração em minha caminhada cheia de difíceis decisões”.

No fim das contas, fica clara a capacidade de proteção dessa entidade. Nanã possui grande relevância para a Umbanda.

O que é feito no domingo na Umbanda?

Oferenda de Domingo na Umbanda

Em geral, no domingo são realizados procedimentos importantes para a Umbanda. Em primeiro lugar, há a oferenda para os orixás do dia. Mas, além disso, ainda se realiza a cura de doenças e a limpeza de espíritos. 

É um dia mais voltado para a proteção das pessoas. Esse é um momento importante para a Umbanda, como é possível identificar.

Palavras Finais

O domingo é um dia importante para a Umbanda. É um momento de realizar procedimentos espirituais vitais para a saúde física e espiritual das pessoas.

Ademais, é um dia especial por conta das oferendas aos orixás Omulú e Nanã. Além, é claro, de homenagens aos Pretos Velhos.

Dessa maneira, vê-se que o domingo possui grande representatividade para quem acredita na Umbanda. Esse é um dia importante no calendário semanal da religião.

Leia também:

Jorge Silva
Jorge Silva é um apaixonado pela escrita e pelo mundo espiritual, pelo que dedica grande parte do seu tempo ao estudo e à divulgação das suas aprendizagens sobre o mundo espiritual no seu portal Luz dos Anjos.