7 Sinais de Sonambulismo no Espiritismo: É normal falar dormindo?

7 Sinais de Sonambulismo no Espiritismo: É normal falar dormindo?

O que é e quais são os sinais de sonambulismo de acordo com o Espiritismo? Será que é normal falar dormindo? Vou esclarecer todas essas dúvidas ao longo deste artigo. Então, continue lendo, acredite que não se vai arrepender!

Antes de mais nada, é preciso dizer que o sonambulismo é considerado um distúrbio do sono e que sua cura acontece com o passar do anos, sem que seja preciso realizar algum tipo de tratamento.

Porém, na visão espirita o sonambulismo é um dos tipos de mediunidade, onde o espírito se encontra totalmente livre e perceptivo das atuações do mundo espiritual.

Além disso, este espírito neste estado tem um amplitude maior de suas faculdades, pode se comunicar com outros espíritos, aprender ou ainda trabalhar na espiritualidade.

Porém, ao contrário do que se pode imaginar não existe nenhum tipo de incorporação, o espirito atuante é o da própria pessoa.

Ou seja, ninguém está falando pelo sonâmbulo e ele não esta fazendo nada a mando de outro espírito ou entidade. No sonambulismo é o próprio espírito da pessoa que esta atuando.

7 Sinais de sonambulismo no espiritismo

Sinais de sonambulismo no espiritismo

O sonambulismo tende a desaparecer quando se entra na fase adulta, durante a infância ele é mais notado.

Mas, isso não quer dizer que os adultos estão livres deste tipo de mediunidade e liberdade espiritual! Acontece apenas que o número de casos é menor, isso porque os adultos acabam encontrando seu caminho na espiritualidade ou na religiosidade.

1. Falar enquanto dorme

Este é um dos primeiros sinas de sonambulismo. A pessoa fala enquanto dorme como se estivesse em um diálogo. Porém, é incapaz de responder a perguntas feitas por alguém que esta acordado e do lado dela.

É, sem dúvida, um dos sinais mais simples de interpretar. Então, se tiver alguma dúvida na interpretação de algum sinal, recomendamos que comece por este.

2. Andar pela casa

O sonâmbulo anda pela casa, e às vezes até sai de casa sem que seja notado, e isso pode ser um problema muito serio, principalmente se a pessoa mora em andares mais altos de um prédio ou próximo a avenidas, rios.

É normal se fechar as portas e janelas do quarto durante a noite, isto para proteger essa pessoa. Porém, existem casos em que mesmo assim elas conseguem abrir. Procuram a chave, fazem força e por ai fora.

Então, é um sintoma um pouco preocupante.

3. Sentar na cama

Ainda dormindo a pessoa senta na cama, e pode começar a falar ou não, ela pode ficar ali sentada a noite toda se for o caso ou até que alguém a acorde.

Em alguns casos ela acorda e volta a se deitar, em outros ela deita sem acordar. Tudo depende de pessoa para pessoa. Então, não é certo em todos os casos.

4. Fazer xixi em locais errados

O sonâmbulo pode fazer xixi dentro de armários, ou nos cantos do quarto, se ele quiser fazer xixi fará onde estiver, sem saber que não esta no banheiro, ele não tem este entendimento.

É um sintoma também bastante comum. Pode ser um incômodo, mas a verdade é que não temos nada que podemos fazer para controlar isso.

5. Rir ou chorar

Este também é um sinal de sonambulismo, a pessoa começar a rir ou a chorar ainda com os olhos fechados e sem responder a qualquer questionamento do porque esta chorando ou do que esta rindo.

Se neste momento ela acordar, não se lembrará de nada.

6. Realizar algumas pequenas tarefas

Existem casos em que o sonâmbulo vai arrumar a casa, varrer o chão por exemplo, ou colocar uma roupa no varal, ou ainda lavar uma louça que ficou na pia.

7. Não se lembrar de nada

Não adianta perguntar no dia seguinte a um sonâmbulo o que ele fez, ou com quem ele estava falando ou ainda porque estava chorando ou sorrindo, ele não saberá responder a estas perguntas pois ele não se lembra de nada do que aconteceu.

Se você o acordar durante este momento em que ele ainda esta no estado de sonambulismo, ele não saberá responder, as ações e comportamentos são apagados por completo de sua mente.

Agora que terminamos com os sinais e sintomas de sonambulismo, no espiritismo, podemos avançar para outras questões importantes. Portanto, não abandone ainda o artigo, continue lendo abaixo.

É normal falar dormindo, segundo o espiritismo?

Falar dormindo no espiritismo

Se levarmos em conta que nos desprendemos do nosso corpo enquanto dormimos, e que ao se depreender encontramos com outros espíritos, eu diria que falar seria normal ou nada de tão anormal.

Mas é claro que isto assusta muito as pessoas que vivem junto com um sonâmbulo, pois podem acordar com ele falando do seu lado e isto assusta, mesmo sabendo da condição de sonambulismo.

Enquanto o corpo dorme o espírito contínua a sua evolução, livre do corpo ele pode perceber a atuação da espiritualidade ao seu redor e falar com alguns é normal.

Assim sendo, neste estado ele pode ainda rir ou chorar, pode gritar, pode pedir ajuda, tudo vai depender do que ele esta vivenciando neste momento.

Embora exista uma ” lenda” de que não se deve acordar um sonâmbulo, existem momentos em que quem estiver perto terá que acordá-lo.

Ou seja, não podemos deixá-lo gritando por muito tempo, ou chorando, ou ainda querendo sair de casa e ir para a rua, precisamos acordá-lo para a sua própria proteção.

Sonambulismo infantil segundo o espiritismo

Sonambulismo infantil

As crianças são as que mais sentem o sonambulismo, quando são bebês ainda e não sabem falar é natural que chorem ou sorriam enquanto dormem.

Afinal eles ainda são mais seres espirituais do que humanos, eles estão mais tempo em contato com a espiritualidade, eles conseguem ver ainda o mundo espiritual e este período dura mais ou menos 7 anos.

Entretanto, tem crianças que sofrem com este estado pois são perseguidas por desafetos do passado e acabam acordando assustadas e no geral chorando muito.

Apesar, de não se ter muito o que fazer os pais ou tutores desta criança deve acalma-la para que ela consiga dormir novamente.

Porém, não existe nenhuma garantia de que não ocorrerá outro episódio de sonambulismo.

Meu filho é sonâmbulo, e já esta na fase adulta, mas contínua a sentar na cama e conversar, rir, falar alto e às vezes se levanta da cama e anda pela casa.

Eu sou sonâmbula ainda falo dormindo, ainda sento na cama e só sei que isto acontece porque meu marido me conta no dia seguinte.

Porém, como eu trabalho com a minha mediunidade na Umbanda onde sou médium de incorporação, estes episódios de sonambulismo diminuiu muito.

Mas, não quero dizer com isto que todos que são sonâmbulos precisam trabalhar na Umbanda, foi apenas um exemplo da minha vivência.

E então, fui capaz de esclarecer todas as dúvidas que tinha em relação aos sinais de sonambulismo no espiritismo? Espero verdadeiramente que sim! Sei que pode ser um assunto complicado, mas tenho a certeza que vai conseguir compreender ele após a leitura deste artigo.

Então agora vocês já sabem, não precisa ter medo do sonambulismo, basta ter cuidado para que o sonâmbulo não se machuque enquanto “dormem”.

Leia também: